Connect with us


Agro

Algodão em Pluma: Valor Médio de Setembro Atinge Menor Nível desde 2015

Publicado em

A colheita do algodão da safra 2024/25 no Brasil está praticamente finalizada, com o beneficiamento da pluma já atingindo cerca de 50% da produção. A expectativa é que esta seja uma safra recorde, aumentando a oferta disponível no mercado interno.

Pressão nos Preços devido à Maior Oferta

Segundo pesquisadores do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), a elevada disponibilidade de algodão no mercado spot nacional tem levado alguns vendedores a se mostrarem mais flexíveis em relação aos valores pedidos. Por outro lado, compradores ativos continuam oferecendo preços ainda mais baixos, pressionando os preços da pluma.

Influência das Desvalorizações Externas

Além do cenário interno, recentes desvalorizações nos mercados internacionais contribuem para a queda dos valores domésticos do algodão. Esse contexto fez com que setembro marcasse o quarto mês consecutivo de queda nos preços da pluma.

Indicador do Cepea: Menor Patamar Real desde 2015

De acordo com o Cepea, a média do Indicador do algodão em pluma em setembro recuou 6,6% em relação a agosto/25 e ficou 8,26% abaixo da registrada em setembro/24. Em termos reais, considerando o IGP-DI de agosto/25, o valor médio atingiu R$ 3,5416 por libra-peso, o menor desde fevereiro de 2015.

Leia mais:  Moratória da soja: Tecnologias avançadas reforçam sustentabilidade e confiança internacional

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

Comentários Facebook

Agro

Hambúrguer e pescado de Ribeirão Preto podem ser comercializados em todo o Brasil

Published

on

Duas agroindústrias de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, passaram a ter autorização para comercializar seus produtos em todo o território nacional após o reconhecimento do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) do município pelo Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA). A equivalência foi reconhecida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio de portaria publicada no dia 8 de setembro.

As empresas produzem pescado pronto para preparo em fritadeiras elétricas e hambúrgueres. Para os empreendimentos, a mudança permite buscar clientes fora do mercado atendido anteriormente pelo serviço municipal.

Uma das empresas produz tilápia, surubim, tilápia recheada com provolone, croquete de tilápia e camarão. Os produtos são comercializados por meio de delivery, empórios, lojas de conveniência, boutiques de carne, bares e restaurantes, além de vendas entre empresas.

Com a ampliação da área de comercialização, a empresa pretende desenvolver novos canais de distribuição e, conforme a formalização de contratos, aumentar a produção e o número de funcionários.

Na indústria de hambúrgueres, a integração ao Sisbi-POA também abre a possibilidade de comercialização para estabelecimentos de outros estados. A empresa já atende clientes e recebe demanda de hamburguerias de São Paulo, Minas Gerais e outros estados próximos. A produção é automatizada, e novos investimentos estão previstos para 2027.

Leia mais:  Paraná retira carnes de aves cozidas da Substituição Tributária e amplia competitividade da avicultura

As duas empresas autorizadas a utilizar o selo deverão incluir nas embalagens a inscrição Sisbi, do Mapa, indicando que a inspeção foi feita pelo município, mas equivalente àquela feita pelo Mapa.

Informações à imprensa
[email protected]

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262