Paraná
Oktoberfest aquece o turismo e celebra a cultura germânica em Francisco Beltrão e Curitiba
A Secretaria de Estado do Turismo (Setu) incluiu no calendário oficial de 2025 uma das celebrações mais aguardadas do ano: a Oktoberfest. Inspirada na tradicional festa de Munique, na Alemanha, a edição paranaense do evento acontece em Francisco Beltrão, no Sudoeste do Estado, e Curitiba, em dois finais de semana de outubro em cada cidade, reunindo milhares de visitantes, promovendo a cultura germânica e impulsionando o turismo em duas das principais regiões do Estado.
Com uma programação que combina música, dança, gastronomia típica, competições e atividades culturais, as festas prometem movimentar intensamente o setor de serviços e consolidar o Paraná como referência em turismo de eventos e lazer.
De acordo com o secretário de Estado do Turismo, Leonaldo Paranhos, a promoção da Oktoberfest em duas cidades de grande relevância cultural reforça o papel do Paraná como destino turístico plural.
“Eventos como a Oktoberfest fortalecem a economia, geram empregos e atraem turistas, promovendo o senso de pertencimento e valorizando a identidade multicultural do Paraná”, disse o secretário. “Municípios como Francisco Beltrão e Curitiba demonstram a capacidade do Estado de sediar eventos que unem tradição e modernidade, colocando o Paraná como destino nacional competitivo”.
Em Francisco Beltrão, a 3ª Oktoberfest será no Centro de Eventos do Parque de Exposições Jayme Canet Júnior, em dois finais de semana consecutivos: de 10 a 12 e de 17 a 19 de outubro. Com entrada gratuita e classificação livre, o evento é promovido pela Associação Empresarial de Francisco Beltrão (ACEFB), com apoio da Setu.
A abertura oficial ocorre no dia 10, às 19h, com desfile de carros alegóricos e carreata pelo prolongamento da Avenida Júlio Assis Cavalheiro. A programação inclui ainda concurso de escolha da realeza (rainha e princesas), apresentações folclóricas, shows musicais, cervejas artesanais, comidas típicas, espaço kids e brincadeiras para toda a família. O encerramento, no dia 19, marca a estreia da 1ª Run Fest de Francisco Beltrão, corrida temática que deve reunir atletas e visitantes em um grande evento de integração cultural e esportiva.
Em Curitiba, a Oktoberfest chega à 3ª edição com uma novidade: pela primeira vez será realizada em dois finais de semana consecutivos, nos dias 18, 19, 25 e 26 de outubro no Centro de Exposições Positivo, no Parque Barigui. Combinando tradição e modernidade, a festa curitibana promove a integração com a cultura alemã, com bandas típicas, danças folclóricas, trajes tradicionais e gastronomia temática, em um ambiente que une turistas, moradores e descendentes de imigrantes em torno da celebração da alegria e da convivência.
A programação musical contará com atrações regionais e nacionais, além das tradicionais bandas germânicas que animam o público com marchas, polcas e clássicos da música bávara. Entre as atrações mais esperadas estão o concurso de chope em metro, a brincadeira de serrar troncos e os jogos germânicos, comandados pelo carismático casal Fritz e Frida, símbolos da Oktoberfest.
- Aumento de 22%: Paraná já recebeu 826 mil turistas estrangeiros em 2025
-
Paraná mostra atrativos e gastronomia na maior feira de turismo da América Latina
Na área gastronômica, o destaque vai para o chope puro malte, servido em versões inspiradas na receita original de Munique. A praça de alimentação reunirá pratos típicos como joelho de porco (Eisbein), salsichão suíno, salsichão de vitela e o tradicional hot dog alemão, além de opções da culinária paranaense e internacional, valorizando o intercâmbio cultural.
A expectativa é que as duas edições da Oktoberfest atraiam milhares de visitantes, fortalecendo a imagem do Paraná como um centro de turismo cultural e festivo. Combinando tradição, hospitalidade e dinamismo econômico, as celebrações em Francisco Beltrão e Curitiba reafirmam o compromisso do Estado em promover eventos que unem lazer, identidade e desenvolvimento territorial, colocando o Paraná no mapa nacional das grandes festas de inspiração germânica.
Fonte: Governo PR
Paraná
Edição da semana explica o que são as Unidades de Conservação, quais as principais funções delas e sua importância no Paraná
As Unidades de Conservação são o tema do MP no Rádio desta semana. A Promotora de Justiça Ivana Ostapiv Rigailo, do Ministério Público do Paraná, fala sobre os diversos tipos de Unidades de Conservação – especialmente as existentes no Paraná –, a legislação que as regula e quais as funções delas, entre outras questões ligadas ao tema.
Acesse o programa:
Medidas executivas atípicas – No programa anterior, o MP no Rádio tratou das chamadas medidas executivas atípicas, recurso que pode ser usado por um credor para receber valores a ele devidos e não pagos pelo devedor. Entre outras questões, o Promotor de Justiça Thimotie Aragon Heemann explicou quais são essas medidas, quem pode solicitá-las e em que situações – como, por exemplo, nos casos de não pagamento de pensão alimentícia.
Podcasts – O MP no Rádio é disponibilizado também nas plataformas Spotify e Apple.
Gratuito – As entrevistas podem ser baixadas gratuitamente por qualquer rádio interessada. O programa, produzido pela Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Paraná, também pode ser editado, desde que mantido no contexto e devidamente creditado.
Contato – Para envio de sugestões (inclusive de temas), críticas e comentários sobre os programas, os contatos são o e-mail [email protected] e os telefones (41) 3250-4469 e (41) 3250-4249.
Fonte: Ministério Público PR
-
Agro7 dias agoCustos da safra 2026/27 disparam em Mato Grosso e pressionam rentabilidade de soja, milho e algodão
-
Paraná6 dias agoEm Pitanga, MPPR denuncia por quebra de sigilo funcional e corrupção passiva residente jurídico que se aproveitou do cargo para solicitar vantagem indevida
-
Paraná7 dias agoEstado amplia parceria com o Crea-PR para fortalecer gestão municipal
-
Política Nacional7 dias agoDecreto sobre remoção de posts na internet é ataque à liberdade, afirma Amin
-
Brasil7 dias agoBrasil fortalece cooperação internacional para transformar compromissos climáticos em projetos financiáveis
-
Política Nacional6 dias agoDavi promulga dispositivos reinseridos na LDO pelo Congresso
-
Educação7 dias agoEnem 2026: saiba como se inscrever
-
Polícial7 dias agoPCPR prende homem por lesão corporal em Curitiba
