Paraná
Litoral recebe Brasileiro de Bodyboarding e Paranaense de Vôlei de Praia no fim de semana
Guaratuba, Matinhos, Paranaguá, Morretes, Antonina e Pontal do Paraná, no Litoral, terão uma série de atrações e eventos neste sábado e domingo (15 e 16) dentro do Festival de Inverno dos Jogos de Aventura e Natureza (JANS) 2023. Entre os eventos estão o Campeonato Brasileiro de Bodyboarding, que terá atletas de nível internacional, e o Enduro Equestre, que é novidade nos JANS e uma prova diferenciada na praia.
Haverá, também, as disputas dos campeonatos paranaenses de futevôlei, natação em águas abertas, patinação de velocidade, teqball, skate, além de ultramaratona no Morro dos Perdidos, BMX freestyle, balonismo, baseball kids, escalada, tiro com arco, voo livre, motocross e corrida de aventura.
“A intenção dessa etapa dos Jogos de Aventura e Natureza é movimentar o Litoral também no inverno. Neste fim de semana serão mais de 5 mil pessoas em práticas esportivas, com suas famílias, se hospedando em hotéis e fazendo do esporte não só um indutor de saúde e entretenimento, mas também do turismo”, afirma Helio Wirbiski, secretário estadual do Esporte.
Criados pelo Governo do Paraná, em 2019, os Jogos de Aventura e Natureza (JANs) são um projeto inovador que une a prática esportiva e o turismo, pois acontece de forma itinerante em cenários paranaenses que chamam atenção pela beleza da natureza. O objetivo é incentivar o esporte e fomentar a economia regional, além de levar lazer à população. Trata-se de uma iniciativa pioneira no Brasil em formato e abrangência.
O Festival de Inverno é a segunda etapa do calendário dos Jogos de Aventura e Natureza de 2023. O evento é organizado pela Secretaria do Esporte e realizado em parceria com a Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa e Secretaria de Cultura, com apoio das prefeituras municipais e das federações esportivas.
O primeiro fim de semana do Festival de Inverno levou milhares de pessoas ao Litoral. Entre as diversas atrações, chamou a atenção os Jogos Indígenas, que reuniram mais de 2 mil pessoas no Aeroparque, em Paranaguá. Também tiveram oficinas de beisebol, voo de balão, parede de escalada, tirolesa, tiro com arco, futevôlei, tênis de mesa, teqball e perna de pau, apresentações culturais, como o show da banda Blindagem, e também campeonatos esportivos como os crossgames e o Campeonato Paranaense de Street Skate.
“Neste sábado e domingo não será diferente. Teremos atrações para todos os gostos e idades, que vão mobilizar as cidades do Litoral”, afirma o diretor de Inovação e Desenvolvimento da Secretaria do Esporte, Tiago Campos.
BODYBOARDING – O Campeonato Brasileiro de Bodyboarding acontece na Praia de Ipanema, em Pontal do Paraná, sábado e domingo. É a primeira vez que o Paraná sedia uma etapa do circuito, que recebe os melhores atletas brasileiros da modalidade. O campeonato conta com a participação de 127 atletas de nove estados.
A atleta Paola Simão, de Niterói, 4º lugar no ranking brasileiro de bodyboard, está ansiosa. “Tenho grandes expectativas para esse evento porque aqui é um mar completamente diferente do que eu estou acostumada, tem bastante vento, frio, correnteza forte. Será um desafio, vai ser bom”, diz.
Pontal do Paraná também recebe a 2ª etapa do Campeonato Paranaense de Enduro Equestre, que é uma das novidades dessa etapa dos Jogos de Aventura e Natureza. O Enduro Equestre é modalidade de corridas de média e longa distância com percursos de 20km a 80km realizados com cavalos. A competição acontece com provas de regularidade (20km e 40 km) e provas de velocidade (60km e 80km) e com 62 conjuntos inscritos.
Confira a programação completa AQUI.
Agenda completa do final de semana:
Antonina
15 e 16 – Beach Soccer – Caveirão
Guaratuba
15 – Ultra maratona dos Perdidos – Morro dos Perdidos
15 a 16 – Campeonato Paranaense de Futevôlei – Complexo Esportivo
15 a 16 – Mano A Mano X1 – Complexo Esportivo
16 – Campeonato Paranaense de Águas Abertas – Praia Central
16 – Campeonato Paranaense de Patinação de Velocidade – Orla de Guaratuba
16 – Campeonato Paranaense de Teqball – Complexo Esportivo
Matinhos
14 a 16 – Campeonato Paranaense de Beach Tennis – Em frente ao Sesc
14 a 16 – Campeonato Paranaense de Hand Beach – Em frente ao Sesc
16 – Campeonato Paranaense de Futebol Americano – Campo de Futebol do Chico
Morretes
15 – Campeonato Paranaense de Corrida de Aventura – Praça dos Imigrantes
Paranaguá
13 a 16 – Campeonato Paranaense de Vôlei de Praia – Aeroparque
15 a 16 – Basquete 3×3 – Aeroparque
Pontal do Paraná
14 a 15 – Campeonato Brasileiro de Bodyboarding – Ipanema
15 – Enduro Equestre – Pontal do Sul
15 e 16 – Campeonato Paranaense de Powerlifting – Calçadão de Ipanema
Fonte: Governo PR
Paraná
MON inaugura obra nova na área externa e promove “caça às artes” com prêmios no sábado
O Museu Oscar Niemeyer entregará ao público mais uma obra inédita do “MON sem Paredes – Arte ao Ar Livre” neste sábado (25), a partir das 10h. É a escultura “Afenufu vivalulu amulufu fufulufu”, do artista avaf (assume vivid astro focus), que integra escorregador, balanço e outros elementos para interação das crianças.
Também serão inauguradas réplicas táteis de obras que fazem parte do projeto: “Giroscópico”, do artista Arthur Lescher, e “Estruturas Dissipativas/Trepa-Trepa”, do artista Rommulo Conceição. Em breve, as obras “Té Danzante”, de Joana Vasconcelos, e “Ao Redor de uma Árvore”, de Gustavo Utrabo, também terão suas versões táteis.
As réplicas fazem parte das iniciativas do programa MON para Todos, desenvolvido pelo Museu Oscar Niemeyer para ampliar o acesso das pessoas com deficiência ao acervo e às atividades oferecidas pela instituição.
CAÇA ÀS ARTES – No mesmo dia e horário haverá uma caça às artes na área externa do museu, aberta ao público. Será uma experiência interativa pelos jardins, convidando as pessoas a explorar as obras do projeto “MON sem Paredes” de forma dinâmica e guiada.
Os primeiros 500 visitantes poderão retirar gratuitamente um mapa ilustrado na bilheteria do Museu. Educadores da equipe do MON estarão no percurso para informar sobre as obras, enriquecendo a experiência.
Para participar, o público irá percorrer o percurso sugerido no mapa e registrar a sua obra favorita do “MON sem Paredes” nas redes sociais com a hashtag #MONSemParedes. Os 100 primeiros participantes que completarem o desafio e apresentarem o post na MON Loja ganharão um sorvete.
“MON SEM PAREDES” – Democrático e inclusivo, o “MON sem Paredes – Arte ao Ar Livre”, inaugurado em 2024, rompeu o limite físico das paredes do Museu e abraçou a população. A iniciativa se transformou num convite permanente para que o público externo se inspire e se sinta instigado a entrar no Museu.
Com curadoria de Marc Pottier e realização do MON, fazem parte do projeto obras como a escultura “Aurum”, da artista Rizza Bomfim, e o “Robô Interativo” dos arquitetos Dilva e Orlando Busarello, que resgata a memória afetiva de uma Curitiba de décadas atrás, quando a obra teve longa permanência no Centro da cidade, na Praça Osório.
O “MON sem Paredes” também conta com obras de Gustavo Utrabo, Artur Lescher, Rommulo Conceição, Alexandre Vogler, Narcélio Grud e Joana Vasconcelos, entre outros artistas.
“Em consonância com o movimento da cidade de oferecer mais atrativos na região central, transformamos o entorno do Museu num amplo espaço cultural. Dessa forma, alcançamos cada vez mais pessoas, sejam moradores ou visitantes, fazendo com que a região respire arte”, diz a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika.
A iniciativa realizou recentemente a sua primeira edição itinerante, no Parque Estadual de Vila Velha, inaugurando um novo capítulo do “MON sem Paredes”, aproximando-se de novos públicos.
“Podemos dizer que o MON está cada vez mais comprometido não apenas com a preservação e difusão da arte, mas definitivamente também com sua democratização e acessibilidade”, diz a diretora. “Quando levamos obras de arte até onde está a população, além de sensibilizarmos o grande público, que talvez não tenha o hábito de entrar em museus, oferecemos ambientes de pausa, de desaceleração e de reconexão interior, promovendo o bem-estar”.
MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.
Serviço:
Museu Oscar Niemeyer
25/4, às 10h
Inauguração da obra “Afenufu vivalulu amulufu fufulufu”, do artista avaf (assume vivid astro focus)
Inauguração de réplicas táteis de obras do MON sem Paredes
Caça às artes – participação gratuita
Fonte: Governo PR
-
Política Nacional6 dias agoReconhecimento do circo como manifestação cultural vai à sanção
-
Paraná7 dias agoNova atualização do Monitor de Secas aponta para continuidade da estiagem no Paraná
-
Polícial7 dias agoPMPR reforça busca por inovação e atuação estratégica em segurança pública durante a LAAD Security & Milipol Brazil 2026
-
Polícial7 dias agoPRF escolta mulher em trabalho de parto até maternidade no Paraná
-
Paraná6 dias agoParaná tem redução de 10% nos homicídios e 22% nos roubos no 1º trimestre de 2026
-
Esportes7 dias agoPalmeiras vence Sporting Cristal e lidera o Grupo F da Libertadores
-
Educação7 dias agoMEC realiza encontro de especialização em educação digital
-
Polícial7 dias agoPolícia Militar do Paraná lança mais uma etapa da Operação Omnis em todo o estado
