Connect with us


Paraná

Em seis paradas, cruzeiros trouxeram mais de 8,2 mil turistas ao Paraná

Publicado em

O ano de 2023 se encerra com números positivos para o turismo do Litoral do Paraná. A parceria do Governo do Estado com os navios de cruzeiros da MSC garantiram movimentação de mais de 8,2 mil passageiros e tripulantes na região em seis paradas do navio no Porto de Paranaguá, uma média de 1,3 mil pessoas por atracação.

São os chamados passageiros em trânsito, que estão no roteiro de sete dias dentro do navio e desembarcam para conhecer os atrativos turísticos locais. O navio faz paradas em Paranaguá, Itajaí (SC), Buenos Aires e Montevidéu.  

Nesta sexta-feira (29) foram registrados turistas da Macedônia, Chile, Argentina, República Dominicana, Uruguai. Um grupo de 16 pessoas da República Dominicana realizou o embarque em Paranaguá, dando início à jornada de sete dias a bordo do navio Lírica.

No Paraná, o embarque e desembarque, inéditos no Estado, são realizados todas as sexta-feira, até o dia 08 de março de 2024.

O secretário do Turismo do Paraná, Márcio Nunes, afirma que os números superaram as expectativas de movimentação. “Isso só é possível quando o Governo do Estado acredita no potencial do turismo”, diz o secretário. “O turismo é uma grande fonte de geração de emprego. Com a estruturação da Secretaria de Estado do Turismo, identificamos a abertura de mais de 1,6 mil empresas ligadas ao setor, em cinco anos, e mais de 7 mil empregos gerados”.

Leia mais:  Campeonato Paranaense de Ginástica Rítmica reúne estrelas da modalidade em Curitiba

Nesta sexta-feira (29), ele acompanhou o desembarque de passageiros e tripulantes em Paranaguá e o trabalho dos profissionais da pasta junto aos veranistas e turistas nas praias do Litoral. “Quem está dando um show é o turista, que entendeu essa celeridade do Governo do Estado e está aproveitando a nossa nova infraestrutura, como a nova Orla de Matinhos”, afirmou. 

NAVIO – Desde o dia 01 de dezembro, o navio Lirica fez cinco paradas em Paranaguá, nas sextas-feiras, e o navio Música fez uma parada no dia 23 de dezembro, este sem embarque e desembarque. 

Os passageiros e tripulantes em trânsito são recepcionados na praça central de Paranaguá com opções de aquisições de pacotes turísticos ofertados por empresas dos sete municípios do Litoral. São ofertados passeios para três diferentes praias: Ilha do Mel (40 minutos de barco), Praia de Matinhos e Praia de Leste. 

Também existe a possibilidade de visitas a centros históricos de Paranaguá, Antonina, Morretes e passeio pelo de trem Caiçara (Morretes-Antonina), realizado pela única Maria Fumaça em funcionamento no Paraná. 

Leia mais:  Sanepar inaugura primeiro Jardim de Água e Mel em parceria com Colombo

Além disso, em Paranaguá é possível conhecer o Aquário Marinho, o Museu de Arqueologia, o Mercado Central e vários outros edifícios históricos, além do comércio. A projeção da prefeitura é de que a vinda dos navios de cruzeiros ao Estado gere mais de mil empregos diretos e indiretos e mais de R$ 25 milhões sejam injetados na economia da região. 

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

MPPR denuncia três homens em Paranaguá por esquema de furto qualificado mediante fraude em terminais bancários com uso de “chupa-cabras”

Published

on

O Ministério Público do Paraná, por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Paranaguá, no Litoral do estado, denunciou três homens investigados por praticarem furtos qualificados mediante fraude em agências bancárias da cidade. Conforme apurado, os denunciados utilizavam dispositivos conhecidos como “chupa-cabras” para reter cartões bancários de clientes e, posteriormente, realizar saques e transferências. A estratégia era empregada para reduzir a vigilância dos usuários e permitir a retirada dos cartões presos nas máquinas, caracterizando o crime de furto qualificado mediante fraude.

Áudio da Promotora de Justiça Simone Berci Françolin

Segundo a denúncia (recebida pelo Judiciário nesta quinta-feira, 28 de maio), no último dia 9 de maio, agindo de forma coordenada, os investigados instalaram equipamentos fraudulentos em terminais de autoatendimento de uma agência bancária de grande circulação no Centro da cidade, com o objetivo de obter dados bancários e subtrair valores das contas das vítimas. Os denunciados também se valiam de adesivos colados nos caixas eletrônicos, pelos quais indicavam canais falsos de atendimento ao consumidor. O grupo só não obteve êxito na prática criminosa porque foi preso em flagrante por agentes da Guarda Municipal.

Leia mais:  MPPR oferece denúncia por importunação sexual contra médico que teria tentado beijar enfermeira à força em unidade de saúde de Adrianópolis

Justiça Federal – O Ministério Público também requereu a remessa de parte das investigações à Justiça Federal diante da apuração de outro furto, este consumado em agência da Caixa Econômica Federal, situação que atrai a competência federal por envolver potencial prejuízo a empresa pública federal.

O MPPR requisitará também a instauração de novo inquérito policial para aprofundamento das investigações relacionadas à eventual prática do crime de associação criminosa e a outros fatos ainda em apuração.

Processo 0004465-27.2026.8.16.0129

Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4226

Fonte: Ministério Público PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262