Paraná
Com uma das melhores ondas longas do País, Matinhos atrai surfistas e turistas
Com a “melhor onda de direita do Brasil”, o Pico de Matinhos chama a atenção dos moradores há tempos, e agora está ganhando coro entre turistas. Muitos atletas com destaque em campeonatos nacionais e mundiais de surfe se formaram no litoral paranaense, como Jihad Khodr e Bruna Schmitz, mas o local também é uma ótima opção para quem procura uma temporada de lazer dentro da água.
Jorge Polvilho pratica o esporte há mais de 30 anos e atualmente trabalha em uma escola de surfe localizada no Pico de Matinhos. “O pessoal procura muito aqui por ser uma onda longa que permite fazer vários tipos de manobra numa onda só”, conta. Ele afirma que nunca teve tanta demanda com a revitalização da orla. No ano passado, o projeto atingiu o limite de 480 vagas, inclusive com fila de espera. Neste ano, o projeto abre as inscrições no mês que vem.
Felipe Gerol é veterano do Litoral e faz o percurso de Paranaguá a Matinhos para surfar sempre que pode. “Eu já surfei em vários balneários, mas venho surfar aqui é o melhor lugar, em questão de onda e também para não quebrar a correnteza”, disse.
Alexandra Bergamaschi é outra veterana local. Ela explica que antes as ondas eram mais longas, porém menos constantes. “Antes tinha onda em um dia e ficava uma semana sem, agora quase todo dia tá dando onda”, disse.
Além da melhoria no Pico, nesta temporada, com as obras de revitalização da Orla de Matinhos na reta final, a cidade que já era conhecida no mundo do surfe por ter a maior e mais extensa direita (percurso da onda) ganhou pelo menos outros três pontos para a prática do esporte: na Barrinha, próximo à desembocadura do Rio Matinhos, e nos balneários Riviera e Flórida. Esse diferencial tem atraído cada vez mais interessados na prática do esporte.
Morador de Ponta Grossa, Tiago Cesco já ouvia falar das ondas de Matinhos para a prática do esporte e decidiu, durante suas férias, aprender a surfar. “Pelo que conversei com os moradores daqui da cidade, o mar ficou com ondas mais constantes e mais dinâmicas após as obras que realizaram no local”, disse. “A praia ficou com uma extensão bacana na faixa de areia para curtir a praia. O turista tem mais espaço e mais mobilidade. Gostei bastante do mar, das ondas, e a praia está maravilhosa”.
A revitalização da Orla de Matinhos recebeu investimento de R$ 314,9 milhões por parte do Governo do Estado. As ondas diferenciadas se devem ao engordamento da faixa de areia da praia e a construção das estruturas marítimas (dois guias-correntes, dois headlands e um espigão).
O secretário do Turismo do Paraná, Márcio Nunes, lembra que essa é uma obra prometida há décadas e que agora saiu do papel para atender cada vez mais os turistas e veranistas. “Com uma visão de longo prazo, o governador Ratinho Junior entendeu que essa obra é muito importante. Hoje o turista vê uma praia limpa, engordada, e uma condição de banho muito melhor”, afirmou.
VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.
Fonte: Governo PR
Paraná
Gerente de Recursos Hídricos da Sanepar vence Prêmio Mulher InspirAÇÃO 2026 do Senge-PR
A gerente de Recursos Hídricos da Sanepar, Ester Amelia Assis Mendes, conquistou o Prêmio Mulher Inspiração 2026, promovido pelo Sindicato dos Engenheiros do Paraná (Senge-PR). O prêmio foi entregue na sede da entidade, terça-feira (23), durante uma cerimônia para celebrar o Dia Internacional das Mulheres na Engenharia. A premiação entregue para Ester tem foco na promoção da equidade de gênero e valorização das mulheres na profissão.
Para Ester, ser escolhida como Mulher Inspiração é motivo de celebração e reflexão. “Com mais de 30 anos no exercício da profissão de geóloga, esse é um momento único de grande emoção e profunda gratidão. A premiação é uma resposta institucional à urgência da equidade de gênero e ao reconhecimento de trajetórias que transformam a sociedade e fortalecem o setor técnico”, afirmou a gerente da Sanepar.
30 ANOS DE EXPERIÊNCIA – Ester é geóloga e especialista em geoprocessamento, com mais de 30 anos de experiência em recursos hídricos, atuando na integração da gestão ambiental, recursos hídricos e saúde. Trabalha para a segurança da água focada na rastreabilidade, inovação, eficiência operacional e articulação interinstitucional, unindo sustentabilidade e visão corporativa para agregar valor aos negócios e à sociedade.
Profissional de Gestão de Riscos em Mananciais de Abastecimento Público da Sanepar, lidera atualmente a implementação da estratégia do Plano de Segurança da Água com o Programa Água Segura nos 344 municípios atendidos pela Companhia. Em 2022 recebeu o prêmio Ecologia e Ambientalismo da Câmara Municipal de Curitiba pelo destaque alcançado através de ações em defesa da natureza, do meio ambiente e dos interesses ecológicos.
OUTRO TROFÉU – Além do Prêmio Mulher Inspiração, Ester também concorre, neste ano, ao 5º Prêmio Engenheira Enedina Alves Marques, promovido pelo Conselho de Mulheres do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR).
Assim como no caso do Senge-PR, o prêmio busca reconhecer profissionais com trajetórias de destaque nas Engenharias, Agronomia e Geociências. O troféu leva o nome da primeira mulher formada em Engenharia Civil no Paraná, em 1945, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Paraná, e que se tornou a primeira Engenheira Civil negra do Brasil. As vencedoras serão conhecidas no dia 6 de julho.
Fonte: Governo PR
-
Paraná5 dias agoCerimônia marca a posse de Simone Maria Tavarnaro Pereira e Roberto Ouriques como Procuradores de Justiça
-
Esportes7 dias agoGana vence Panamá na estreia e assume vice-liderança do Grupo L
-
Esportes7 dias agoColômbia vence Uzbequistão e assume a ponta do Grupo K na Copa do Mundo
-
Esportes7 dias agoInglaterra vence Croácia em estreia movimentada na Copa do Mundo
-
Agro7 dias ago
Ureia despenca mais de 40% e fertilizantes voltam ao nível pré-crise com avanço de acordo entre EUA e Irã
-
Educação5 dias agoPND poderá ser usada em seleções de 2.031 redes de ensino
-
Brasil7 dias agoDefensoras Populares chega ao Espírito Santo e amplia acesso à Justiça para mulheres
-
Educação6 dias agoMEC realiza oficina sobre metas do PNE para educação infantil
