Connect with us


Paraná

BRDE lança academia corporativa para fortalecer inovação e gestão do conhecimento

Publicado em

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) apresentou nesta quinta-feira (25), em Curitiba, a Academia BRDE de Inovação e Desenvolvimento (ABID), iniciativa de educação corporativa criada para fortalecer a formação dos profissionais do banco, integrar práticas de gestão do conhecimento e ampliar a capacidade da instituição de atuar como agente de desenvolvimento regional.

A primeira apresentação foi para os funcionários da agência paranaense. Nas próximas etapas, o banco fará encontros semelhantes no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, dando sequência à implantação gradual da academia nos três estados do Sul.

Criada por iniciativa do diretor-presidente Renê Garcia Junior, a Abid vai organizar ações de capacitação, trilhas de desenvolvimento, programas de formação, mentorias e práticas de disseminação de conhecimento. A proposta é alinhar o desenvolvimento das equipes aos objetivos estratégicos do banco, com foco em inovação, excelência técnica, integração entre áreas e impacto positivo para a sociedade.

“Um banco de desenvolvimento precisa formar continuamente suas equipes para compreender os desafios do setor produtivo, dos municípios e das políticas públicas. A Academia nasce com esse propósito: desenvolver pessoas para que o BRDE amplie sua capacidade de transformar conhecimento em soluções para o desenvolvimento regional”, afirmou Renê Garcia Junior.

A implantação será feita de forma progressiva. Na primeira etapa, a academia terá como foco o público interno, com revisão de políticas e programas de recursos humanos, estruturação e consolidação de um mapa de competências. A perspectiva é que, em até 24 meses, a iniciativa também possa atender parceiros institucionais do BRDE, cooperativas, municípios, órgãos governamentais e entidades ligadas ao ecossistema de desenvolvimento.

Leia mais:  Nova edição do Cândido destaca trabalho das mulheres no jornalismo literário

Para o diretor administrativo do BRDE, Heraldo Neves, a academia representa uma etapa importante no processo de modernização institucional do banco. “A formação permanente é parte da agenda de fortalecimento do BRDE. Ao organizar conhecimento e valorizar especialistas internos por meio da aprendizagem contínua, o banco melhora sua capacidade de execução e prepara suas equipes para responder com mais eficiência às demandas da sociedade”, disse.

A Abid terá atuação voltada ao desenvolvimento de competências alinhadas à estratégia do banco, à promoção de um ambiente colaborativo e saudável, ao monitoramento de resultados e à integração entre áreas e processos. Entre os instrumentos previstos estão cursos, oficinas, formações técnicas, conteúdos presenciais e digitais, programas de mentoria e comunidades de prática.

O superintendente de Infraestrutura e Recursos Humanos do banco, Hélio de Paula e Silva, responsável pela implementação da academia, destacou que o trabalho será conduzido com base em diagnóstico, planejamento e avaliação de resultados. “A Academia BRDE vai reunir iniciativas que já existem, aprimorar programas e construir novas trilhas de desenvolvimento. A ideia é dar método, continuidade e mensuração à educação corporativa, valorizando o conhecimento que está dentro do banco e conectando esse conhecimento às necessidades estratégicas da instituição”, afirmou.

Leia mais:  Paraná Rosa em Ação realizou 8.394 atendimentos em Londrina

Além da capacitação formal, a academia prevê a participação de especialistas internos como instrutores e mentores. Esses profissionais atuarão como multiplicadores de conhecimento técnico, normativo, processual e institucional, contribuindo para preservar a memória técnica do banco.

A estruturação da Abid também abre caminho para futuras parcerias com instituições de ensino, escolas de governo, universidades corporativas, entidades do sistema de desenvolvimento e organismos especializados. “A inovação não está apenas na tecnologia. Ela também está na forma como as instituições aprendem, compartilham conhecimento e se preparam para entregar melhores respostas. É esse movimento que a Academia BRDE passa a estruturar”, acrescentou Renê Garcia Junior.

A apresentação de lançamento também contou com a participação de Paulo Starke, superintendente do BRDE no Paraná; Guilherme Pegorini, chefe do Departamento de Recursos Humanos do banco; e Daisy Quintana de Aguiar, analista de desenvolvimento no RH da instituição. Eles detalharam aos funcionários a proposta de implantação da Academia, as etapas previstas para a sua estruturação, o papel dos especialistas internos como multiplicadores de conhecimento e a integração da iniciativa às políticas de desenvolvimento de pessoas do BRDE.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Estado libera R$ 202,1 milhões para consultas, exames e serviços de saúde em todos os municípios

Published

on

O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta quinta-feira (25) o repasse de R$ 202,1 milhões para fortalecer o atendimento especializado do Sistema Único de Saúde (SUS) nos 399 municípios paranaenses. Os recursos foram transferidos em parcela única, de forma automática, diretamente do Fundo Estadual de Saúde para os Fundos Municipais de Saúde e estão programados para serem depositados já nesta sexta-feira (26).

O investimento integra uma estratégia do Governo do Estado para ampliar o acesso da população a consultas, exames especializados e serviços de média complexidade ambulatorial, reduzindo gargalos no atendimento e acelerando diagnósticos e encaminhamentos em todas as regiões do Paraná.

Os recursos poderão ser utilizados para a realização de consultas especializadas, exames diagnósticos e pagamento de prestadores de serviços do SUS. A distribuição foi definida pelo critério per capita, com valor de R$ 17 por habitante, considerando a estimativa populacional de 2025 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Todos os municípios serão contemplados, sem necessidade de adesão a programas ou convênios específicos. Os repasses foram estabelecidos pela Resolução nº 746/2026 , em que consta o valor para cada cidade.

Leia mais:  MPPR participa de lançamento de protocolo para o atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência em Balsa Nova

Ratinho Junior afirmou que o investimento foi estruturado para ajudar os municípios a ampliar a oferta de consultas, exames e atendimentos especializados, especialmente aqueles que enfrentam dificuldades para custear esses serviços.

“É um anúncio de parceria e colaboração com os 399 municípios do Paraná. Estamos fazendo um investimento de mais de R$ 200 milhões na área da saúde para média complexidade, atendimentos, contratação de equipes e exames, fruto dessa necessidade de apoio aos municípios. Muitos, em especial os pequenos, têm sofrido com a diminuição do Fundo de Participação dos Municípios, que vem do governo federal, e esse investimento ajuda a dar suporte ao custeio da saúde”, detalhou o governador.

Segundo Ratinho Junior, o critério de distribuição garante que todos os municípios sejam contemplados de forma proporcional à população. “É uma divisão per capita, não pela importância do prefeito ou pelo partido. Estamos colocando R$ 17 por habitante em cada município. Isso vai dar uma alavancada importante e colaborar neste momento de diminuição dos repasses”, acrescentou.

Leia mais:  PCPR confecciona 375 carteiras de identidade em ação de cidadania em Campo Largo

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), os municípios deverão priorizar pacientes que aguardam procedimentos diagnósticos, especialmente aqueles que necessitam de exames para confirmação de diagnóstico, avaliação pré-operatória ou encaminhamento para cirurgias eletivas. A medida busca agilizar o atendimento e reduzir filas em uma das áreas de maior demanda do sistema público de saúde.

Segundo o secretário estadual da Saúde, César Neves, o aporte amplia a capacidade de resposta dos municípios e fortalece a regionalização da assistência especializada.

“Esse recurso sai do Fundo Estadual de Saúde e vai direto para os fundos municipais. Os prefeitos já vão poder dispor desse reforço. Vale lembrar que, até os anos 2000, o governo federal respondia por cerca de R$ 60 de cada R$ 100 investidos em média e alta complexidade. Hoje esse percentual caiu para R$ 38. Esse aporte do Estado ajuda a dar mais celeridade às filas, ampliando as consultas especializadas e reforçando a rede de atendimento”, destacou.

-

Foto: Jonathan Campos/AEN

REFORÇO NO ATENDIMENTO – Entre os maiores repasses estão Curitiba, que receberá R$ 31,1 milhões, Londrina (R$ 9,9 milhões), Maringá (R$ 7,3 milhões), Ponta Grossa (R$ 6,4 milhões), Cascavel (R$ 6,3 milhões) e Foz do Iguaçu (R$ 5,1 milhões).

Outras cidades de médio porte também receberão aportes expressivos, como Guarapuava (R$ 3,2 milhões); Fazenda Rio Grande (R$ 2,8 milhões); Araucária (R$ 2,8 milhões); Paranaguá (R$ 2,6 milhões); Campo Largo (R$ 2,5 milhões); Apucarana (R$ 2,3 milhões); e Pinhais (R$ 2,2 milhões).

Os recursos também chegarão aos municípios de menor porte. Jardim Olinda receberá R$ 22,9 mil, Nova Aliança do Ivaí R$ 22,5 mil, Esperança Nova R$ 31,5 mil e Guaporema R$ 37,6 mil, seguindo o critério populacional estabelecido pela resolução.

Para o prefeito de Campo do Tenente, Weverton Willian Vizentin, o reforço financeiro ajuda os municípios de pequeno porte a manter e ampliar os serviços de saúde. “Os municípios pequenos têm enfrentado dificuldades, principalmente com o custeio da saúde. Esse recurso chega em boa hora porque poderá ser utilizado para exames, pagamento de médicos e outros serviços, permitindo atender a população com mais qualidade e reduzir a espera por atendimento”, disse.

O prefeito de Godoy Moreira, Primis de Oliveira, disse que o repasse representa um reforço importante para as cidades de pequeno porte, que dependem de recursos extras para ampliar a oferta de serviços de saúde. “Para os municípios pequenos, que não têm muita renda e dependem do apoio do Estado, esse recurso é de grande importância. Vai fazer a diferença para ampliar o acesso à saúde e melhorar a qualidade de vida da população”, afirmou.

De acordo com o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, o recurso chega em uma boa hora. “Como o repasse é feito pelo critério per capita, o dinheiro entra amanhã e, na segunda-feira, já começamos a investir em consultas de especialidades cardiológicas, oftalmológicas, ortopédicas e neurológicas, além de operações. Tudo isso começa a ser realizado na nossa rede municipal de saúde”, reforçou.

FORTALECIMENTO DA REDE – O repasse faz parte da política estadual de fortalecimento da média complexidade ambulatorial e poderá ser executado pelos municípios diretamente na rede própria, por meio de prestadores contratados ou em parceria com consórcios intermunicipais de saúde. Os recursos não poderão ser utilizados para despesas administrativas, pagamento de pessoal ou investimentos em obras e equipamentos.

-

Foto: Jonathan Campos/AEN

PRESENÇAS – Acompanharam a solenidade no Palácio Iguaçu os secretários de Estado Norberto Ortigara (Fazenda), João Carlos Ortega (Casa Civil), Roni Miranda (Educação), Cleber Mata (Comunicação) e Fernando Giacobo (Cidades); o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi; o líder do governo na Assembleia, o deputado estadual Hussein Bakri; os deputados estaduais Márcia Huçulak, Adão Litro, Artagão Júnior, Marcelo Rangel, Maria Victoria, Thiago Bührer, Alisson Wandscheer, Cantora Mara Lima, Adão litro, Artagão Júnior, Moacyr Fadel e Ney Leprevost; os deputados federais Sandro Alex e Santin Roveda; prefeitos de todas as regiões e demais autoridades.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262