Paraná
Alertas e prevenção: meteorologista do Simepar integra equipe da Defesa Civil
O meteorologista do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), Diulio Patrick Pereira Machado, passa a integrar, a partir desta terça-feira (30), a equipe do Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cegerd), da Defesa Civil Estadual. A presença do profissional tornará a comunicação entre as duas instituições mais ágil e assertiva, além de auxiliar nas ações preventivas relacionadas a desastres climáticos.
De acordo com o major Anderson Gomes das Neves, chefe do Cegerd, a chegada de um meteorologista ao órgão fortalecerá o trabalho já desenvolvido, principalmente na capacidade de análise de eventos extremos, o que resultará em melhorias na emissão de alertas.
“O Simepar sempre ofereceu apoio com previsões e alertas, mas a presença de um meteorologista dentro da Defesa Civil muda a qualidade do nosso trabalho. Não se trata apenas de prever se vai chover ou não, e sim de avaliar a capacidade dessa chuva de causar desastres. Esse olhar técnico vai qualificar ainda mais as nossas emissões de alerta”, afirma.
TRAJETÓRIA – Machado foi aprovado em um processo seletivo do Simepar no início de setembro e, desde então, passou por treinamento na sala de operações da instituição. Nesse período, acompanhou e analisou, entre outras ocorrências, a passagem da frente fria que ocasionou um tornado no município de Santa Maria do Oeste, no dia 22.
Bacharel em Meteorologia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), pesquisou durante a graduação o rastreamento de massas de ar frio extremo. Também atuou no projeto Paraná Chuva, em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), monitorando condições meteorológicas em datas e locais de ocorrências graves. Atualmente, cursa mestrado na UFPel, na área de meteorologia sinótica, com pesquisa sobre ciclones explosivos no Oceano Atlântico.
Antes de ingressar no Simepar, trabalhou em uma empresa de São José dos Campos, no monitoramento de descargas elétricas durante tempestades. “Espero contribuir com o que o Simepar já faz, e prestar um serviço mais específico, mais localizado. Será positivo trazer para a Defesa Civil um olhar de prevenção, além das ações de resposta”, afirma.
ATUAÇÃO – Diulio construirá o mapeamento dos processos que serão realizados pela meteorologia no Cegerd. O modelo de trabalho é inspirado no mesmo utilizado pelas equipes de meteorologistas do Simepar que já atuam dentro da Defesa Civil de Santa Catarina e do Espírito Santo. A previsão do tempo diária no Paraná, feita em parceria com a equipe de plantão na sede do Simepar, contribuirá para a emissão de alertas da Defesa Civil para a população.
“A parceria com a Defesa Civil do Paraná já é consolidada há anos. Sabemos o quanto as informações da previsão do tempo são essenciais para a tomada de decisão com relação aos alertas, e a presença do Diulio agora preenche uma lacuna na agilidade da informação, e do envolvimento em todas as etapas do processo de prevenção às ocorrências climáticas”, afirma Sheila Paz, gerente de Meteorologia do Simepar.
Fonte: Governo PR
Paraná
Copel realiza mutirão de regularização de cabos de telecom em Cambé e em Arapongas
A Copel, em parceria com a prefeitura e as operadoras de internet e telefonia, promove nesta segunda-feira, dia 22 de junho, um mutirão de regularização de cabeamento de telecomunicações em situação irregular na região do Jardim Ana Rosa, em Cambé, Norte do Paraná. Já na terça-feira (23), o mutirão será realizado em Arapongas.
De acordo com o gerente de Compartilhamento de Estruturas da companhia, Fabrício Salmazo, “a Copel notificou 19 operadoras de telecomunicações e dados que atuam em Cambé a participar do mutirão. A escolha do local foi definida em conjunto com a prefeitura”.
As intervenções contemplam 58 postes na Avenida Antônio Raminelli, ao longo de oito quarteirões, do trecho da PR-445 até a Rua Antônio Mantovani, rotatória do Ginásio de Esportes. O trabalho será executado das 9h às 16h e conta com o apoio da prefeitura na organização do trânsito. A atividade será efetuada somente com boas condições climáticas.
De janeiro a maio deste ano, em mutirões semelhantes em Cambé, foram removidas mais de uma tonelada de cabos em desacordo com as normas de instalação e segurança, em atividades realizadas na área central e no Jardim Novo Bandeirantes.
A Copel ressalta que a manutenção da fiação telefônica e de internet dentro das normas de instalação e de padrões de segurança é de responsabilidade das operadoras de telecomunicações, conforme determinam normas legais que regem o tema, em resoluções conjuntas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), relativas ao compartilhamento de postes.
Cabe às distribuidoras de energia elétrica fiscalizar a correção dessas instalações e notificar as empresas responsáveis, em caso de desacordo, para que os serviços de recomposição do cabeamento nos postes sejam feitos dentro dessas normas.
A Copel alerta que, por segurança, a população nunca deve encostar em fios soltos. Situações de instalações em desacordo ou que ofereçam riscos às pessoas devem ser comunicadas à Copel via telefone 0800 51 00 116.
ARAPONGAS – Uma equipe da Copel vai fazer fiscalização de cabos de telefonia e internet na terça-feira (23), na Avenida Maracanã, em Arapongas. Todas as 13 operadoras que atuam na via foram notificadas. Os fios que estiverem em desacordo com as normas técnicas e de segurança serão removidos. O serviço, das 9h às 16h, conta com o apoio da prefeitura, por meio da Guarda Municipal, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), por se tratar do trecho urbano da BR-369, e da Defesa Civil Municipal. A atividade será iniciada a partir do trecho com a Rua Pica Pau Velho e seguirá sentido centro da cidade.
Fonte: Governo PR
-
Esportes7 dias agoAlemanha revive placar histórico e atropela Curaçao na estreia da Copa do Mundo
-
Esportes7 dias agoHolanda e Japão empatam em duelo eletrizante na Copa
-
Entretenimento6 dias agoAndréa Sorvetão investe em estética após perder 20 quilos e mudar estilo de vida
-
Esportes7 dias agoCosta do Marfim vence o Equador no fim e estreia com força na Copa do Mundo
-
Paraná4 dias agoMPPR empossa dois Procuradores de Justiça nesta sexta-feira (19)
-
Agro5 dias agoBrasil amplia promoção do agronegócio durante a África Food Show 2026
-
Esportes7 dias agoAustrália bate a Turquia na estreia e larga bem no Grupo D da Copa do Mundo
-
Agro6 dias agoBrasil, Guiana e IICA fortalecem cooperação regional no Caribe
