Connect with us


Paraná

IAT resgata seis aves silvestres de criadouro irregular em Umuarama

Publicado em

Técnicos do Instituto Água e Terra (IAT) resgataram nesta quinta-feira (16) seis aves silvestres que eram mantidas em cativeiro irregular em uma residência na área rural de Umuarama, no Noroeste do Paraná. A ação ocorreu durante uma fiscalização de rotina do órgão ambiental – na ação foi constatado que as aves não possuíam anilhas, espécie de anel de marcação individual. A equipe apreendeu os pássaros e as gaiolas existentes no local, e o responsável foi autuado em R$ 3 mil.

Entre as aves apreendidas, estavam dois pintassilgos (Spinus magellanicus), dois tico-ticos (Zonotrichia capensis), um trinca-ferro (Saltator similis) e um coleira papa-capim (Dolospingus fringilloides).

Os animais agora passarão por uma avaliação veterinária, que irá averiguar se estão em condições para retornar à natureza ou se devem ser encaminhadas para um criadouro legalizado.

DENUNCIE – Ao avistar animais machucados ou vítimas de maus-tratos, tráfico ilegal ou cativeiro irregular, o cidadão deve entrar em contato com a Ouvidoria do Instituto Água e Terra.

Leia mais:  Roupa Nova e Rick e Renner animam o público no segundo dia de shows no Verão Maior Paraná

Se preferir, outra opção é ligar para o Disque Denúncia 181 e informar de forma objetiva e precisa a localização e o que aconteceu com o animal. Quanto mais detalhes sobre a ocorrência, melhor será a apuração dos fatos e mais rapidamente as equipes conseguem fazer o atendimento.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Em encontro com APAEs, Piana reforça compromisso do Estado com a educação especial

Published

on

O governador em exercício Darci Piana participou nesta sexta-feira (26), em Cascavel, da reunião da Diretoria Executiva, do Conselho de Administração, do Conselho Fiscal e do Conselho Consultivo da Federação das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) do Paraná. O encontro reuniu dirigentes de todo o Estado para discutir ações voltadas ao fortalecimento da rede de atendimento e das políticas públicas destinadas às pessoas com deficiência.

Durante a reunião, Piana reafirmou o compromisso do Governo do Paraná com a educação especial e destacou que o Estado mantém uma das maiores políticas de apoio às APAEs do País, tanto no custeio das instituições quanto na ampliação e modernização da estrutura física das escolas especiais.

“As APAEs são responsáveis pelo atendimento de milhares de estudantes, e o Governo do Estado tem ajudado para que elas tenham estrutura e consigam trabalhar em melhores condições. Estamos investindo mais de R$ 60 milhões na construção de 26 novas escolas, das quais seis já foram entregues. As APAEs já fazem um trabalho extraordinário e, com a ajuda do governo, vão melhorar ainda mais”, disse.

O governador em exercício ressaltou que o Paraná investe de forma permanente na rede de educação especial. Além do repasse anual para manutenção das escolas especializadas, o Estado executa um programa inédito de construção de novas sedes para as APAEs em parceria com os municípios e com a Assembleia Legislativa do Paraná.

Leia mais:  Invest Paraná apresenta Fundo Estratégico do Estado durante a Brazil Week, em Nova York

Atualmente, o Governo do Paraná investe mais de R$ 60 milhões na construção de 26 novas unidades da APAE em diferentes regiões do Estado. As novas sedes já foram entregues em Prado Ferreira, Nova Laranjeiras, Flor da Serra do Sul, Altamira do Paraná, Douradina e Nossa Senhora das Graças, proporcionando estruturas mais modernas, acessíveis e adequadas para alunos, famílias e profissionais. As demais obras seguem em diferentes fases de execução.

O apoio às APAEs integra uma política permanente do Governo do Estado para fortalecer a educação especial. Somente em 2026, estão previstos cerca de R$ 540 milhões em investimentos destinados às escolas especiais, contemplando o custeio das instituições, transporte, alimentação escolar, kits escolares, tecnologia, infraestrutura e outras ações voltadas à melhoria da qualidade do atendimento oferecido a aproximadamente 40 mil estudantes atendidos pela rede.

De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, o deputado estadual Alexandre Curi, o Estado consolidou uma política de fortalecimento das escolas especializadas, e citou iniciativas voltadas à ampliação do atendimento.

Leia mais:  G2 Cia de Dança se apresenta no Festival de Dança de Londrina com o espetáculo "GAG"

“Hoje o Paraná se tornou uma referência nas escolas especializadas para todo o Brasil. É um modelo que funciona e dá certo. Também fomos o primeiro Estado a entregar kits escolares para os alunos das escolas especializadas, garantindo que eles tenham as mesmas oportunidades de acesso aos materiais escolares”, afirmou.

A Federação das APAEs do Paraná representa centenas de entidades espalhadas pelo Estado e atua na defesa dos direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, promovendo ações nas áreas de educação, saúde e assistência social. A reunião realizada em Cascavel também serviu para alinhar estratégias entre a entidade e o Governo do Estado para ampliar o atendimento e fortalecer as políticas públicas voltadas à inclusão.

PRESENÇAS – Também participaram o prefeito de Cascavel, Renato Silva; os deputados estaduais Pedro Bazana e Márcio Pacheco; os deputados federais Sandro Alex e Santin Roveda; o presidente da Federação das Apaes no Estado do Paraná, Augusto César e demais dirigentes da Federação.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262