Paraná
Estado firma acordo para retomada das obras do Museu de Arte Contemporânea
O Governo do Estado do Paraná formalizou nesta segunda-feira (10) o acordo que permitirá a retomada das obras de restauro do Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR). A assinatura ocorreu na sede da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), com a presença de representantes da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), da Secretaria de Estado das Cidades (Secid), da própria PGE, além de artistas, integrantes do Conselho do MAC e servidores do setor cultural.
O acordo representa um passo decisivo para resolver de forma definitiva o impasse jurídico e técnico que havia paralisado o projeto desde 2019, garantindo a continuidade da restauração do edifício histórico, localizado na Rua Desembargador Westphalen, no centro de Curitiba.
A sede do MAC Paraná foi fechada em 2018 para uma obra de restauro orçada em cerca de R$ 6 milhões. As obras chegaram a ser iniciadas no ano seguinte, mas foram suspensas após judicialização do processo licitatório. Em 2022, a Justiça autorizou a retomada dos trabalhos pela empresa inicialmente contratada. No entanto, questões técnicas e econômicas decorrentes do longo período de paralisação — marcado também pelos impactos da pandemia — inviabilizaram a continuidade imediata do contrato.
Diante do impasse, o Estado instaurou um Procedimento Administrativo de Apuração de Responsabilidade (PAAR) e iniciou os trâmites para uma nova licitação. A empresa, por sua vez, recorreu judicialmente, solicitando a retomada do contrato original. Com o objetivo de dar uma solução definitiva ao caso, as secretarias envolvidas, em conjunto com a PGE, conduziram um processo de conciliação técnica e jurídica, que resultou na assinatura do novo acordo.
“Desde que aceitei o convite do governador Ratinho Junior para estar à frente da Secretaria da Cultura, tinha um grande desejo: devolver o MAC à sociedade paranaense. Foram anos de desafios, de idas e vindas jurídicas e técnicas, e muitas vezes parecia algo distante. Mas sempre acreditei que esse momento chegaria, e ele chegou”, afirma a secretária estadual da Cultura, Luciana Casagrande Pereira. “O MAC é muito mais do que um edifício, ele é um símbolo da força da arte contemporânea paranaense e do papel transformador da cultura, por isso, ajudar esse processo a destravar definitivamente é emocionante, uma conquista de todas e todos nós”.
O procurador-geral do Estado, Luciano Borges, destacou o caráter simbólico do momento e o esforço conjunto entre os órgãos do governo para viabilizar o acordo. “Estamos vivendo um momento histórico. Essa assinatura representa uma entrega muito significativa para a população do Paraná e para a cultura paranaense, com a recuperação de uma edificação tão importante para a nossa sociedade”, afirmou.
Segundo ele, a Procuradoria-Geral do Estado vem passando por um processo de modernização e mudança de paradigma. “Temos trabalhado para superar uma cultura de excessiva formalidade, herdada de décadas passadas, e investir em soluções mais ágeis e eficazes. Essa obra, que tanto esperávamos retomar, só se torna possível graças a essa nova mentalidade, baseada no diálogo e na cooperação entre as instituições públicas”, completou.
A assinatura foi recebida pelos membros do Conselho do MAC-PR com otimismo e entusiasmo. “Foi uma luta para conseguirmos inaugurar o MAC naquela época e agora quis a história que se repetisse praticamente a mesma batalha para conseguir que o prédio voltasse à atividade”, afirmou o artista Fernando Velloso, responsável pela criação do espaço em 1970 e primeiro diretor do museu. “Fico contente pelos esforços da Luciana, secretária de Cultura, que tem batalhado heroicamente para refazer o Museu de Arte Contemporânea na sua sede, que é mais do que um prédio, é um marco na vida cultural”.
Para a artista visual e educadora Érica Storer, a renovação do MAC irá instaurar um lugar do encontro, da experimentação. Um lugar de onde se possa descobrir coisas que ainda não vivemos enquanto cidade. É um momento de celebração para todo mundo. Em nome da classe artística, espero que essa programação represente a diversidade artística no Paraná, que este espaço cumpra uma função social, cultural, que é justamente esse diálogo com gerações passadas, mas também atentas ao presente e ao futuro.”
PRÓXIMOS PASSOS – Com a assinatura, o cronograma de execução será atualizado pela Secretaria das Cidades e a empresa contratada, contemplando as adequações necessárias após o período de inatividade. A previsão é que as obras sejam retomadas entre 2025 e o início de 2026.
EM ATIVIDADE – Enquanto a sede histórica permanece fechada, o acervo do MAC Paraná segue salvaguardado e em plena atividade. Desde 2018, o museu mantém parceria com o Museu Oscar Niemeyer (MON), onde ocupa duas salas expositivas dedicadas à sua coleção. Além disso, o MAC administra a Sede Adalice Araújo, espaço de exposições localizado no hall da Secretaria de Estado da Cultura, no centro de Curitiba.
“Mesmo sem a sede principal, o MAC permaneceu vivo e atuante, promovendo exposições, ampliando o diálogo com o público e fortalecendo sua presença no cenário artístico nacional”, ressaltou a diretora do museu, Juliane Fuganti. “Agora, com a retomada da obra, podemos vislumbrar o retorno do museu ao seu espaço original, renovado e preparado para um novo tempo.”
PRESENÇAS – Também participaram da solenidade o procurador Fernando Mâneca; Rodrigo Pina, chefe de gabinete da secretaria de Cidades do Paraná; o diretor de memória e patrimônio cultural da SEEC, André Avelino; o coordenador do sistema estadual de museus da SEEC Cauê Donato; David Bertol, representante da construtora licitada; membros do Conselho do MAC-PR Fernando Velloso, Fernado Bini, Maria José Justino, Allan Hanke, Érica Storer, Denise Bandeira, Jader Alves, Denise Remor e Marcelo Conrado.
Fonte: Governo PR
Paraná
Copel realiza mutirão de regularização de cabos de telecom em Cambé e em Arapongas
A Copel, em parceria com a prefeitura e as operadoras de internet e telefonia, promove nesta segunda-feira, dia 22 de junho, um mutirão de regularização de cabeamento de telecomunicações em situação irregular na região do Jardim Ana Rosa, em Cambé, Norte do Paraná. Já na terça-feira (23), o mutirão será realizado em Arapongas.
De acordo com o gerente de Compartilhamento de Estruturas da companhia, Fabrício Salmazo, “a Copel notificou 19 operadoras de telecomunicações e dados que atuam em Cambé a participar do mutirão. A escolha do local foi definida em conjunto com a prefeitura”.
As intervenções contemplam 58 postes na Avenida Antônio Raminelli, ao longo de oito quarteirões, do trecho da PR-445 até a Rua Antônio Mantovani, rotatória do Ginásio de Esportes. O trabalho será executado das 9h às 16h e conta com o apoio da prefeitura na organização do trânsito. A atividade será efetuada somente com boas condições climáticas.
De janeiro a maio deste ano, em mutirões semelhantes em Cambé, foram removidas mais de uma tonelada de cabos em desacordo com as normas de instalação e segurança, em atividades realizadas na área central e no Jardim Novo Bandeirantes.
A Copel ressalta que a manutenção da fiação telefônica e de internet dentro das normas de instalação e de padrões de segurança é de responsabilidade das operadoras de telecomunicações, conforme determinam normas legais que regem o tema, em resoluções conjuntas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), relativas ao compartilhamento de postes.
Cabe às distribuidoras de energia elétrica fiscalizar a correção dessas instalações e notificar as empresas responsáveis, em caso de desacordo, para que os serviços de recomposição do cabeamento nos postes sejam feitos dentro dessas normas.
A Copel alerta que, por segurança, a população nunca deve encostar em fios soltos. Situações de instalações em desacordo ou que ofereçam riscos às pessoas devem ser comunicadas à Copel via telefone 0800 51 00 116.
ARAPONGAS – Uma equipe da Copel vai fazer fiscalização de cabos de telefonia e internet na terça-feira (23), na Avenida Maracanã, em Arapongas. Todas as 13 operadoras que atuam na via foram notificadas. Os fios que estiverem em desacordo com as normas técnicas e de segurança serão removidos. O serviço, das 9h às 16h, conta com o apoio da prefeitura, por meio da Guarda Municipal, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), por se tratar do trecho urbano da BR-369, e da Defesa Civil Municipal. A atividade será iniciada a partir do trecho com a Rua Pica Pau Velho e seguirá sentido centro da cidade.
Fonte: Governo PR
-
Esportes7 dias agoAlemanha revive placar histórico e atropela Curaçao na estreia da Copa do Mundo
-
Esportes7 dias agoHolanda e Japão empatam em duelo eletrizante na Copa
-
Entretenimento6 dias agoAndréa Sorvetão investe em estética após perder 20 quilos e mudar estilo de vida
-
Esportes7 dias agoAustrália bate a Turquia na estreia e larga bem no Grupo D da Copa do Mundo
-
Esportes7 dias agoCosta do Marfim vence o Equador no fim e estreia com força na Copa do Mundo
-
Paraná4 dias agoMPPR empossa dois Procuradores de Justiça nesta sexta-feira (19)
-
Agro5 dias agoBrasil amplia promoção do agronegócio durante a África Food Show 2026
-
Agro6 dias agoBrasil, Guiana e IICA fortalecem cooperação regional no Caribe
