Paraná
Bombeiros cumprem desafio de 25 km de corrida e pedaladas no Litoral
Sozinho ou em duplas. Correndo e pedalando. Foi assim que cerca de 80 bombeiros militares e familiares encararam na manhã deste sábado (3) a 3ª edição do Desafio Ronda dos Galáticos do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR). Com largada no posto de guarda-vidas (PGV) Trapiche, em Pontal do Paraná, às 7h30, o roteiro de 22,5 km foi percorrido na beira do mar, pela areia, passando por 35 outros PGVs do município em atividade no Verão Maior Paraná 2023/2024, com a chegada na unidade de Monções.
“O nome Desafio Ronda dos Galáticos é porque quando o evento foi idealizado, era com esse intuito, de contemplar uma ronda realmente, saindo do posto de guarda-vidas mais ao norte para o mais ao sul da subárea de Pontal do Paraná”, explicou o chefe do Centro de Educação Física e Desporto (CEFID-CBMPR), capitão Giovanni Raphael Ferreira, organizador da prova.
“Logo na primeira edição, alguns militares foram correndo, alguns foram caminhando, e outros foram com a bicicleta. Alguns revezavam, pedalando e correndo, quando cansavam, invertiam com um companheiro, então aí surgiu a concepção desse desafio”, complementou.
Desafio que também leva o nome de Prova Luiz Flávio, em homenagem ao cabo morto em 2022 em um acidente de carro na BR-369. Exaltar o ex-companheiro de farda é uma das várias metas da iniciativa.
“Além de congregar e promover a confraternização entre as subáreas do Verão Maior Paraná, o principal objetivo é deixar viva a memória do Luiz Flávio e tudo aquilo que ele fez pelo Corpo de Bombeiros Militar do Paraná. E promover um desafio pessoal, de superação”, contou o capitão Giovanni.
DISPUTA – A prova foi dividida em duas categorias, mas apenas uma com direito a premiação: a individual. Nela, os competidores masculinos e femininos tiveram que completar o trajeto caminhando ou correndo, sem apoio externo ou qualquer veículo de locomoção.
Já na categoria duplas revezamento, as parcerias – masculinas, femininas ou mistas – puderam alternar entre corrida e pedalada durante parte do caminho, a critério dos competidores. Por conta dessa liberdade, a modalidade não teve distribuição de medalhas.
Na categoria individual, o vencedor entre os homens foi o guarda-vidas civil Rafael Alan Basílio, que participou da competição pela terceira vez e subiu ao topo do pódio pela primeira. “A sensação é sempre boa. Gostei muito da prova. Moro aqui, é onde eu treino todos os dias, então já estou acostumado e não tive dificuldade com isso. Só o calor mesmo que está um pouquinho mais forte”, comentou o campeão.
Entre as mulheres, quem chegou em primeiro lugar foi a soldado Bruna Pereira da Silva, que admitiu a dificuldade em trocar o asfalto, onde treina aos fins de semana, pela areia.
“Foi um desafio muito legal. Percurso difícil, solzinho a essa hora da manhã já começa a pegar. A areia dá uma pesadinha, mas é incrível. Valeu a pena cada quilômetro percorrido”, comemorou ela, que no ano passado venceu os 5 km da 5ª Corrida do Fogo, em novembro, na modalidade militar.
PREMIAÇÕES ESPECIAIS – Além dos prêmios para os três primeiros colocados (troféu para o campeão e medalhas para os demais), também foram criadas honrarias para o atleta que terminasse a prova com o maior grau de rusticidade, ou seja, sem o uso de equipamentos ou acessórios; e para aquele participante que enfrentasse o desafio de maneira mais representativa ao CBMPR, usando lifebelt (cinto de salvamento aquático), farda, uniforme, nadadeira, entre outros itens que simbolizam a Corporação.
No primeiro caso, o vencedor escolhido pelo CEFID-CBMPR foi o guarda-vidas civil Guilherme Andri. Já como bombeiro-atleta mais representativo da instituição, houve um empate. Os eleitos foram o cabo Gilson Miguel Schibelbein e o soldado Matheus Bassi Campos, que terminaram o percurso usando equipamento completo de guarda-vidas.
A subárea com mais inscritos também tem direito a um troféu – neste ano ficou com a subárea de Pontal do Paraná.
O Desafio Ronda dos Galáticos é o quarto evento esportivo organizado ou apoiado pelo CBMPR no Litoral nesta temporada do Verão Maior Paraná. Antes, já haviam sido realizados a Travessia dos Veteranos, o 3ª Piriathlon de Areia e o Troféu Elite.
“Esses eventos todos que acontecem no nosso litoral, cada um voltado a uma característica de público, alguma característica de modalidade desportiva, têm por objetivo o fomento à prática desportiva e a promoção de saúde”, destacou o chefe do CEFID-CBMPR.
“Temos essa premissa de fomentar o desporto, aproximar familiares e amigos dos bombeiros dos nossos eventos, para tornar a nossa vida um pouco mais fácil, diante da realidade do nosso serviço como militar estadual, que já é, por sua própria natureza, bastante exigente”, finalizou.
VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.
Fonte: Governo PR
Paraná
MPPR denuncia vereadora de Londrina e sua irmã por lavagem de dinheiro e desvio de recursos públicos e privados de entidade de proteção animal
O Ministério Público do Paraná denunciou pelos crimes de peculato, apropriação indébita e lavagem de dinheiro uma vereadora e sua irmã, investigadas por desvio de recursos da Associação Defensora dos Animais de Londrina (ADA Londrina), entidade privada sem fins lucrativos que, a partir de atuação do MPPR, passou por intervenção judicial. Apurações da 26ª Promotoria de Justiça de Londrina, que assina a denúncia, apontam que os desvios teriam alcançado o montante de R$ 1.617.629,13, somados recursos públicos (recebidos pela entidade a partir da destinação de valores do Programa Nota Paraná) e doações de particulares.
De acordo com as investigações, para a prática dos crimes, foram realizados pelas investigadas 864 saques fracionados em espécie da conta de uma terceira irmã das denunciadas, residente no exterior. O objetivo seria ocultar o rastro do dinheiro. Os valores teriam sido utilizados pela agente pública e por familiares dela para o custeio de despesas pessoais, como planos de saúde e compras em aplicativos e restaurantes. No esquema ilícito, a vereadora, na posição de então presidente e administradora da entidade, atuaria na centralização da gestão financeira da Associação e teria se apropriado diretamente dos valores para quitar contas pessoais. A irmã denunciada atuaria em conluio, exercendo cargos de fachada e omitindo-se das funções para permitir os desvios em seu próprio proveito.
A entidade, que chegou a abrigar cerca de mil animais domésticos, entre cães e gatos, além de animais de produção, é atualmente gerida pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU-Londrina), a partir de pedido de intervenção feito pelo MPPR.
Além da condenação das denunciadas pela prática dos crimes a elas imputados, o Ministério Público requer a fixação de indenização no valor mínimo de R$ 1.617.629,13, com juros e correção monetária, a título de reparação da entidade lesada.
Maus-tratos – A vereadora também já foi denunciada pela 20ª Promotoria de Justiça de Londrina pelos crimes de maus-tratos a animais, poluição por lançamento irregular de resíduos sólidos (carcaças de animais) e tráfico de drogas (manutenção em depósito de substâncias entorpecentes e psicotrópicas sem indicação de uso). Esses ilícitos teriam ocorrido entre 24 de janeiro de 2019 e 13 de maio de 2025.
Coletiva de Imprensa – Para prestar mais informações sobre o oferecimento da denúncia, será feito atendimento à imprensa a partir das 10h30 desta terça-feira, 23 de junho, na sede da Promotoria de Justiça (Rua Capitão Pedro Rufino, 605. 1º andar).
Processo: 0024270-54.2025.8.16.0014
Matérias anteriores:
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4264
Fonte: Ministério Público PR
-
Paraná6 dias agoMPPR empossa dois Procuradores de Justiça nesta sexta-feira (19)
-
Agro7 dias agoBrasil amplia promoção do agronegócio durante a África Food Show 2026
-
Política Nacional7 dias agoProjeto do governo destina R$ 24 milhões para despesas administrativas de agências reguladoras
-
Política Nacional6 dias agoCâmara aprova projeto que garante atestado para funcionário que acompanhar criança doente
-
Política Nacional6 dias agoCâmara aprova dispensa de licitação para SUS comprar hemoderivados de empresa pública
-
Esportes6 dias agoHaaland brilha em estreia e Noruega goleia Iraque na Copa do Mundo
-
Esportes5 dias agoColômbia vence Uzbequistão e assume a ponta do Grupo K na Copa do Mundo
-
Agro6 dias agoPreço da maçã segue em queda no Brasil com estoques elevados e mercado saturado
