Paraná
Comboio da Saúde atende 58 pessoas com cirurgias de catarata em Londrina
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), promoveu neste sábado (2), em Londrina, na região Norte, um mutirão de cirurgias de catarata para 58 pessoas. Chamado Comboio da Saúde, o mutirão tem o objetivo de acelerar os procedimentos de oftalmologia e reforçar o atendimento regionalizado e descentralizado em todo o Paraná.
Os pacientes são de toda a 17ª Regional de Saúde e as cirurgias acontecem em parceria com o Hoftalon – Hospital de Olhos, unidade de referência em Londrina para procedimentos oftalmológicos.
A ação permite diminuir o tempo da fila de espera e garantir mais qualidade de vida para as pessoas que precisam fazer a cirurgia. A estratégia segue orientação do governador Ratinho Junior e busca aproximar o atendimento do cidadão.
Com investimento de R$ 10,3 milhões, o Comboio da Saúde foi lançado em maio do ano passado e, até o momento, mais de 12,5 mil pessoas foram atendidas em municípios estratégicos, que abrangem as 22 Regionais de Saúde. Foram realizadas mais de 8,5 mil cirurgias. O Comboio é uma iniciativa à parte do programa Opera Paraná, que já garantiu R$ 150 milhões do Tesouro do Estado para realização de cirurgias eletivas.
Hospital Regional de Telêmaco Borba recebe dez novos leitos para atendimento neonatal
Maria Aparecida Fonseca Nunes, de 62 anos, foi de Rio Branco de Ivaí a Londrina para realizar o procedimento de catarata. “Há muito tempo venho usando óculos, mas mesmo assim minha visão vinha piorando. Após uma consulta, descobri que o problema era catarata. Estou muito contente, pois é uma cirurgia importante, que faz muita diferença e que é gratuita. O atendimento tem sido excelente”, comentou.
Benedito Natel, 72 anos, morador de São João do Ivaí, mostrou grande entusiasmo com a operação. “A visão é tudo para a gente”, disse ele, destacando o trabalho da equipe pela organização do atendimento. “Estou ansioso para enxergar bem novamente”, disse o paciente.
Fonte: Governo PR
Paraná
A partir de ação ajuizada pelo MPPR, Judiciário determina que prefeito de Nova Londrina deixa de usar suas redes sociais para promoção pessoal
A partir de ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Paraná, o Judiciário determinou liminarmente que o prefeito de Nova Londrina, no Noroeste do estado, deixe de publicar em suas redes sociais vídeos, fotos ou quaisquer outros conteúdos com finalidade de promoção pessoal e com evidente caráter eleitoral. Apuração da Promotoria de Justiça da Comarca demonstrou que o atual chefe do Executivo tem utilizado meios e recursos custeados pelo erário para sua autopromoção, em evidente desvio de finalidade administrativa e em afronta ao princípio constitucional da impessoalidade.
Áudio da promotora de Justiça Marina Campos Corrêa
Análise feita pela Promotoria de Justiça identificou nos perfis em redes sociais do gestor público centenas de publicações em que ele realiza promoção pessoal com conteúdos relacionados a diversas benfeitorias recebidas pelo Município, como ambulância para o Samu, agasalhos para a rede de ensino, recursos para a saúde e até mesmo a inauguração de nova sede do Batalhão da Polícia Militar no município. Em todas as publicações, o prefeito utiliza sua marca d´água e slogan de campanha nas mensagens e vincula sua imagem a obras, entregas e ações da Administração Municipal.
No mérito da ação civil, o MPPR requer que o agente público seja condenado às sanções previstas da Lei de Improbidade Administrativa, entre elas a proibição de contratar com o poder público e o pagamento de multa.
Processo 0002576-96.2025.8.16.0121
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4264
Fonte: Ministério Público PR
-
Agro7 dias agoProdução recorde de açúcar no Brasil pressiona preços internacionais, apesar de leve alta nas bolsas
-
Brasil7 dias agoComitê do Navegue Simples apresenta cronograma de reuniões para 2026
-
Paraná7 dias agoForça-tarefa contra escorpiões mantém mobilização e leva orientação às escolas
-
Educação7 dias agoGoverno do Brasil institui Sistema Nacional de Educação
-
Entretenimento7 dias agoMari Marquini usa fantasia com 11 kg de cristais: ‘Musa da Colorado do Brás
-
Agro7 dias agoColheita de trigo avança lentamente no Sul do Brasil, mas preços seguem estáveis
-
Agro7 dias agoProdução de açúcar do Centro-Sul sobe 1,25% em outubro, mas usinas reduzem foco no adoçante
-
Educação7 dias agoEnem 2025: confira o passo a passo para visualizar o local de prova
