conecte-se conosco

Geral

Campanha de vacinação contra a gripe é retomada em Ivaiporã

Publicado

A Prefeitura de Ivaiporã retomou a campanha de vacinação contra a gripe nesta quarta-feira (01).  O lote recebido de 2.080 vacinas está à disposição da população no Centro Municipal de Saúde (CMS). Além do Posto de Vacinação montado em espaço aberto, a vacina também é aplicada, especialmente para os idosos que têm dificuldades de locomoção, em serviço “drive thru” (sem sair do carro), em frente ao CMS, na Av. Souza Naves.

Na segunda-feira (23), quando teve início da campanha nacional, o primeiro lote de  2.080 doses designadas para os idosos acabaram no primeiro dia. Também foi recebido 1.000 doses para aplicação nos profissionais de saúde. Na época, conforme informações do Departamento Municipal de Saúde foram imunizados 37% dos idosos que no município chega a aproximadamente 4.5 mil pessoas, e 80% dos profissionais de saúde de um total de 1.1 mil pessoas.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Nilza Fernandes, acredita que a maioria das pessoas do grupo prioritário serão vacinados nesta semana. “Será possível chegar a uns 80% dos idosos, mas nós ainda temos uma lote de doses para receber e deveremos alcançar a meta  no município até a próxima semana”.

Leia mais:  Entrada de dólares supera saída em US$ 3,7 bilhões em junho

A imunização contra a gripe é considerada fundamental neste momento para que não ocorra sobrecarga na rede atendimento com casos de pacientes com infecção por Influenza e para facilitar o diagnóstico da Covid-19.

A etapa seguinte da campanha terá início no dia 16 de abril com objetivo de vacinar doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento.

A última fase, que começa no dia 9 de maio, priorizará crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Comentários Facebook

Geral

Eleições 2022: Ratinho Junior anuncia primeiras mudanças no secretariado

Publicado

Arquivo/Rodrigo Félix Leal/AEn

O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), anunciou nesta quarta-feira (12) as primeiras mudanças no secretariado de olho nas Eleições de 2022. As trocas serão efetivadas na próxima segunda-feira (17).

O atual secretário-chefe da Casa Civil, Guto Silva (PSD), deixará o cargo para retomar o mandato como deputado estadual. Ele deve se lançar candidato à reeleição, ou concorrer à Câmara dos Deputados ou Senado Federal.

O posto dele será ocupado pelo atual secretário João Carlos Ortega, que chefiava a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas. A pasta agora será conduzida pelo ex-prefeito de Pato Branco Augustinho Zucchi (Podemos).

Outra mudança é na Chefia de Gabinete, que passará a ser conduzida pelo ex-presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) Darlan Scalco (PSDB). O atual chefe, Daniel Villas Bôas, assume a Superintendência de Relações Institucionais.

Sem mencionar as Eleições 2022, o governador Ratinho Junior afirmou que o objetivo das mudanças é reforçar o atendimento aos municípios e fortalecer o diálogo com o terceiro setor, o empresariado e com os outros órgãos.

Leia mais:  Ferroviário que trocava de turno a cada quatro meses tem direito a jornada de seis horas

“Tenho plena confiança em cada pessoa que assume esses cargos. Fizeram excelentes trabalhos em seus postos anteriores”, disse ele, por meio da Agência Estadual de Notícias.

Outras mudanças são esperadas nas próximas semanas. O prazo limite para que os futuros candidatos às Eleições 2022 se afastem de cargos públicos é dia 1º de abril, seis meses antes do pleito.

Na lista de futuros candidatos estão os também secretários estaduais Ney Leprevost (Justiça e Família), Sandro Alex (Infraestrutura e Logística) e Beto Preto (Saúde).

 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana