Paraná
Com recursos do Casa Fácil, residencial com 24 apartamentos é entregue em Pinhais
Uma nova etapa de vida se inicia para 24 famílias de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Elas são as proprietárias das unidades do Residencial Toronto, empreendimento que teve investimento superior a R$ 5,7 milhões e foi entregue com o apoio da Cohapar nesta terça-feira (10). Do total de beneficiários, 20 famílias foram contempladas com subsídios do programa Casa Fácil Paraná para ajudar no pagamento da entrada do financiamento.
A obra é resultado da parceria entre Governo do Estado, Caixa Econômica Federal e execução da G3 Empreendimentos Imobiliários. O residencial foi construído em uma região bem localizada da cidade, com fácil acesso a Curitiba e infraestrutura completa, como pavimentação, calçamento, iluminação pública, redes de energia elétrica, água e esgoto. O entorno também conta com diversos serviços públicos e comércios.
Por meio do programa estadual, foram destinados R$ 400 mil em subsídios para atender pessoas com renda de até quatro salários mínimos e que cumprissem com demais requisitos de participação. O recurso serve para diminuir a entrada e facilitar a contratação habitacional junto à Caixa. Os compradores também conseguem outras vantagens, como descontos do Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, e podem aplicar o FGTS para abatimento do saldo devedor.
O residencial possui apartamentos com área privativa a partir de 45 m², divididos em dois dormitórios, banheiro social, sala integrada à cozinha, lavanderia, sacada e uma vaga individual. Os imóveis são entregues com piso e revestimento nas paredes nas áreas molhadas, metais, louças e tanque. O condomínio também oferece espaços comuns, que incluem salão de festas e espaço pet.
As moradias, vendidas pelo preço médio de R$ 230 mil cada, podem ser quitadas em até 420 meses junto à Caixa e apresentam taxas de juros menores que os financiamentos convencionais. Com a somatória das subvenções do poder público, as prestações mensais também ficam mais baratas, com custo muitas vezes mais em conta que um aluguel.
CONCRETIZAÇÃO – O casal de empresários Celso Aguiar e Elisangela Correia Carneiro, de 41 e 38 anos, respectivamente, está na expectativa para mudar de endereço o quanto antes. Eles já moram no bairro, mas em um imóvel alugado. Contemplados com o subsídio do Casa Fácil Paraná, a família agora celebra a conquista da tão sonhada moradia própria.
“É a concretização de um sonho tão esperado. Vivemos de aluguel, próximo daqui. A localização é privilegiada, um lugar agradável de se viver. É muito emocionante estar aqui, em um lugar nosso”, afirmou Celso.
O empresário destacou a importância do recurso estadual para viabilizar a compra do imóvel. “A gente não tinha toda a entrada e o subsídio veio para acrescentar e facilitar. Foi maravilhoso, veio em um momento muito importante da nossa vida. Vamos mudar o quanto antes para já se livrar do aluguel”, completou Aguiar.
CASA FÁCIL PARANÁ – Desde a sua criação, em 2019, o programa estadual já beneficiou mais de 130 mil famílias com a construção, regularização ou concessão de subsídios para a compra da casa própria. O benefício é destinado a pessoas com renda familiar de até quatro salários mínimos. Além da renda, os critérios para adesão também exigem que os pretendes não possuam casa própria e não tenham participado de outros programas habitacionais do poder público anteriormente.
Os interessados em participar dos projetos habitacionais com benefícios do programa podem consultar a lista de empreendimentos disponíveis na cidade no site da Cohapar e fazer o cadastro familiar.
Fonte: Governo PR
Paraná
Estado libera R$ 202,1 milhões para consultas, exames e serviços de saúde em todos os municípios
O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta quinta-feira (25) o repasse de R$ 202,1 milhões para fortalecer o atendimento especializado do Sistema Único de Saúde (SUS) nos 399 municípios paranaenses. Os recursos foram transferidos em parcela única, de forma automática, diretamente do Fundo Estadual de Saúde para os Fundos Municipais de Saúde e estão programados para serem depositados já nesta sexta-feira (26).
O investimento integra uma estratégia do Governo do Estado para ampliar o acesso da população a consultas, exames especializados e serviços de média complexidade ambulatorial, reduzindo gargalos no atendimento e acelerando diagnósticos e encaminhamentos em todas as regiões do Paraná.
Os recursos poderão ser utilizados para a realização de consultas especializadas, exames diagnósticos e pagamento de prestadores de serviços do SUS. A distribuição foi definida pelo critério per capita, com valor de R$ 17 por habitante, considerando a estimativa populacional de 2025 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Todos os municípios serão contemplados, sem necessidade de adesão a programas ou convênios específicos. Os repasses foram estabelecidos pela , em que consta o valor para cada cidade.
Ratinho Junior afirmou que o investimento foi estruturado para ajudar os municípios a ampliar a oferta de consultas, exames e atendimentos especializados, especialmente aqueles que enfrentam dificuldades para custear esses serviços.
“É um anúncio de parceria e colaboração com os 399 municípios do Paraná. Estamos fazendo um investimento de mais de R$ 200 milhões na área da saúde para média complexidade, atendimentos, contratação de equipes e exames, fruto dessa necessidade de apoio aos municípios. Muitos, em especial os pequenos, têm sofrido com a diminuição do Fundo de Participação dos Municípios, que vem do governo federal, e esse investimento ajuda a dar suporte ao custeio da saúde”, detalhou o governador.
Segundo Ratinho Junior, o critério de distribuição garante que todos os municípios sejam contemplados de forma proporcional à população. “É uma divisão per capita, não pela importância do prefeito ou pelo partido. Estamos colocando R$ 17 por habitante em cada município. Isso vai dar uma alavancada importante e colaborar neste momento de diminuição dos repasses”, acrescentou.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), os municípios deverão priorizar pacientes que aguardam procedimentos diagnósticos, especialmente aqueles que necessitam de exames para confirmação de diagnóstico, avaliação pré-operatória ou encaminhamento para cirurgias eletivas. A medida busca agilizar o atendimento e reduzir filas em uma das áreas de maior demanda do sistema público de saúde.
Segundo o secretário estadual da Saúde, César Neves, o aporte amplia a capacidade de resposta dos municípios e fortalece a regionalização da assistência especializada.
“Esse recurso sai do Fundo Estadual de Saúde e vai direto para os fundos municipais. Os prefeitos já vão poder dispor desse reforço. Vale lembrar que, até os anos 2000, o governo federal respondia por cerca de R$ 60 de cada R$ 100 investidos em média e alta complexidade. Hoje esse percentual caiu para R$ 38. Esse aporte do Estado ajuda a dar mais celeridade às filas, ampliando as consultas especializadas e reforçando a rede de atendimento”, destacou.
REFORÇO NO ATENDIMENTO – Entre os maiores repasses estão Curitiba, que receberá R$ 31,1 milhões, Londrina (R$ 9,9 milhões), Maringá (R$ 7,3 milhões), Ponta Grossa (R$ 6,4 milhões), Cascavel (R$ 6,3 milhões) e Foz do Iguaçu (R$ 5,1 milhões).
Outras cidades de médio porte também receberão aportes expressivos, como Guarapuava (R$ 3,2 milhões); Fazenda Rio Grande (R$ 2,8 milhões); Araucária (R$ 2,8 milhões); Paranaguá (R$ 2,6 milhões); Campo Largo (R$ 2,5 milhões); Apucarana (R$ 2,3 milhões); e Pinhais (R$ 2,2 milhões).
Os recursos também chegarão aos municípios de menor porte. Jardim Olinda receberá R$ 22,9 mil, Nova Aliança do Ivaí R$ 22,5 mil, Esperança Nova R$ 31,5 mil e Guaporema R$ 37,6 mil, seguindo o critério populacional estabelecido pela resolução.
Para o prefeito de Campo do Tenente, Weverton Willian Vizentin, o reforço financeiro ajuda os municípios de pequeno porte a manter e ampliar os serviços de saúde. “Os municípios pequenos têm enfrentado dificuldades, principalmente com o custeio da saúde. Esse recurso chega em boa hora porque poderá ser utilizado para exames, pagamento de médicos e outros serviços, permitindo atender a população com mais qualidade e reduzir a espera por atendimento”, disse.
O prefeito de Godoy Moreira, Primis de Oliveira, disse que o repasse representa um reforço importante para as cidades de pequeno porte, que dependem de recursos extras para ampliar a oferta de serviços de saúde. “Para os municípios pequenos, que não têm muita renda e dependem do apoio do Estado, esse recurso é de grande importância. Vai fazer a diferença para ampliar o acesso à saúde e melhorar a qualidade de vida da população”, afirmou.
De acordo com o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, o recurso chega em uma boa hora. “Como o repasse é feito pelo critério per capita, o dinheiro entra amanhã e, na segunda-feira, já começamos a investir em consultas de especialidades cardiológicas, oftalmológicas, ortopédicas e neurológicas, além de operações. Tudo isso começa a ser realizado na nossa rede municipal de saúde”, reforçou.
FORTALECIMENTO DA REDE – O repasse faz parte da política estadual de fortalecimento da média complexidade ambulatorial e poderá ser executado pelos municípios diretamente na rede própria, por meio de prestadores contratados ou em parceria com consórcios intermunicipais de saúde. Os recursos não poderão ser utilizados para despesas administrativas, pagamento de pessoal ou investimentos em obras e equipamentos.
PRESENÇAS – Acompanharam a solenidade no Palácio Iguaçu os secretários de Estado Norberto Ortigara (Fazenda), João Carlos Ortega (Casa Civil), Roni Miranda (Educação), Cleber Mata (Comunicação) e Fernando Giacobo (Cidades); o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi; o líder do governo na Assembleia, o deputado estadual Hussein Bakri; os deputados estaduais Márcia Huçulak, Adão Litro, Artagão Júnior, Marcelo Rangel, Maria Victoria, Thiago Bührer, Alisson Wandscheer, Cantora Mara Lima, Adão litro, Artagão Júnior, Moacyr Fadel e Ney Leprevost; os deputados federais Sandro Alex e Santin Roveda; prefeitos de todas as regiões e demais autoridades.
Fonte: Governo PR
-
Educação6 dias agoPND poderá ser usada em seleções de 2.031 redes de ensino
-
Paraná6 dias agoCerimônia marca a posse de Simone Maria Tavarnaro Pereira e Roberto Ouriques como Procuradores de Justiça
-
Brasil6 dias agoGoverno Federal lança campanha que alerta para relação entre álcool e violência contra a mulher durante a Copa do Mundo
-
Paraná5 dias agoPolícia Civil do Paraná apreende armas e haxixe na Rodoviária de Curitiba
-
Educação7 dias agoMEC realiza oficina sobre metas do PNE para educação infantil
-
Brasil6 dias agoGoverno do Brasil lança chamada para remunerar mais de 2,3 mil famílias de povos e comunidades tradicionais da Amazônia
-
Paraná5 dias agoPrevisão é de tempo bom e ausência de chuva para a 4ª Corrida do Porto
-
Educação6 dias agoSancionado piso salarial para professores da educação básica
