Paraná
Balé Teatro Guaíra se aproxima do público com espetáculo “Contraponto”
O universo interior é o elo entre as duas coreografias de “Contraponto”, o novo espetáculo do Balé Teatro Guaíra que estreia nesta quinta-feira (24) e segue até domingo (27). As apresentações acontecem no auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) para garantir a intimidade com o público em uma produção carregada de sentimentos, lágrimas e suor.
A dança se une a outras artes, como o circo e o teatro de bonecos na coreografia Anima – imensidão adentro. “Tudo é feito de contraponto. Não conseguimos pensar na luz se não encontrarmos a escuridão. Nós saímos do Guairão e viemos ao Guairinha em busca de maior proximidade com o público. A plateia vai sentir a dança, sentir os nuances, o olhar de ajuda entre os bailarinos”, destaca o bailarino Rene Sato, que interage com um boneco gigante e articulado no espetáculo.
“Nossa competência é ir além do palco e contribuir com a evolução da companhia e do artista em si. ‘Contraponto’ é um marco no processo artístico do balé a partir de um novo pensamento, um novo jeito de fazer”, afirma o diretor-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra, Cleverson Cavalheiro.
Terceira companhia de dança mais antiga do Brasil, o Balé Teatro Guaíra, ao longo de mais de 50 anos, apresentou cerca de 150 coreografias, incluindo grandes sucessos de público e crítica como “O Grande Circo Místico”, “Lendas do Iguaçu”, “O Segundo Sopro”, “O Lago dos Cisnes” e “Lendas Brasileiras”. O trabalho contemporâneo inédito destaca a evolução do corpo artístico mantido pelo Governo do Estado.
Trazer novas ideias, novas referências de linguagem e diferentes coreógrafos são eixos seguidos desde a retomada dos trabalhos presenciais do corpo artístico no pós-pandemia. Em um ano e meio, já são sete espetáculos diferentes em cartaz, entre inéditos e remodelados. As criações envolvem seis coreógrafos convidados, além do diretor da companhia, Luiz Fernando Bongiovanni, que conduziu “Romeu e Julieta”, a última montagem apresentada ao público no maior auditório do Teatro Guaíra, junto à Orquestra Sinfônica do Paraná.
NO PALCO – Para “Contraponto”, dois grandes nomes da dança do Brasil e do Exterior foram chamados. Com bonecos que ganham vida, corpos que se penduram e são elevados, a coreografia que abre o espetáculo foi construída por Alan Keller, artista da dança premiado dentro e fora do país e reconhecido, em 2022, como o melhor coreógrafo de Festival de Joinville (SC).
Esta é a primeira vez que Keller trabalha com o Balé Teatro Guaíra. “Estar aqui é estar mais próximo do que acredito, de uma arte bem-feita, que é responsável, que produz lindos espetáculos, me senti como parte da família”, diz.
Os artistas Nickolle Abreu e Pedro Mello, do Circocan – International School of Circus de Florianópolis, e o bonequeiro Eduardo Santos, de Curitiba, formam a equipe de preparação corporal e animação de bonecos. A trilha sonora original é composta pelo paranaense Gilson Fukushima e ressalta a diversidade musical brasileira, resgatando sonoridades afetivas, e trazendo a obra “Gita”, de Raul Seixas, como referência à proposta coreográfica.
A apresentação Castelo, que fecha as cortinas, é de Alessandro Pereira, brasileiro que vive na Dinamarca, condecorado pela rainha do país em reconhecimento ao seu trabalho para a dança, e premiado em importantes competições coreográficas, como na Alemanha e no Canadá. “Foi amor à primeira vista”, define sobre a experiência de trabalhar com a companhia.
- Estado abre inscrições a vagas remanescentes para residência técnica em Gestão Cultural
-
Museu Casa Alfredo Andersen anuncia novo residente artístico: João Paulo de Carvalho
A coreografia é sobre de uma luta interna, de sobrevivência, que vem do amor e do desespero, de um passado. “Minhas referências vêm do que acontece na rua, com a mulher, as tribos indígenas, os negros. Mas não é triste, vem de um passado, mas é a construção para o dia de amanhã, para uma nova geração”, conta o coreógrafo.
Sobre o processo criativo, Alessandro diz que “primeiro vem o sentimento, depois o passo de dança”. Para a trilha sonora dessa luta, o artista Andreas Bernitt foi o escolhido e criou uma paisagem sonora que faz o público mergulhar em grandes emoções. “Espero que todos estejam abertos e vulneráveis aos sentimentos que os bailarinos vão dar”, convida.
Serviço:
“Contraponto”
Apresentação: 24, 25 e 26/08 (quinta, sexta e sábado), às 20h30; 27 (domingo), às 18h
Local: Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha)
Tempo de duração do espetáculo: aproximadamente uma hora e trinta minutos
Classificação: 12 anos
Especificação do espetáculo: Balé contemporâneo
Ingresso: R$ 20,00 (vinte reais), com meia-entrada, conforme legislação – lugares livres
Ingressos: bilheteria do Teatro Guaíra e no site DeuBalada.com
Fonte: Governo PR
Paraná
Paraná tem a melhor taxa de frequência escolar do ensino médio do Brasil
O Paraná alcançou a maior taxa de frequência escolar líquida do Brasil no ensino médio em 2025, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua Educação, divulgados sexta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O indicador mede o percentual de estudantes que frequentam a etapa de ensino adequada para a própria idade, uma das principais referências para avaliar o acesso, a permanência e a progressão escolar.
No ensino médio, a taxa paranaense saltou de 78,7% em 2024 para 86,6% em 2025, crescimento de 7,9 pontos percentuais em apenas um ano. O resultado colocou o Estado na liderança do ranking nacional, superando a média brasileira, de 80,6%. Em 2024, o Paraná ocupava a sétima colocação entre as unidades da federação.
“Nosso objetivo é garantir que o estudante permaneça na escola, aprenda mais e tenha condições de construir um futuro melhor. Por isso investimos em alimentação escolar de qualidade, em escolas mais modernas e confortáveis, em tecnologia, material pedagógico e na melhoria dos ambientes de aprendizagem. O resultado aparece em indicadores como esse, que mostram mais jovens avançando regularmente em sua trajetória educacional”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior.
“Esse avanço acompanha outros resultados importantes da educação paranaense nos últimos anos. O Paraná assumiu a liderança nacional no IDEB após sair da sétima colocação, ampliou a oferta de ensino integral e investiu fortemente na modernização das escolas. São indicadores que mostram que estamos criando as condições necessárias para que os estudantes permaneçam na escola, aprendam mais e tenham mais oportunidades no futuro”, acrescentou.
- Paraná chega a 1,8 milhão de adultos com ensino superior completo e amplia escolaridade da população
ENSINO FUNDAMENTAL – O avanço também foi registrado nos anos finais do ensino fundamental, etapa que atende estudantes de 11 a 14 anos e que, no Paraná, tem a gestão do Governo do Estado nas escolas públicas.
Neste segmento, a taxa de frequência escolar líquida do Paraná passou de 88,5% para 90,7% entre 2024 e 2025, aumento de 2,2 pontos percentuais. Com o resultado, o Estado avançou da 14ª para a 8ª colocação nacional e ultrapassou a média brasileira, que ficou em 90,1%.
Os dados indicam que um número cada vez maior de estudantes está frequentando a série adequada para sua idade, reduzindo situações de atraso escolar e fortalecendo as condições para a aprendizagem ao longo da trajetória educacional.
PERMANÊNCIA ESCOLAR – A taxa de frequência escolar líquida mede o percentual de estudantes matriculados e frequentando a etapa de ensino adequada para a própria idade. Por isso, é considerada um dos principais indicadores da capacidade do sistema educacional de garantir acesso à escola, permanência dos alunos e progressão regular ao longo da educação básica.
Quando os estudantes frequentam as séries compatíveis com sua idade, aumentam as chances de aprendizagem adequada, conclusão dos estudos e continuidade da formação profissional e universitária. O indicador também está relacionado à redução da evasão escolar, da defasagem idade-série e do abandono dos estudos.
Paraná reduz taxa de analfabetismo para 3,3% e reforça trajetória de queda iniciada em 2019
INCENTIVOS DO ESTADO – O avanço da frequência escolar ocorre em paralelo a uma série de políticas públicas implementadas pelo Governo do Estado para melhorar as condições de permanência dos estudantes nas escolas.
Uma das iniciativas é o programa Mais Merenda, que ampliou a oferta de alimentação escolar na rede estadual, garantindo três refeições por turno aos estudantes. Além do aumento da quantidade de refeições servidas, a iniciativa promoveu melhorias no valor nutricional dos cardápios, com ampliação da oferta de proteínas, inclusão de novos alimentos e acompanhamento permanente de nutricionistas responsáveis pela elaboração das refeições.
Desde 2019, o Governo do Estado investiu cerca de R$ 2,8 bilhões na alimentação escolar, diversificando os cardápios e ampliando a qualidade nutricional das refeições oferecidas aos estudantes da rede estadual. A iniciativa contribui para a permanência dos alunos no ambiente escolar e reduz fatores associados à evasão e ao abandono.
Outra frente importante foi a expansão da educação em tempo integral, que saltou de 73 escolas para mais de 400 unidades em sete anos, ampliando significativamente o número de estudantes atendidos em todas as regiões do Estado. O modelo amplia a permanência dos alunos no ambiente escolar, com jornada estendida, reforço pedagógico e atividades complementares nas áreas de esporte, cultura, tecnologia e formação cidadã.
AMBIENTE ESCOLAR – Nos últimos anos, o Governo do Estado também ampliou investimentos em reformas e construção de escolas, substituição de estruturas antigas de madeira, climatização das salas de aula, modernização de laboratórios e aquisição de novos mobiliários. Somente entre 2019 e 2026, foram investidos R$ 525,7 milhões na compra de mais de 665 mil itens de mobiliário para as escolas estaduais, incluindo carteiras, cadeiras, mesas, armários, estantes e equipamentos utilizados em salas de aula, bibliotecas, laboratórios e espaços administrativos.
As ações também incluem a instalação de milhares de aparelhos de ar-condicionado, melhorias estruturais e a modernização dos ambientes de aprendizagem, tornando as escolas mais confortáveis e adequadas para estudantes e professores.
“Quando o aluno encontra uma escola segura, bem equipada e com estrutura adequada, ele permanece mais tempo estudando e consegue desenvolver melhor seu potencial. O resultado aparece em indicadores como esse, que mostram mais jovens avançando regularmente em sua trajetória educacional”, avaliou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.
Fonte: Governo PR
-
Entretenimento7 dias agoAndréa Sorvetão investe em estética após perder 20 quilos e mudar estilo de vida
-
Paraná5 dias agoMPPR empossa dois Procuradores de Justiça nesta sexta-feira (19)
-
Agro7 dias agoBrasil, Guiana e IICA fortalecem cooperação regional no Caribe
-
Esportes7 dias agoEspanha decepciona em estreia e para no goleiro de Cabo Verde
-
Agro6 dias agoBrasil amplia promoção do agronegócio durante a África Food Show 2026
-
Paraná7 dias agoEstado firma acordo e novo Viaduto do Orleans será construído pela Ecorodovias
-
Esportes6 dias agoIrã e Nova Zelândia fazem jogo movimentado e empatam por 2 a 2
-
Economia7 dias agoMDIC divulga seleção do InovAtiva de Impacto 2026
