Brasil
Ministério abre consulta pública para Plano Mestre do Complexo Portuário de Paranaguá e Antonina (PR)
O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) abriu, nesta sexta-feira (6), a consulta pública do Plano Mestre do Complexo Portuário de Paranaguá e Antonina, no estado do Paraná. Realizada de forma totalmente online, por meio da plataforma Brasil Participativo, do Governo Federal, a consulta permanece aberta até 7 de março.
O Plano Mestre é um instrumento estratégico de planejamento do setor, elaborado para cada complexo portuário do país. Ele tem como finalidade orientar ações e investimentos de curto, médio e longo prazos, abrangendo os portos, a relação porto-cidade e os acessos aos complexos portuários, conforme previsto na legislação setorial. Podem contribuir com o modelo a sociedade civil, órgãos da administração pública e pessoas jurídicas, com o objetivo de aprimorar a política pública.
Participação social
A consulta pública é um instrumento de participação social, que permite a cidadãos, empresas, entidades representativas, autoridades públicas e demais interessados conhecerem o conteúdo do Plano Mestre e apresentarem contribuições, sugestões e comentários, com vistas ao aprimoramento do documento, antes da consolidação da versão final do plano.
As contribuições, devidamente identificadas e fundamentadas, devem ser encaminhadas por meio do formulário eletrônico disponível na plataforma Brasil Participativo. No site, também estão disponíveis, para consulta, o documento preliminar do Plano Mestre do Complexo Portuário de Paranaguá e Antonina e o seu apêndice.
A participação social é fundamental para o aprimoramento do Plano Mestre e para o fortalecimento de um planejamento portuário integrado, eficiente e sustentável.
Serviço
- O quê: Consulta pública do Plano Mestre do Complexo Portuário de Paranaguá e Antonina
- Como participar: de forma online, por este link
- Prazo para contribuições: 7 de março
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos
Fonte: Portos e Aeroportos
Brasil
Guia do Ministério do Turismo mostra como pequenas adaptações qualificam a experiência de turistas neurodivergentes
O Ministério do Turismo, em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), lançou nesta quinta-feira (7), durante o 10º Salão do Turismo, em Fortaleza (CE), o “Guia Para Atender Bem Turistas Neurodivergentes”. A iniciativa inédita reúne orientações práticas para a recepção deste público no setor, a fim de tornar o turismo brasileiro mais acessível, acolhedor e adequado a diferentes perfis de viajantes.
O documento foi desenvolvido a partir de uma pesquisa nacional conduzida pela UEA, em parceria com o MTur. A análise identificou que o atendimento e o preparo das equipes são os fatores de maior impacto na experiência turística dos neurodivergentes.
O ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, enfatizou o empenho do Governo do Brasil no sentido de qualificar a atenção àqueles que precisam de cuidados especiais. “A partir dos dados da pesquisa, criamos esse guia para que os turistas se sintam mais seguros quando forem viajar e, principalmente, para que o empreendedor esteja preparado para receber o turista neurodivergente”, afirmou.
Segundo Feliciano, mesmo adequações de pequeno porte já significam muito para o turista neurodivergente. “São adaptações acessíveis a todo o trade turístico. Na maioria das vezes, são informações básicas que podem ser compartilhadas antes da viagem, aumentando o acolhimento dessas pessoas”, completou o ministro.
Soluções reais para problemas comuns
Além do lançamento do guia, a programação do Núcleo do Conhecimento do Salão do Turismo, onde a publicação foi lançada, contou com uma oficina prática voltada a profissionais do setor turístico, pesquisadores e participantes do evento.
Durante a atividade, os participantes foram convidados a pensar soluções reais para situações comuns enfrentadas por turistas neurodivergentes em hotéis, restaurantes, aeroportos, shows e atrações turísticas.
Divididos em grupos, eles discutiram alternativas para situações comuns do turismo, como barulho excessivo em shows, iluminação intensa, excesso de estímulos visuais em eventos, filas longas, cheiro forte e falta de previsibilidade durante viagens.
O que revelou a pesquisa
A pesquisa nacional que serviu de base para o guia foi realizada entre fevereiro e março de 2026 com 761 participantes, entre pessoas neurodivergentes, familiares e profissionais da área.
Entre os participantes:
- 90,1% relataram julgamentos relacionados a comportamentos neurodivergentes;
- 89,8% apontaram falta de compreensão das necessidades por parte das equipes;
- 87,5% citaram falta de flexibilidade no atendimento;
- 77% relataram dificuldade com tempo de espera sem previsibilidade;
- 72,7% apontaram o barulho intenso como um dos principais gatilhos de desconforto.
‘Não é um material teórico’
Durante o lançamento, a coordenadora da pesquisa, professora doutora Marklea da Cunha Ferst, destacou que o guia foi pensado para aproximar soluções práticas da realidade do setor turístico.
“O guia foi criado para ajudar o operador da atividade turística a saber como agir diante de situações reais. Não é um material teórico. Para cada desafio, existem sugestões de adaptações práticas e exemplos de soluções possíveis”, explicou Marklea.
Segundo a pesquisadora, grande parte das mudanças necessárias envolve adaptações simples e de baixo custo, principalmente relacionadas a comunicação, organização dos ambientes e ao preparo das equipes.
A professora Marklea Ferst foi responsável pela coordenação e pelo desenvolvimento da pesquisa, bem como pela elaboração do Guia, produzido no âmbito de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado entre o Ministério do Turismo e a UEA para a realização de ações voltadas ao turismo responsável, com ênfase na acessibilidade do setor turístico.
O guia completo está disponível AQUI.
PROGRAME-SE PARA O SALÃO DO TURISMO:
Data: 7 a 9 de maio
Local: Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza
Entrada: Gratuita e aberta ao público.
Como se inscrever
Para participar do evento é necessário se inscrever. O cadastro pode ser feito aqui. A entrada é gratuita.
Programação para o público
- Programação de quinta-feira (7): clique aqui.
- Programação de sexta-feira (8): clique aqui.
- Programação de sábado (9): clique aqui.
Como chegar: Confira as rotas para o Centro de Eventos.
Fortaleza: Dicas do que curtir na cidade durante o evento.
Por Natália Moraes
Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Turismo
João Pedrini: (63) 99125-9853
Natália Moraes: (61) 99202-7509
Marco Guimaraes: (61) 99689-4646
Lianne Ceará: (88) 99901-3201
Victor Mayrink: (61) 99161-3220
Fonte: Ministério do Turismo
-
Educação7 dias agoAções do MEC valorizam trabalhadores da educação
-
Esportes5 dias agoBotafogo sofre virada no Nilton Santos e perde para o Remo
-
Paraná5 dias agoEsporte e diversão: pequenos corredores lotam as ruas de Guaratuba na Maratoninha
-
Paraná6 dias agoAo vivo: confira a transmissão da inauguração da Ponte de Guaratuba
-
Paraná6 dias agoIntegração e desenvolvimento: autoridades destacam impacto histórico da Ponte de Guaratuba
-
Paraná4 dias agoCom Ponte de Guaratuba, Maratona Internacional do Paraná se torna marco do Esporte no Estado
-
Esportes4 dias agoFlamengo e Vasco empatam em jogo eletrizante com gol nos acréscimos
-
Educação7 dias agoMEC autoriza aquisição de prédio do Campus Diadema do IFSP
