Paraná
Secretário Nacional de Trânsito conhece ações promovidas no Paraná durante o Maio Amarelo
O secretário nacional de Trânsito (Senatran), Adrualdo de Lima Catão, reuniu-se nesta quinta-feira (04) com o vice-governador Darci Piana, no Palácio Iguaçu, em sua 1ª visita ao Paraná. Ele veio conhecer e entender as ações promovidas pelo Estado para a conscientização no trânsito neste mês do Maio Amarelo.
Em conversa com Catão, Piana reforçou que o Paraná foi o primeiro estado a aderir ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), e que está empenhando esforços para alcançar o objetivo. Dentre estes esforços, Piana destacou o Pacto Social por um Trânsito Seguro, liderado pelo Comitê Trânsito Seguro, que visa engajar todos os segmentos sociais em uma consciência coletiva de que cada ação voltada à segurança viária é fundamental para o desenvolvimento da empatia e melhoria das condições do trânsito; e as reuniões mensais com o grupo técnico do Pnatrans, que começaram no mês passado.
“O Governo do Estado, junto com o Detran, tem que se juntar nas ações com a Secretaria Nacional para motivar as pessoas a salvar vidas, mais do que já estamos fazendo, no Paraná e no país”, afirmou Piana.
- Paraná delega rodovias à União e maior pacote de concessões do País avança mais uma etapa
-
Confira todos os detalhes sobre os primeiros lotes de concessão dos pedágios do Paraná
Junto com o diretor-presidente estadual do Departamento de Trânsito (Detran-PR), Adriano Furtado, e da comitiva da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), composta pela diretora de Segurança no Trânsito, Maria Alice Nascimento, Catão também conversou com os servidores do Detran-PR, e reforçou que o órgão paranaense serve de referência para todos os departamentos do Brasil. “Deve ser um orgulho para vocês trabalharem em um órgão que serve de referência para os outros, tanto em questão de soluções tecnológicas, como em atendimento aos usuários”, afirmou.
Adriano Furtado falou sobre o curso “Conhecendo o Pnatrans”, criado em parceria com a Senatran, que tem como objetivo apresentar o plano e seus pilares aos instrutores e educadores do Detran-PR. Neste primeiro momento, o curso será ofertado apenas para este público, na modalidade EAD, com certificação – posteriormente será disponibilizado aos demais interessados na capacitação.
ACP – Pela manhã, antes da chegada do secretário, a diretora e o assessor da Senatran, junto com os diretores do Detran-PR, foram recebidos na Associação Comercial do Paraná (ACP) pelo presidente Antonio Gilberto Deggerone e o vice-presidente Mauro Gil Meger. No encontro foi reforçado o apoio do setor nas ações do Maio Amarelo e na adesão ao Pacto Social por um Trânsito Seguro.
Por serem polos geradores de fluxo, a ACP assumiu compromisso com ações para conscientizar a população sobre o trânsito em seus diversos setores.
“Temos aqui reunidos os vice-presidentes de vários setores que estão dispostos a contribuir e se engajarem na campanha do Maio Amarelo. A Senatran e o Detran tem total apoio dos comerciantes para esta causa nobre de salvar vidas”, afirmou Deggerone.
Fonte: Governo PR
Paraná
Portos do Paraná investirá R$ 15,7 milhões em pavimentação de vias em Paranaguá
A Portos do Paraná investirá R$ 15,72 milhões na modernização e requalificação de vias urbanas de Paranaguá, no Litoral. O recurso será aplicado na pavimentação em concreto de trechos da Avenida Coronel José Lobo e da Rua Manoel Corrêa, beneficiando a mobilidade de toda da região. O investimento também representa uma importante contrapartida da empresa pública para a comunidade de Paranaguá.
O novo revestimento proporcionará melhores condições de tráfego para moradores, trabalhadores e frequentadores do comércio local, além de aumentar a durabilidade das vias e reduzir a necessidade de intervenções futuras.
“A Portos do Paraná tem compromisso com o desenvolvimento da cidade que abriga a atividade portuária. Embora existam limitações legais para investimentos fora da área do porto, sempre buscamos, quando há viabilidade jurídica e autorização dos órgãos competentes, realizar obras que deixem benefícios permanentes para a população de Paranaguá”, afirma o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
A Avenida Coronel José Lobo receberá as obras no trecho compreendido entre as ruas Barão do Rio Branco e Manoel Corrêa. Parte desse segmento ainda possui revestimento em asfalto e calçamento poliédrico. Já a Rua Manoel Corrêa receberá pavimentação em concreto entre a Avenida Coronel José Lobo e o complexo do Moegão, incluindo o acesso ao Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) e aos pátios da Ascensus. Atualmente, a via é pavimentada com blocos sextavados.
“O concreto foi escolhido porque é o pavimento mais adequado para o tráfego de veículos com cargas pesadas. O material apresenta maior durabilidade e vida útil mais longa. Esse novo pavimento vai impactar positivamente toda a população”, explica o coordenador de Fiscalização da Diretoria de Engenharia e Manutenção da Portos do Paraná, Matheus Arnoni Mendes.
Como as intervenções serão feitas fora da área sob administração direta da Autoridade Portuária, a execução das obras dependeu da autorização da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e da anuência da Prefeitura de Paranaguá.
A licitação já foi concluída e o contrato foi assinado na sexta-feira (19). A empresa vencedora será responsável pela elaboração do projeto executivo e a execução das obras. Após a emissão da ordem de serviço, prevista para os próximos dias, o contrato estabelece prazo de até 14 meses para a conclusão dos trabalhos, contados a partir da aprovação do projeto.
OUTRA OBRA EM EXECUÇÃO – A Portos do Paraná também executa outras melhorias viárias em Paranaguá. São R$ 8,6 milhões investidos na manutenção e recuperação de trechos das avenidas Portuária, Governador Manoel Ribas, Coronel Santa Rita e Coronel José Lobo. O pacote contempla ainda as ruas Manoel Bonifácio e Barão do Rio Branco, além do acesso ao Píer Público de Granéis Líquidos.
INVESTIMENTOS EM ANTONINA – Em Antonina, os investimentos em infraestrutura viária já somam R$ 21,9 milhões. As intervenções contemplam a pavimentação em concreto da Avenida Conde Matarazzo e da Rua Engenheiro Luís Augusto de Leão Fonseca. As obras incluem ainda a implantação de calçadas para pedestres, ciclovias, pontos de ônibus, sinalização viária e melhorias no sistema de drenagem.
Fonte: Governo PR
-
Paraná6 dias agoMPPR empossa dois Procuradores de Justiça nesta sexta-feira (19)
-
Agro7 dias agoBrasil amplia promoção do agronegócio durante a África Food Show 2026
-
Paraná4 dias agoCerimônia marca a posse de Simone Maria Tavarnaro Pereira e Roberto Ouriques como Procuradores de Justiça
-
Política Nacional7 dias agoCâmara aprova projeto que garante atestado para funcionário que acompanhar criança doente
-
Esportes6 dias agoColômbia vence Uzbequistão e assume a ponta do Grupo K na Copa do Mundo
-
Agro6 dias agoPreço da maçã segue em queda no Brasil com estoques elevados e mercado saturado
-
Política Nacional6 dias agoCâmara aprova dispensa de licitação para SUS comprar hemoderivados de empresa pública
-
Política Nacional7 dias agoAprovado projeto que impede bloqueio de gastos de agências reguladoras
