Connect with us


Paraná

Estado lança programa para ajudar agricultores a proteger 30 mil nascentes de água até 2026

Publicado em

O governador Carlos Massa Ratinho Junior apresentou nesta terça-feira (15), no Palácio Iguaçu, o Programa Estadual de Proteção de Nascentes, da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB), com a meta de preservar 30 mil fontes e minas d’água até 2026. O anúncio aconteceu durante a apresentação do Plano Safra do Paraná 2023-2024.

Como parte da ação, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) lançou o desafio de fazer intervenções em 1 mil nascentes em um único dia em todo o Estado. Ele vai acontecer no Dia da Árvore, em 21 de setembro, com o objetivo de melhorar a qualidade da água usada pelas famílias rurais paranaenses e garantir o abastecimento nas propriedades. Trata-se da maior iniciativa já realizada em proteção de nascentes no Paraná e no Brasil, com a ação atendendo três fontes de cada município paranaense.

“Lançamos o Plano Safra para potencializar a produção agrícola, mas sabemos que é preciso também promover incentivar sustentáveis. São coisas que têm que andar lado a lado por um desenvolvimento consistente e responsável”, afirmou o governador.

“Água é um bem finito. Proteger, usar com responsabilidade, é cada vez mais necessário. Este programa mostra que estamos preocupados, sim, com a com o aspecto sustentável da nossa agricultura. E são ações que, no médio e longo prazos, ajudam a reduzir custos e perdas eventuais por clima”, disse o secretário estadual da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara. Segundo ele, o investimento na ação será de cerca de R$ 862 mil, incluindo o material que será usado no trabalho.

“Dentro do programa Banco do Agricultor estamos financiando até R$ 100 mil a proteção de nascentes, com tecnologia adequada (solo-cimento), plantio de árvores, cercas nas áreas de fontes. Estamos estimulando agricultores que têm aviário ou estábulo a guardar essa água para o uso racional. Também estamos financiando, a juro zero, todo processo de irrigação para a agricultura familiar e rebatendo o custo do dinheiro para médios e grandes agricultores”, complementou.

A ação faz parte do Programa de Recursos Naturais e Sustentabilidade, que pretende criar 23 microbacias modelos no Estado até o final do ano, uma em cada macrorregião. “Esta é a retomada de um programa de recursos naturais e sustentabilidade, sem perder a competitividade da agricultura, se alinhando a uma tendência global. Isso parte do entendimento de que é preciso ser feito um trabalho para garantir mais água para irrigação, para, na outra ponta, ter menos problema para consumo humano”, afirmou o diretor-presidente, Natalino Avance de Souza.

Leia mais:  Estado lança PrFilm Commission, que tem como objetivo atrair a produção de filmes para o Paraná

PROTEÇÃO DAS NASCENTES – Para a proteção das nascentes, será usada uma técnica à base de solo-cimento, bastante difundida no meio rural e usada há anos pela extensão rural. A fonte passa, primeiramente por uma limpeza geral para retirar possíveis impurezas. Em seguida, a área da nascente recebe pedras irregulares (pedra ferro, sem fundo amarelo), funcionando como um filtro físico da água. Na sequência, faz-se a colocação de canos de abastecimento das caixas d’água. Por fim, a fonte é lacrada com uma mistura de solo com cimento.

“O principal benefício dessa proteção é a garantia de que a nascente não vai secar, mesmo em período de estiagem. Além disso, a proteção evita a contaminação e garante água de qualidade para abastecer as casas e também algumas atividades, como a irrigação de hortas ou o fornecimento de água para os animais”, explicou o gerente estadual do IDR-Paraná, Amauri Ferreira.

Ele destacou que, nos últimos três anos, o Paraná passou por um dos maiores períodos de déficit hídrico de sua história, o que deixou algumas comunidades rurais e urbanas com dificuldade no abastecimento. “Nosso compromisso é trabalhar para que isso não aconteça novamente”, salientou.

MATAS CILIARES – Além de proteger a fonte, a ação do próximo dia 21 de setembro inclui a recuperação e recomposição da mata ciliar em volta da nascente. Até o dia 20 de agosto, serão definidos os nomes dos produtores que serão beneficiados pela ação e as nascentes que serão protegidas.

Ferreira disse ainda que os extensionistas vão atuar junto aos produtores rurais para conscientizá-los a respeito da preservação, distribuição e uso racional da água. “Pretendemos subsidiar a implantação de práticas de uso mais conscientes de sistemas de irrigação, para que o produtor saiba quando deve irrigar e quanto de água deve ser usado”, explicou.

MICROBACIAS – Os profissionais do IDR-Paraná também vão iniciar a instalação de microbacias modelo no Estado ainda neste semestre. Nesses locais, os extensionistas vão apresentar aos produtores algumas práticas de bom uso do solo, produção sustentável e uso racional da água. Inicialmente será instalada uma microbacia modelo por regional – o que totaliza 23 microbacias em todo o estado.

Leia mais:  Planejamento e integração marcam preparação do Paraná para temporada de incêndios

No próximo ano se juntam a elas outras 243, implantadas em parceria com a Sanepar, e mais 58, em conjunto com a Itaipu Binacional. “Até 2026, serão 399 microbacias modelo, uma em cada município. Os extensionistas do IDR-Paraná já fizeram a proteção de 6 mil fontes no Estado, usando a técnica do solo-cimento. Até 2026, devem totalizar 30 mil nascentes protegidas”, completou.

PLANO ABC+ – A ação é parte de uma estruturação mais verde do agro paranaense. Neste ano a Secretaria de Agricultura apresentou o Plano Estadual para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária (Plano ABC+ Paraná). Ele foi elaborado com a participação de várias entidades públicas e privadas. Os desafios propostos até 2030 levam em conta o histórico da produção agrícola e silvícola do Estado e a situação atual de cada atividade, além do potencial de contribuição em relação à mitigação de gases de efeito estufa.

O Estado está se propondo a recuperar 350 mil hectares de pastagens degradadas, qualificar o uso de Sistema de Plantio Direto de Grãos em 400 mil hectares e ampliar em quatro mil hectares o uso do Sistema de Plantio Direto de Hortaliças. A tecnologia de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta também deve ser estendida para mais 500 mil hectares.

Em Sistemas Agroflorestais, a ampliação será em 30 mil hectares, enquanto as florestas plantadas deverão ocupar mais 220 mil hectares. O Plano ABC+ também privilegia o uso de bioinsumos em 430 mil hectares e de sistemas de irrigação em 48 mil hectares, além da ampliação em 78,9 milhões de metros cúbicos do Manejo de Resíduos de Produção Animal. O Estado assume ainda o compromisso de aumentar em 60 mil cabeças o número de bovinos terminados de forma intensiva e aproveitar 78,9 milhões de metros cúbicos de dejetos animais para a produção de biogás/biometano.

O documento ainda orienta pelo fortalecimento de programas estaduais que já estão em andamento, como o RenovaPR (transformação energética do campo), Paraná Mais Verde (plantio de novas mudas), Prosolo Paraná (mitigação dos processos erosivos do solo e da degradação dos cursos d’água) e a Rede Paranaense de Agropesquisa e Formação Aplicada, que tem como meta a expansão da pesquisa e a integração da academia aos novos processos produtivos sustentáveis.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Estado libera R$ 202,1 milhões para consultas, exames e serviços de saúde em todos os municípios

Published

on

O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta quinta-feira (25) o repasse de R$ 202,1 milhões para fortalecer o atendimento especializado do Sistema Único de Saúde (SUS) nos 399 municípios paranaenses. Os recursos foram transferidos em parcela única, de forma automática, diretamente do Fundo Estadual de Saúde para os Fundos Municipais de Saúde e estão programados para serem depositados já nesta sexta-feira (26).

O investimento integra uma estratégia do Governo do Estado para ampliar o acesso da população a consultas, exames especializados e serviços de média complexidade ambulatorial, reduzindo gargalos no atendimento e acelerando diagnósticos e encaminhamentos em todas as regiões do Paraná.

Os recursos poderão ser utilizados para a realização de consultas especializadas, exames diagnósticos e pagamento de prestadores de serviços do SUS. A distribuição foi definida pelo critério per capita, com valor de R$ 17 por habitante, considerando a estimativa populacional de 2025 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Todos os municípios serão contemplados, sem necessidade de adesão a programas ou convênios específicos. Os repasses foram estabelecidos pela Resolução nº 746/2026 , em que consta o valor para cada cidade.

Leia mais:  Judiciário atende pedido do MPPR e determina que Município de Marmeleiro suspenda decreto que autorizou compra de terreno por R$ 4 milhões

Ratinho Junior afirmou que o investimento foi estruturado para ajudar os municípios a ampliar a oferta de consultas, exames e atendimentos especializados, especialmente aqueles que enfrentam dificuldades para custear esses serviços.

“É um anúncio de parceria e colaboração com os 399 municípios do Paraná. Estamos fazendo um investimento de mais de R$ 200 milhões na área da saúde para média complexidade, atendimentos, contratação de equipes e exames, fruto dessa necessidade de apoio aos municípios. Muitos, em especial os pequenos, têm sofrido com a diminuição do Fundo de Participação dos Municípios, que vem do governo federal, e esse investimento ajuda a dar suporte ao custeio da saúde”, detalhou o governador.

Segundo Ratinho Junior, o critério de distribuição garante que todos os municípios sejam contemplados de forma proporcional à população. “É uma divisão per capita, não pela importância do prefeito ou pelo partido. Estamos colocando R$ 17 por habitante em cada município. Isso vai dar uma alavancada importante e colaborar neste momento de diminuição dos repasses”, acrescentou.

Leia mais:  MPPR firma TAC com Município de Ibaiti para garantir a mulheres vítimas de violência doméstica e familiar acesso a serviço de acolhimento provisório

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), os municípios deverão priorizar pacientes que aguardam procedimentos diagnósticos, especialmente aqueles que necessitam de exames para confirmação de diagnóstico, avaliação pré-operatória ou encaminhamento para cirurgias eletivas. A medida busca agilizar o atendimento e reduzir filas em uma das áreas de maior demanda do sistema público de saúde.

Segundo o secretário estadual da Saúde, César Neves, o aporte amplia a capacidade de resposta dos municípios e fortalece a regionalização da assistência especializada.

“Esse recurso sai do Fundo Estadual de Saúde e vai direto para os fundos municipais. Os prefeitos já vão poder dispor desse reforço. Vale lembrar que, até os anos 2000, o governo federal respondia por cerca de R$ 60 de cada R$ 100 investidos em média e alta complexidade. Hoje esse percentual caiu para R$ 38. Esse aporte do Estado ajuda a dar mais celeridade às filas, ampliando as consultas especializadas e reforçando a rede de atendimento”, destacou.

-

Foto: Jonathan Campos/AEN

REFORÇO NO ATENDIMENTO – Entre os maiores repasses estão Curitiba, que receberá R$ 31,1 milhões, Londrina (R$ 9,9 milhões), Maringá (R$ 7,3 milhões), Ponta Grossa (R$ 6,4 milhões), Cascavel (R$ 6,3 milhões) e Foz do Iguaçu (R$ 5,1 milhões).

Outras cidades de médio porte também receberão aportes expressivos, como Guarapuava (R$ 3,2 milhões); Fazenda Rio Grande (R$ 2,8 milhões); Araucária (R$ 2,8 milhões); Paranaguá (R$ 2,6 milhões); Campo Largo (R$ 2,5 milhões); Apucarana (R$ 2,3 milhões); e Pinhais (R$ 2,2 milhões).

Os recursos também chegarão aos municípios de menor porte. Jardim Olinda receberá R$ 22,9 mil, Nova Aliança do Ivaí R$ 22,5 mil, Esperança Nova R$ 31,5 mil e Guaporema R$ 37,6 mil, seguindo o critério populacional estabelecido pela resolução.

Para o prefeito de Campo do Tenente, Weverton Willian Vizentin, o reforço financeiro ajuda os municípios de pequeno porte a manter e ampliar os serviços de saúde. “Os municípios pequenos têm enfrentado dificuldades, principalmente com o custeio da saúde. Esse recurso chega em boa hora porque poderá ser utilizado para exames, pagamento de médicos e outros serviços, permitindo atender a população com mais qualidade e reduzir a espera por atendimento”, disse.

O prefeito de Godoy Moreira, Primis de Oliveira, disse que o repasse representa um reforço importante para as cidades de pequeno porte, que dependem de recursos extras para ampliar a oferta de serviços de saúde. “Para os municípios pequenos, que não têm muita renda e dependem do apoio do Estado, esse recurso é de grande importância. Vai fazer a diferença para ampliar o acesso à saúde e melhorar a qualidade de vida da população”, afirmou.

De acordo com o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, o recurso chega em uma boa hora. “Como o repasse é feito pelo critério per capita, o dinheiro entra amanhã e, na segunda-feira, já começamos a investir em consultas de especialidades cardiológicas, oftalmológicas, ortopédicas e neurológicas, além de operações. Tudo isso começa a ser realizado na nossa rede municipal de saúde”, reforçou.

FORTALECIMENTO DA REDE – O repasse faz parte da política estadual de fortalecimento da média complexidade ambulatorial e poderá ser executado pelos municípios diretamente na rede própria, por meio de prestadores contratados ou em parceria com consórcios intermunicipais de saúde. Os recursos não poderão ser utilizados para despesas administrativas, pagamento de pessoal ou investimentos em obras e equipamentos.

-

Foto: Jonathan Campos/AEN

PRESENÇAS – Acompanharam a solenidade no Palácio Iguaçu os secretários de Estado Norberto Ortigara (Fazenda), João Carlos Ortega (Casa Civil), Roni Miranda (Educação), Cleber Mata (Comunicação) e Fernando Giacobo (Cidades); o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi; o líder do governo na Assembleia, o deputado estadual Hussein Bakri; os deputados estaduais Márcia Huçulak, Adão Litro, Artagão Júnior, Marcelo Rangel, Maria Victoria, Thiago Bührer, Alisson Wandscheer, Cantora Mara Lima, Adão litro, Artagão Júnior, Moacyr Fadel e Ney Leprevost; os deputados federais Sandro Alex e Santin Roveda; prefeitos de todas as regiões e demais autoridades.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262