Connect with us


Brasil

CNH do Brasil alcança melhor resultado da história no primeiro quadrimestre de 2026

Publicado em

Mais acesso, menos burocracia e formação teórica gratuita. O Programa CNH do Brasil encerrou o primeiro quadrimestre de 2026 com resultados históricos em todas as etapas da formação de condutores no país. É o melhor desempenho registrado desde a entrada em vigor do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em 1997.

O principal destaque do período foi o crescimento dos requerimentos para a primeira habilitação. Entre janeiro e abril de 2026, foram registrados 4.834.308 cadastros, frente a 1.199.321 no mesmo período de 2025. A alta aproximada foi de 303%, o maior volume já registrado para o quadrimestre.

Com teto de R$180 fixado pelo programa, os exames médicos e psicológicos acompanharam o desempenho, com 2.353.329 avaliações realizadas em 2026, acima das 2.242.283 registradas no ano passado.

Formação teórica e prática em alta

A etapa de formação teórica também apresentou avanços no período. Entre janeiro e abril de 2026, foram realizados 2.546.124 cursos teóricos, ante 942.693 registrados no mesmo período do ano anterior. O crescimento foi superior a 170%.

A oferta gratuita dos cursos teóricos por meio da CNH do Brasil gerou impacto direto no orçamento das famílias brasileiras. A economia estimada para os candidatos já chega a R$ 1.84 bilhão, com base nos cursos realizados gratuitamente e registrados no Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach).

Leia mais:  Novas regras garantem mais segurança em contêineres usados como alojamentos e escritórios

Já nos exames teóricos, foram realizadas 1.116.302 avaliações de janeiro a abril de 2026, volume mais de 28% superior ao registrado em 2025 e o maior resultado da série histórica para os quatro primeiros meses do ano.

Na formação prática, o país também alcançou o melhor desempenho da série histórica. Os cursos práticos somaram 1.860.129 registros, crescimento aproximado de 28% em relação ao mesmo período do ano passado.

Os exames práticos seguiram a mesma tendência, com 1.763.747 avaliações realizadas no primeiro quadrimestre de 2026, resultado superior em mais de 21% ao registrado em 2025.

CNHs emitidas

O número de Carteiras Nacionais de Habilitação emitidas também apresentou crescimento no período. Entre janeiro e abril de 2026, foram emitidas 858.896 CNHs em todo o país, frente a 824.291 no quadrimestre.

O resultado representa o segundo maior volume da série histórica, ficando próximo do recorde registrado em 2014, quando 873.181 habilitações foram emitidas no mesmo período do ano anterior.

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes

Leia mais:  Ministério da Saúde vai formar 760 especialistas em enfermagem obstétrica no país

Fonte: Ministério dos Transportes

Comentários Facebook

Brasil

Conferência debate inteligência financeira e estratégias de combate ao crime organizado

Published

on

Campo Grande, 11/5/26 – A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), por meio da Diretoria de Inteligência e Operações Integradas, participou da Conferência de Inteligência Financeira e Recuperação de Ativos, realizada de 5 a 7 de maio, em Campo Grande (MS). Representaram o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) o gerente da Rede Recupera, Eduardo Quadrotti, e o coordenador-geral de Combate ao Crime Organizado, Getúlio Monteiro.

O evento reuniu autoridades, especialistas e representantes das Polícias Civis, da Polícia Federal (PF), do Judiciário e do Ministério Público (MP), entre outras instituições, com o objetivo de debater estratégias de enfrentamento ao crime organizado, à corrupção e à lavagem de dinheiro.

Cooperação e troca de experiências

A conferência fortalece a cooperação interinstitucional e o intercâmbio de conhecimentos em temas como rastreamento de ativos, tecnologias aplicadas à investigação financeira e recuperação de recursos desviados.

A iniciativa reforça o compromisso das Polícias Civis e da Polícia Federal com o aprimoramento das ações de enfrentamento ao crime organizado e de proteção da sociedade brasileira. O encontro também evidencia a atuação integrada das forças de segurança na formulação de políticas voltadas à descapitalização do crime organizado e ao combate à lavagem de dinheiro.

Leia mais:  Comitê gestor de índices e níveis de eficiência energética estabelece desempenho mínimo para novas edificações no país

Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262