Brasil
Brasil e Rússia avançam no diálogo sobre transportes e infraestrutura
O secretário Nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro, recebeu, nesta quinta-feira (5), representantes do Governo da Rússia que estão no Brasil para a 8ª Reunião da Comissão Brasil-Rússia de Alto Nível de Cooperação (CAN). Durante o encontro, foram destacados projetos e iniciativas em desenvolvimento no país, enquanto a delegação russa compartilhou modelos e soluções adotadosna Rússia na área de transportes.
“A relação comercial entre ambos os países é sólida. O Brasil exporta produtos agrícolas e importa fertilizantes da Rússia, o que torna essa parceria estratégica para a segurança alimentar. Nesse contexto, as ferrovias, por exemplo, se destacam como meios de transporte eficientes para viabilizar esse fluxo comercial”, afirmou Leonardo Ribeiro, secretário Nacional de Transporte Ferroviário.
Andrey Nikitin, ministro de Transportes da Rússia, apresentou uma carteira de soluções tecnológicas voltadas à infraestrutura logística, incluindo avanços na aplicação de biometria no transporte público, que permitem a identificação de passageiros por reconhecimento facial.
“Para nós, o mais importante é a experiência do passageiro e motorista, desde o momento em que saí de casa até a chegada ao destino. Buscamos aprimorar a qualidade do tráfego e a segurança, e acreditamos que há espaço para ampliar a cooperação entre os dois países”, declarou o ministro russo Nikitin.
Na ocasião, ficou acordada a elaboração de um memorando de entendimento que orientará, em etapa posterior, novas reuniões bilaterais com o setor empresarial, visando à promoção de cooperação técnica e parcerias entre os dois países a curto prazo.
Cooperação internacional
A 8ª Reunião da Comissão Brasil-Rússia de Alto Nível de Cooperação (CAN), principal instância de diálogo intergovernamental entre os dois países, ocorreu no Palácio Itamaraty, em Brasília, com foco no fortalecimento e na ampliação da parceria e das relações comerciais.
Além disso, foi assinada uma Declaração Conjunta que estabelece diretrizes para aprofundar a cooperação bilateral em áreas estratégicas como infraestrutura, agricultura, energia, ciência, tecnologia e inovação, educação, cultura e desenvolvimento sustentável, entre outros setores, além de orientar os trabalhos futuros entre Brasil e Rússia.
No documento, as partes tratam de acordos para ampliar o diálogo financeiro e aduaneiro, intensificar os laços empresariais e reafirmar o compromisso conjunto com a paz, a segurança internacional e o multilateralismo, incluindo a cooperação no âmbito do BRICS.
A delegação russa conta com oito ministros — entre eles o dos Transportes — três vice-ministros e dirigentes de agências governamentais. Em 2025, o comércio entre Brasil e Rússia somou US$ 10,9 bilhões, com exportações brasileiras de US$ 1,5 bilhão e importações de US$ 9,4 bilhões.
Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes
Fonte: Ministério dos Transportes
Brasil
MJSP direciona mais de R$ 2,8 milhões à segurança pública da Baixada Santista
Praia Grande, 22/6/2026 – O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), firmou parceria com os municípios de Guarujá, Praia Grande, Santos e São Vicente, na Baixada Santista, no âmbito do Programa Município Mais Seguro. A cerimônia ocorreu na sexta-feira (19), em Praia Grande (SP).
A iniciativa busca integrar União e municípios por meio de ações voltadas ao fortalecimento da segurança pública local. Foram anunciadas a doação de 649 unidades de kits Taser (instrumentos de menor potencial ofensivo) às guardas municipais e 1.410 espargidores (dispositivos portáteis de defesa pessoal). O investimento ultrapassa R$ 2,8 milhões.
“O Governo Federal tem investido fortemente na segurança pública local e na valorização das guardas municipais. É neste cenário que o programa se consolida como uma das principais ações da Senasp para fortalecer a prevenção da violência e a promoção de ambientes mais seguros”, afirmou o diretor do Sistema Único de Segurança Pública (Dsusp) do MJSP, João Alberto Nogueira Junior. “O programa reconhece a importância dos governos locais e das guardas municipais na construção de uma segurança pública mais próxima da população”, acrescentou.
Para o prefeito de Praia Grande, Alberto Pereira Mourão, a iniciativa do Governo Federal de se aproximar e reconhecer a importância das guardas municipais é positiva. Segundo ele, o programa contribui para a qualificação das corporações e auxilia municípios com menor capacidade estrutural a aprimorar sua atuação.
“O papel da Senasp, de apoiar e orientar as corporações nos municípios, permite que aquelas com menos condições possam refletir melhor sobre como agir no território”, complementou.
Além da assinatura do Termo de Adesão pelos representantes municipais, foi realizado um seminário de apresentação do programa aos gestores locais, com detalhamento dos projetos prioritários, das oportunidades de investimento, das capacitações oferecidas e dos requisitos para adesão.
O Programa Município Mais Seguro busca fortalecer as guardas municipais por meio de ações de capacitação, modernização, prevenção à violência e aprimoramento da atuação integrada no âmbito do Sistema Único de Segurança Pública (Susp).
-
Paraná5 dias agoMPPR empossa dois Procuradores de Justiça nesta sexta-feira (19)
-
Esportes7 dias agoEspanha decepciona em estreia e para no goleiro de Cabo Verde
-
Agro7 dias agoBrasil, Guiana e IICA fortalecem cooperação regional no Caribe
-
Agro6 dias agoBrasil amplia promoção do agronegócio durante a África Food Show 2026
-
Esportes7 dias agoIrã e Nova Zelândia fazem jogo movimentado e empatam por 2 a 2
-
Política Nacional6 dias agoProjeto do governo destina R$ 24 milhões para despesas administrativas de agências reguladoras
-
Política Nacional6 dias agoCâmara aprova projeto que garante atestado para funcionário que acompanhar criança doente
-
Esportes7 dias agoUruguai empata com Arábia Saudita e deixa Grupo H totalmente indefinido
