conecte-se conosco

Região Metropolitana

Coronavírus circula por 79% das cidades da Região Metropolitana de Curitiba

Publicado

O novo coronavírus já circula por quase todos os municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Um levantamento feito pelo Bem Paraná com base nos dados divulgados diariamente pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) mostra que 23 dos 29 municípios que compõem a RMC, o equivalente a 79,3% do total, já confirmaram casos de Covid-19, com a doença apresentando incidência de 23,47 casos para cada grupo de 100 mil habitantes.

O boletim mais recente da Sesa, divulgado na tarde de ontem, mostra que os municípios da RMC já registraram 858 casos de Covid-19, com a confirmação de 44 óbitos em seis cidades diferentes, o que significa que 20,7% dos municípios já tiveram alguma morte em decorrência do vírus.

Em números absolutos, Curitiba é a cidade mais afetada, com 582 pacientes contaminados e 31 mortes. A capital paranaense, vale lembrar, concentra quase 53% dos 3,66 milhões de habitantes da Grande Curitiba.

Se considerada a taxa de incidência por 100 mil habitantes, entretanto, a capital paranaense fica em quarto lugar, com 30,11, atrás dos municípios de Agudos do Sul (85,37), Quitandinha (42) e Balsa Nova (38,64). Os dois primeiros municípios já confirmaram oito casos da nova doença cada um, enquanto o último tem cinco registros. A taxa de incidência, portanto, fica elevada pelo fato dessas cidades apresentarem uma população muito pequena – 9.371, 19.049 e 12.941, respectivamente.

Leia mais:  Caso Daniel: Perícia diz que Cristiana Brittes apagou aplicativos de redes sociais após morte de jogador

Os municípios que ainda não confirmaram casos de Covid-19, por sua vez, são seis: Tunas do Paraná, Piên, Doutor Ulysses, Cerro Azul, Bocaiúva do Sul e Adrianópolis. Juntas, essas cidades somam uma população de 63.737 pessoas, o equivalente a apenas 1,74% de toda a população que vive na RMC.

Vírus está em todos os 75 bairros da Capital

Na última quarta-feira, a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba informou que todos os 75 bairros da capital paranaense já registraram casos de moradores infectados pela Covid-19. Se considerados os dados por regionais, Matriz e Santa Felicidade apresentam a maior taxa de incidência de moradores com casos confirmados.

Secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak disse, em live transmitida na página oficial da Prefeitura no Facebook, que o vírus chegou na cidade pela região central e foi se espalhando por todo o município.

“Isso quer dizer que já estamos com o vírus espalhado por todos os cantos e que ele é democrático, não escolhe idade, classe social, muito menos bairro”, alerta a especialista. “Do ponto de vista dos cuidados, as recomendações são as mesmas para todos, e muito especialmente para os grupos de risco. É isolamento social, uso de máscaras, higiene e nada de aglomeração” .

Leia mais:  Homem com arma ilegal acaba morto a tiros na Grande Curitiba

A regional Matriz é a que apresenta maior número de casos (189) e também a maior taxa de incidência (105,6 registros para cada grupo de 100 mil habitantes) da doença. Na sequência aparece Santa Felicidade, com 100 casos e taxa de 64,3. Na outra ponta, a regional do Tatuquara é a menos impactada até aqui – 9 casos e taxa de 10,5.

Comentários Facebook

Região Metropolitana

Setran alerta para site que promove leilões de veículos de forma ilegal

Publicado

A Setran (Superintendência de Trânsito) denunciou na Polícia Civil um site falso de leilões de veículos. A plataforma usa dados falsos e ainda afirma ter a chance do órgão municipal.

O site falso (setranleiloes.com/br/) apresenta telefones e e-mails inverídicos e se intitula como o site oficial dos leilões de veículos da Setran.

As informações e indicações dos leilões promovidos pela Setran são publicados sempre no site (https://transito.curitiba.pr.gov.br/patio/leilao-eletronico-de-veiculos/52).

Vale lembrar que todos os domínios de secretarias e órgãos da Prefeitura de Curitiba tem sempre a extensão (curitiba.pr.gov.br) dentro do endereço eletrônico.

O boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Civil nesta quarta-feira (6), mas o site falso de leilões segue ativo normalmente.

Comentários Facebook
Leia mais:  Polícia Civil prende grupo na RMC que tem líder preso em penitenciária de Cascavel
Continue lendo

Mais Lidas da Semana