Paraná
Fomento Paraná aciona municípios para aderirem ao programa Paraná Recupera
A Fomento Paraná está acionando as prefeituras dos municípios que decretaram situação de emergência ou calamidade por causa das chuvas das últimas semanas para aderir ao programa Paraná Recupera. Até esta quarta (18), 21 já tiveram os decretos de situação de emergência homologados pelo Estado, de acordo com a Coordenação Estadual da Defesa Civil, e podem aderir ao programa.
A adesão ao Paraná Recupera dá ao município a possibilidade de solicitar moratória de até 12 meses nos pagamentos de eventuais financiamentos de obras diversas em andamento com recursos da Fomento Paraná, pelo Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM), com Secretaria das Cidades e Paranacidade, além de permitir a solicitação de novos recursos para financiar obras e ações de recuperação prejuízos causados pelas enchentes e outros eventos, como o tornado que atingiu a área urbana de Cascavel.
Os empreendedores e empresas das municipalidades afetadas, por sua vez, passam a ter acesso a uma linha de crédito emergencial de capital de giro, com taxa de juros fixa de 7,17% ao ano, subsidiada pelo Estado.
“A determinação do governador Carlos Massa Ratinho Junior é de atender aos municípios e aos empreendedores ofertando recursos para facilitar a recuperação de estruturas, estoques e ferramental perdidos ou prejudicados, para ajudar a retomar as atividades comerciais mais rapidamente”, explica o diretor-presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves.
Já estão enquadrados no Paraná Recupera os municípios de Alto Paraná, Antonina, Cascavel, Clevelândia, Guaratuba, Loanda, Morretes e São Miguel do Iguaçu. Nesta quarta (18), foram incluídos os municípios de Ivaiporã, Paula Freitas, Pinhão e União da Vitória.
A Fomento Paraná aguarda a adesão de outros municípios que receberam a homologação de decretos pelo Estado: Alto Paraíso, Barracão, Coronel Domingos Soares, Dois Vizinhos, Jardim Alegre, Mangueirinha, Mariópolis, Paulo Frontin, Peabiru, Pitanga, Porto Amazonas, Prudentópolis, Rebouças, Rio Azul, Rio Negro, Roncador, Santo Antônio do Sudoeste, São Jorge do Oeste, São Mateus do Sul, Xambrê.
Desde que o programa Paraná Recupera foi retomado no final de 2022, foram liberados créditos que somam R$ 59 milhões que atenderam 1.354 empreendedores, entre informais, MEIs e empresas de micro ou pequeno porte. Outros R$ 18 milhões em propostas estão em análise.
O prazo para adesão ao programa e para solicitação de crédito pelos empreendedores é de até 180 dias a partir da decretação da situação de emergência pelo município.
Fonte: Governo PR
Paraná
Visita a serviços de atendimento a crianças e adolescentes em Francisco Beltrão integra agenda do MP em Movimento
A programação do MP em Movimento em Francisco Beltrão – iniciativa que transfere temporariamente a sede da Procuradoria-Geral de Justiça para diferentes regiões do estado, com a proposta de aproximar a instituição da realidade local em busca de soluções efetivas para as demandas da população – incluiu nesta segunda-feira, 14 de setembro, visitas a serviços municipais voltados ao atendimento de crianças e adolescentes. A agenda teve como foco conhecer a estrutura, o funcionamento e as principais demandas das unidades.
Uma das instituições visitadas foi a Casa Abrigo Anjo Gabriel, unidade de acolhimento institucional mantida pela Prefeitura de Francisco Beltrão, que atende crianças e adolescentes de zero a 18 anos, de ambos os sexos, e conta com capacidade de até 20 vagas. A visita foi acompanhada pela Diretora-Secretária da Procuradoria-Geral de Justiça, Nayani Kelly Garcia, pela promotora de Justiça Camille Marques Dib Crippa, pelo prefeito Antonio Pedron e pela coordenadora da unidade, Esangela Cristina Ferdinando André.
A unidade atende atualmente crianças e adolescentes com diferentes necessidades específicas: deficiência intelectual, deficiência sensorial e transtorno global do desenvolvimento. Durante a visita, o Procurador-Geral foi informado de que a instituição está em processo de ampliação de seu espaço físico e de pessoal para melhorar a qualidade do atendimento, estando previstas, entre as melhorias, a implantação de um lactário (setor especializado destinado ao preparo, à higienização e à distribuição de leites, fórmulas infantis e suplementos nutricionais para recém-nascidos e crianças), e a atuação de uma profissional de enfermagem e uma equipe técnica completa.
A visita também permitiu verificar aspectos relacionados à rotina e ao desenvolvimento da autonomia dos adolescentes acolhidos. Entre os pontos observados estão o estímulo à autonomia das crianças e o fortalecimento de vínculos entre colegas, amigos e familiares.
Instituto de Autismo – A programação contou ainda com uma visita ao Instituto de Autismo Aurora Sol e Azul – Centro Especializado Maria de Fátima Peres Oliveira, que atende exclusivamente pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), prestando atendimento na área da saúde a crianças e adolescentes de até 18 anos. A instituição, que oferta diversos serviços a partir de equipe multidisciplinar, com profissionais das áreas de psicologia e psicopedagogia, atende atualmente 321 crianças.
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4264
Fonte: Ministério Público PR
-
Política Nacional5 dias agoEleições 2026: quem fica, quem sai e quem concorre ao Senado
-
Esportes5 dias agoGabigol dá duas assistências, Santos vence Atlético-MG e larga na frente nas quartas
-
Paraná6 dias agoAtendendo recurso do MPPR, Supremo Tribunal Federal reconhece provas da investigação de homicídios praticados na UTI do Hospital Evangélico de Curitiba
-
Educação6 dias agoUFMT abre seleção para licenciatura intercultural indígena
-
Paraná6 dias agoMinistério Público do Paraná denuncia por corrupção passiva ex-secretário Municipal de Governo e presidente da Câmara de Vereadores de Ortigueira
-
Paraná6 dias agoMinistério Público do Paraná empossa nova Promotora Substituta nesta quarta-feira (9/9), em cerimônia marcada para as 17 horas
-
Brasil6 dias agoForça Nacional do SUS recebe base no Rio de Janeiro para enfrentar emergências climáticas
-
Educação5 dias agoPrêmio Brasil de Ensino de Matemática abre inscrições
