Connect with us


Brasil

MMA participa de lançamento do relatório Estado do Clima na América Latina e no Caribe

Publicado em

A secretária-executiva do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Anna Flávia de Senna Franco, participou do lançamento do relatório Estado do Clima na América Latina e no Caribe 2025, da Organização Meteorológica Mundial (OMM), na última semana.

Esta foi a primeira vez que o lançamento do relatório ocorreu no Brasil, em Brasília (DF), com organização do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em sua sexta edição regional, o documento reúne evidências científicas, dados dos Serviços Meteorológicos e Hidrológicos Nacionais, centros regionais, instituições de pesquisa e parceiros do sistema da Organização das Nações Unidas (ONU).

Anna Flávia ressaltou a importância do documento para pensar políticas públicas eficazes e conscientizar a sociedade sobre os impactos da mudança do clima.

“Os relatórios são instrumentos importantes de registro da memória climática regional, construídos com base em conhecimento científico, que nos alertam sobre a necessidade de combinarmos resiliência e adaptação climática, proteção de ecossistemas e transição para modelos de desenvolvimento de baixo carbono”, disse a secretária-executiva do MMA.

O ministro de Agricultura e Pecuária em exercício, Cleber Soares, relembrou que as políticas públicas do Governo do Brasil para reduzir a emissão de carbono mitigaram resultados que poderiam ser piores. “Se o Brasil não tivesse iniciado esse processo de mitigação ainda em 2010, os impactos climáticos poderiam ser muito mais severos”, afirmou.

Leia mais:  Coletiva de imprensa sobre a COP15 com Marina Silva, João Paulo Capobianco e Amy Fraenkel

A secretária-geral da OMM, Celeste Saulo, destacou a importância do relatório como instrumento para fortalecer ações de adaptação e prevenção climática. “O relatório Estado do Clima na América Latina e no Caribe 2025 não é apenas uma publicação científica. É um apelo à ação. Ele nos pede para fortalecer as observações, investir em serviços, abordar as deficiências nos sistemas de alerta precoce e garantir que as informações climáticas cheguem a quem mais precisa delas”, explicou.

Resultados

A cerimônia apresentou as conclusões mais relevantes da edição de 2025 do relatório e destacou a importância da informação climática para a tomada de decisões, o planejamento setorial, a redução do risco de desastres e o fortalecimento dos sistemas de alerta precoce na região.

O relatório foi apresentado pelo climatologista José Marengo, coordenador-geral de Pesquisa e Desenvolvimento do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Segundo ele, as temperaturas em 2025 permaneceram acima da média histórica, enquanto as geleiras andinas seguem perdendo extensão, comprometendo a segurança hídrica da região. O especialista também alertou para a elevação do nível do mar em áreas costeiras do Atlântico e do Caribe e para a intensificação de eventos extremos, como chuvas intensas, secas, ondas de calor e ciclones tropicais.

Leia mais:  Ministério da Saúde oficializa novo Hospital Universitário dos Servidores para garantir mais atendimentos para o SUS

Outro dado destacado durante o lançamento foi que 2025 já figura entre os anos mais quentes já registrados. Projeções da OMM indicam alta probabilidade de novos recordes de temperatura até o fim desta década.

Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA 
[email protected] 
(61) 2028-1227/1051 
Acesse o Flickr do MMA 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima

Comentários Facebook

Brasil

Ministro da Pesca e Aquicultura cumpre agendas no Maranhão

Published

on

O ministro da Pesca e Aquicultura, Edipo Araujo, estará no Maranhão nos dias 28 e 29 de maio para cumprir diversas agendas no estado. Entre as atividades, está a capacitação do Programa Nacional de Regularização de Embarcação de Pesca (PROPESC), que busca a regularização das embarcações inscritas no Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP). 

Além disso, Edipo visitará comunidades pesqueiras tradicionais maranhenses. Ele também apresentará projetos dos setores aquícola e pesqueiro para o reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e participará da inauguração de laboratórios de inovação da instituição. 

SERVIÇO

Dia 28/05 (quinta-feira)  

09h30 – Reunião com o Reitor, Gestão e Coordenadores dos Projetos – Apresentação dos Projetos MPA.  

Local: Palácio Cristo Rei – Praça Gonçalves Dias, nº 351, esquina com o Largo dos Amores  

11h20 – Cerimônia de Inauguração dos Laboratórios. Local: Avenida dos Portugueses, nº 1966, Vila Bacanga, UFMA – LABS  

14h30 – Visita às comunidades pesqueiras. Local: Rua da Paz, nº 489, bairro Centro, Raposa (MA)  

Leia mais:  Brasil defende turismo sustentável como pilar da economia verde durante Fórum Esfera Internacional

Dia 29/05 (sexta-feira)  

09h – Participação na Capacitação do PROPESC 

Local: Centro de Formação da Educação e Saúde do Município de Raposa – Rua 4 Evangelistas, nº 37-1, Jardim das OliveirasRaposa (MA) 

CONTATO

 [email protected]      

(61) 3276-5193 / (61) 8141-7229      

(061) 99317-9160 

www.gov.br/mpa      

@minpescaeaquicultura  

Fonte: Ministério da Pesca e Aquicultura

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262