Paraná
Estado vai investir R$ 5,3 milhões em estruturas proteção à mulher em Irati
O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta quinta-feira (23), em Irati, um conjunto de investimentos nas áreas social, educacional e de infraestrutura para o município. Os principais destaques são duas estruturas voltadas à rede de proteção feminina: a Casa da Mulher Paranaense e o Espaço de Acolhimento da Mulher, que juntos somam R$ 5,3 milhões. O pacote também inclui obras em escolas estaduais, pavimentação de vias e a entrega de equipamentos para o município.
Para o Espaço de Acolhimento da Mulher, serão investidos R$ 2,7 milhões. Ele será destinado a mulheres em situação de risco iminente de morte ou grave ameaça, com encaminhamento feito pela rede de proteção.
“Nosso objetivo é garantir que nenhuma mulher paranaense fique sem apoio em um momento de vulnerabilidade. Com os Espaços de Acolhimento da Mulher, estamos fortalecendo a rede de proteção e criando ambientes seguros, acolhedores e integrados ao sistema de assistência social e de segurança pública”, afirmou o governador.
Concebido para acolhimento integral, o local contará com 11 demi-suítes, uma suíte adaptada para pessoas com deficiência, cozinha, instalações sanitárias acessíveis, salas de acolhimento e coordenação, espaço para crianças com brinquedoteca, playground, refeitório, lavanderia, sala de TV, sala de estudos, áreas de convivência, horta e espaço pet.
- Com investimento de R$ 21 milhões do Estado, São Mateus do Sul ganha novo hospital
-
Nova escola e pavimentações: Ratinho Junior anuncia R$ 41 milhões para São Mateus do Sul
A estrutura de Irati é a primeira de seis que o Governo do Estado entregará em diferentes regiões do Paraná. A ideia é criar um local seguro e protegido para que essas mulheres possam sair da convivência com os agressores. O encaminhamento será feito pela rede de proteção formada pela Polícia Militar, Polícia Civil, Delegacia da Mulher, serviços de Assistência Social e órgãos do sistema de Justiça.
AUTONOMIA – Em outra frente de trabalho, a Casa da Mulher Paranaense, que receberá outros R$ 2,6 milhões, será construída para fomentar a autonomia das mulheres como prevenção à violência doméstica. A estrutura deverá unir o acolhimento e proteção com qualificação profissional, apoio ao empreendedorismo e atendimento interdisciplinar, ampliando a independência financeira e social das mulheres.
Para o prefeito de Irati, Emiliano Augusto Gomes, a parceria com o Governo do Estado foi fundamental para a viabilização das novas estruturas de atendimento ao público feminino. “Estes novos investimentos autorizados pelo governador vão ampliar a atenção e serviços disponíveis às mulheres vítimas de violência a partir de um trabalho prestado por uma equipe multidisciplinar. Isso é resultado do diálogo constante do município com o Governo do Estado, que tem se mostrado sensível às nossas demandas”, disse.
INFRAESTRUTURA – Entre as iniciativas voltadas ao desenvolvimento urbano está a pavimentação do acesso ao Distrito Industrial, com investimento de R$ 3,3 milhões do Estado. A obra contempla pouco mais de mil metros de vias que conectam as indústrias locais à BR-277.
Serão beneficiadas quatro ruas municipais: Ariosto Guimarães Teixeira (397 metros), Mieceslau Leonardo Duszczak (131 metros), Miguel Mazur (268 metros) e Eduardo Van Der Laars (280 metros). A intervenção busca melhorar o escoamento da produção, facilitar o deslocamento de veículos de carga e atrair novos investimentos ao polo industrial.
O município também foi contemplado com a entrega de máquinas e equipamentos pesados, com investimento de R$ 3,9 milhões da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento. O pacote inclui dois caminhões caçamba, uma pá carregadeira, uma retroescavadeira e uma motoniveladora, que serão utilizados em obras de infraestrutura rural e manutenção de estradas municipais.
EDUCAÇÃO – O Governo do Estado está investindo R$ 9,7 milhões na revitalização de cinco colégios estaduais em Irati. O Colégio Estadual João XXIII é o mais avançado, com 90% das obras já executadas. São R$ 3,3 milhões investidos em melhorias em instalações elétricas, cobertura, muros, acessibilidade e diversos ambientes escolares, como salas de aula, laboratórios, biblioteca, quadras e áreas administrativas.
Já o Centro Estadual Florestal de Educação Profissional Presidente Costa e Silva passa por modernização em 19 blocos, com investimento de R$ 3,5 milhões. A obra está com 42% de execução e contempla laboratórios, áreas administrativas, alojamentos, refeitório, ginásio e espaços de apoio.
Outras três unidades também recebem melhorias: o Colégio Estadual Cívico-Militar Duque de Caxias contará com R$ 1,2 milhão para modernização elétrica, climatização e adequações estruturais; o Colégio Estadual Trajano Grácia terá R$ 324 mil para reconstrução de muros e recuperação de acessos; e o Colégio Estadual Antônio Xavier da Silveira receberá R$ 211 mil para melhorias na infraestrutura elétrica, pintura e reforma do laboratório de informática.
OUTROS ANÚNCIOS – O anúncio das medidas foi realizado durante a entrega de um Ambulatório Médico de Especialidades (AME), reforçando a estratégia do Governo do Estado de descentralizar serviços e ampliar a oferta de atendimento à população em diferentes áreas.
Durante o evento, Ratinho Junior também autorizou novos investimentos na área da saúde, com a construção de um Pronto Atendimento Municipal (PAM), e a implantação do Parque Tecnológico Terra dos Pinheirais, voltado à inovação, tecnologia e economia criativa.
PRESENÇAS – Também participaram da solenidade os secretários estaduais da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona; Inovação e Inteligência Artificial, Marcos Stamm; os deputados federais Sandro Alex, Beto Preto, Leandre Dal Ponte, Toninho Wandscheer e Geraldo Mendes; o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Alexandre Curi; o líder do Governo na Alep, Hussein Bakri; o deputado estadual Marcelo Rangel; o assessor especial da Casa Civil Hudson Teixeira; a vice-prefeita de Irati, Larissa Mazepa; prefeitos da região e demais autoridades.
Fonte: Governo PR
Paraná
Carreta Saúde da Mulher chega a Rolândia para atender seis municípios da região
Após registrar mais de 2 mil procedimentos e consultas em Congonhinhas e região, a Carreta Saúde da Mulher inicia uma nova etapa de atendimentos em Rolândia, no Norte do Paraná. A unidade móvel da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) ficará instalada na Avenida Salgado Filho, 455, entre esta terça-feira e sábado (23 e 27) e de 30 de junho a 4 de julho.
Nesta fase, serão atendidas mulheres de seis municípios: Rolândia, Miraselva, Guaraci, Prado Ferreira, Jaguapitã e Cambé. A expectativa é realizar cerca de 2.850 procedimentos e consultas ao longo das duas semanas de permanência no município.
Entre os serviços ofertados estão mamografias, exames citopatológicos (papanicolau), ultrassonografias de mama, transvaginal e de tireoide, consultas médicas presenciais e atendimentos por telemedicina. A ação integra o programa Paraná Rosa e busca ampliar o acesso aos exames preventivos e ao diagnóstico precoce de doenças que afetam a saúde da mulher.
“Estamos levando atendimento especializado para mais perto da população e reduzindo barreiras de acesso aos exames preventivos. Os resultados alcançados nas etapas anteriores mostram a importância dessa estratégia para fortalecer o cuidado com a saúde da mulher em todas as regiões do Paraná”, afirmou o secretário estadual da Saúde, César Neves.
Todos os atendimentos são agendados previamente pelas equipes de gestão municipal para garantir a organização e a agilidade no acesso aos serviços de saúde.
RESULTADOS EM CONGONHINHAS – A etapa anterior da Carreta Saúde da Mulher foi em Congonhinhas, atendendo também moradoras de Sapopema, São Jerônimo da Serra, Nova Santa Bárbara e Nova Fátima. Durante a semana da parada na cidade, foram atendidas 600 mulheres, totalizando 432 consultas presenciais e 421 atendimentos por telemedicina. Houve ainda 392 exames de mamografia, 276 exames citopatológicos (papanicolau) e 484 ultrassonografias.
CARRETA SAÚDE DA MULHER 2026 – A edição atual da Carreta Saúde da Mulher prevê 19 paradas e mais de 50 mil atendimentos e procedimentos em pelo menos 95 municípios até dezembro. O programa busca criar um ambiente permanente de prevenção, autocuidado e mobilização pela saúde da mulher em todo o território paranaense.
Na Carreta, são oferecidos exames de mamografia bilateral para rastreamento (40 a 74 anos), mamografia diagnóstica, coleta de material do colo do útero para exame citopatológico, o papanicolau (25 a 64 anos), e ultrassonografias transvaginal, de mamas e tireoide, além de orientações de promoção de saúde e autocuidado.
PRODUTIVIDADE – O Relatório Consolidado de Produtividade da Carreta Saúde da Mulher já registra o atendimento de 2.112 mulheres em 2026 e a realização de 6.979 procedimentos, o que representa 12,75% da meta anual de 54.750 atendimentos. Diante desses resultados, a operação evidencia ação simultânea em cinco frentes distintas de cuidado clínico. Os números referem-se às ações realizadas em Adrianópolis, Wenceslau Braz e Congonhinhas.
O balanço das atividades demonstra o equilíbrio operacional das equipes, contabilizando 1.794 ultrassonografias, número que representa quase 15% da meta anual estipulada. Além disso, foram contabilizadas 1.372 mamografias e 765 exames citopatológicos. Na parte de atendimentos médicos, foram registradas 1.568 consultas presenciais e outras 1.480 via telemedicina.
PARANÁ ROSA – A Carreta Saúde da Mulher integra as ações do Paraná Rosa, campanha voltada à ampliação da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças femininas. Iniciada em 2019, a iniciativa visa ampliar as ações no território paranaense, criando um ambiente permanente de prevenção, autocuidado e mobilização pela saúde da mulher. Ela engloba uma série de ações de conscientização, exames, palestras e atividades em todo o Paraná, com foco especial na prevenção e no diagnóstico precoce de doenças como o câncer de mama e o câncer do colo do útero.
Fonte: Governo PR
-
Paraná5 dias agoMPPR empossa dois Procuradores de Justiça nesta sexta-feira (19)
-
Esportes7 dias agoEspanha decepciona em estreia e para no goleiro de Cabo Verde
-
Agro7 dias agoBrasil, Guiana e IICA fortalecem cooperação regional no Caribe
-
Agro6 dias agoBrasil amplia promoção do agronegócio durante a África Food Show 2026
-
Esportes7 dias agoIrã e Nova Zelândia fazem jogo movimentado e empatam por 2 a 2
-
Política Nacional6 dias agoProjeto do governo destina R$ 24 milhões para despesas administrativas de agências reguladoras
-
Política Nacional6 dias agoCâmara aprova projeto que garante atestado para funcionário que acompanhar criança doente
-
Esportes7 dias agoUruguai empata com Arábia Saudita e deixa Grupo H totalmente indefinido
