Paraná
Atenção às mulheres: Paraná Rosa em Ação chega a Quedas do Iguaçu na sexta e no sábado
Durante o mês de outubro, o Paraná em Ação, programa do Governo do Estado realizado pela Secretaria da Justiça e Cidadania, adere ao movimento internacional de mobilização contra o câncer de mama e ganha o rosa no nome e nas cores de divulgação. Serão duas edições do Paraná Rosa em Ação, nos municípios de Quedas do Iguaçu e de Irati, com diversos serviços essenciais oferecidos gratuitamente à população, especialmente para as mulheres.
O primeiro evento do Paraná Rosa em Ação, em Quedas do Iguaçu, acontecerá na sexta e no sábado (10 e 11), das 9h às 17h, no Centro de Cultura, localizado na Avenida Tarumã, 1880. O encontro será realizado em parceria com a prefeitura e com o Programa Justiça no Bairro, do Tribunal de Justiça do Paraná. Nos dois dias, servidores de diferentes órgãos atenderão a população com serviços de saúde, cidadania e bem-estar.
“O Paraná Rosa em Ação representa o que há de mais bonito na nossa missão: cuidar das pessoas com amor e presença”, diz a primeira-dama do Estado, Luciana Saito Massa, idealizadora da campanha Paraná Rosa, que em 2025 conta com um conjunto de ações de conscientização, prevenção e cuidado da saúde das mulheres de todo o Estado.
“É um mês em que reforçamos a importância da prevenção, do autocuidado e da atenção à saúde da mulher, mas também de olharmos umas pelas outras. Quando o Governo do Estado leva esses serviços até as cidades, levamos mais do que atendimentos, levamos acolhimento, escuta e esperança. Cada mulher que é atendida, orientada ou simplesmente acolhida, é um lembrete de que o cuidado transforma vidas”, afirma Luciana.
O secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Valdemar Jorge, convida a população a participar e lembra a importância das ações de prevenção. “Neste mês de outubro o Paraná em Ação se une ao esforço de cuidar da saúde das mulheres. Na correria diária, elas cuidam de tantas pessoas e acabam esquecendo de si próprias. Nesse mutirão de serviços, os atendimentos serão dedicados especialmente a elas”, comenta.
Entre os serviços de saúde que serão oferecidos estão agendamento de mamografia, aferição de pressão arterial e glicemia, atualização de cadastro, vacinação, orientações sobre combate ao mosquito da Dengue e atendimentos de fisioterapeutas, com avaliação postural, demonstração de exercícios e orientações diversas.
“O Paraná Rosa em Ação, com o Justiça no Bairro, vem para cuidar das pessoas, oferecendo serviços importantes e aproximando ainda mais a população. Nosso maior sonho sempre foi cuidar das mulheres, das crianças e das famílias de Quedas. E esse evento representa exatamente esse caminho”, diz a primeira-dama de Quedas do Iguaçu, Manu Tensini de Moura.
O cidadão deve levar algum documento de identificação para facilitar o atendimento. Na feira de serviços será possível tirar ou atualizar documentos, como a Carteira de Identidade Nacional (CIN), título de eleitor e carteiras do autista e do idoso, além de regularização migratória. Também serão disponibilizadas consultas de vagas e encaminhamentos para empregos, além de serviços da Defensoria Pública e de assistência social. Outras ações incluem cadastro habitacional, teste de DNA e divórcio consensual, além de serviços da Sanepar, da Copel e do Detran.
Outra edição do Paraná Rosa em Ação está agendada para o município de Irati, nos dias 30 e 31. Os atendimentos também serão das 9h às 17h, no Pavilhão João Wasilewski – Parque Aquático, na Rua Expedicionário José de Lima s/n°.
Serviço:
Paraná Rosa em Ação – Quedas do Iguaçu
Data: sexta-feira e sábado (10 e 11/10)
Horário: 9h às 17h
Local: Centro de Cultura – Avenida Tarumã, 1880
Irati
Data: 30 e 31/10
Horário: 9h às 17h
Local: Pavilhão João Wasilewski – Parque aquático
Fonte: Governo PR
Paraná
MPPR deflagra a segunda fase da Operação Homens de Bem, que investiga suposta fraude em licitações de pavimentação asfáltica em Pato Branco
O Ministério Público do Paraná, por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Pato Branco, no Sudoeste do estado, deflagrou nesta quinta-feira, 27 de agosto, a segunda fase da Operação Homens de Bem, que investiga um grupo econômico suspeito de fraudar licitações do Município para execução de obras de pavimentação asfáltica. O cumprimento das medidas contou com o apoio operacional do Núcleo de Francisco Beltrão do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).
Áudio da Promotora de Justiça Silvana Cardoso Loureiro
Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em Pato Branco, tendo como alvos o presidente da Câmara Municipal e uma servidora pública comissionada da Prefeitura. As ordens judiciais foram expedidas pelo Juízo de Garantias da Vara Criminal. Durante o cumprimento das medidas, foram apreendidos dispositivos eletrônicos e documentos. O material será periciado e deverá subsidiar a continuidade das ações.
Licitações milionárias – As investigações apontam a atuação de empresas dos setores de pavimentação asfáltica e engenharia civil que, segundo os elementos reunidos até o momento, estariam articuladas para fraudar a concorrência em licitações milionárias do Município. O grupo utilizaria como estratégia a suposta doação de projetos de pavimentação ao Poder Público, que posteriormente licitaria a execução das obras. Empresas integrantes do grupo investigado seriam, reiteradamente, vencedoras dos certames.
Segundo as apurações, algumas das doações de projetos ao Município seriam fictícias. Pessoas físicas teriam assinado documentos de doação sem, efetivamente, terem contratado serviços técnicos para a elaboração dos projetos. Há elementos indicando que essas pessoas teriam sido contatadas pela servidora pública comissionada e pelo atual presidente da Câmara Municipal para formalizar as supostas doações. Posteriormente, os projetos teriam sido utilizados em licitações para contratação das obras, vencidas por empresas que integram o grupo investigado.
Decisão judicial – Recentemente, o Tribunal de Justiça do Paraná manteve decisão liminar que determinou a suspensão de diversos contratos firmados com o Município de Pato Branco. A decisão também proibiu as empresas envolvidas e seus representantes legais de contratar com o Poder Público municipal, direta ou indiretamente, inclusive por meio de interposta pessoa.
Homens de Bem – O nome da operação faz referência ao suposto altruísmo utilizado pelos empresários investigados, que teriam doado projetos de pavimentação asfáltica ao Poder Público com o objetivo de favorecer empresas do grupo em licitações de valores elevados.
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4226
Fonte: Ministério Público PR
-
Economia7 dias agoPortaria interministerial amplia alcance do Move Brasil – Táxi Aplicativos
-
Esportes7 dias agoSantos segura empate no Equador e avança às quartas da Copa Sul-Americana
-
Brasil7 dias agoDia D de vacinação contra 20 doenças acontece neste sábado (22) em Pernambuco
-
Política Nacional6 dias agoMulheres com implante contraceptivo banido pedem política de assistência
-
Agro6 dias agoExpocacau começa terça com meta de ampliar negócios e produtividade
-
Educação6 dias agoEncceja 2026: provas serão aplicadas neste domingo (23/8)
-
Educação6 dias agoIdeb: Sergipe inicia análise de resultados nas redes
-
Paraná7 dias ago“MP nas Escolas” inicia edição em combate ao bullying e ao cyberbullying
