Connect with us


Brasil

Hostel do Rio vence o ‘Oscar dos Hostels’ e reforça liderança brasileira em sustentabilidade

Publicado em

O Brasil voltou a se destacar no HOSCARs Awards, premiação criada pela plataforma Hostelworld e considerada o “Oscar dos hostels”. O Longboard Paradise Hostel, localizado na Praia da Macumba, no Rio de Janeiro, venceu a categoria Eco-Warrior, dedicada às melhores práticas de sustentabilidade e turismo regenerativo, sendo reconhecido como o hostel mais sustentável do mundo.

Entre as iniciativas avaliadas para premiação estão ações de recuperação da restinga, geração de energia limpa, reuso de água, gestão de resíduos e projetos de regeneração ambiental. O hostel superou concorrentes de Ruanda, Colômbia, Índia e Taiwan.

“O momento da hostelaria brasileira dialoga com a fase positiva da imagem do Brasil no exterior. Os hostels se consolidam como porta de entrada de uma nova geração de viajantes, que busca autenticidade, impacto social e conexão com o território”, afirma o jornalista Diego Bonel, especialista em cultura hosteleira.

O Rio de Janeiro concentrou o maior número de hostels premiados. O El Misti Hostel Ipanema foi eleito o melhor hostel do Brasil e ficou na 7ª posição na América do Sul, enquanto o Pura Vida Hostel Rio alcançou a 9ª colocação no ranking continental. O Ipanema Beach House foi reconhecido como o hostel que mais evoluiu no país, e o Castelo dos Tucanos recebeu o prêmio de hostel mais popular da cidade.

Leia mais:  Em São Paulo, Renan Filho encerra caravana "Na Boleia do Brasil" com visita a obras na Dutra e encontro com caminhoneiros

Além do prêmio global, o Brasil manteve sua presença entre os destaques do continente com o Ô de Casa Hostel Bar, em São Paulo, eleito o melhor hostel médio da América do Sul e 5º colocado no ranking continental, além de conquistar o 2º lugar entre os melhores hostels do Brasil.

Fora do eixo Rio–São Paulo, o El Shaddai Hostel e Pousada, em Foz do Iguaçu (PR), conquistou o 3º lugar entre os melhores hostels do Brasil.

“O desempenho dos hostels brasileiros no HOSCARs Awards 2026 mostra que o país deixou de ser apenas um destino competitivo em preço e passou a ser referência em experiência, sustentabilidade e gestão. Esse reconhecimento é resultado de uma evolução consistente da hostelaria brasileira ao longo da última década”, completa Bonel.

Por Fábio Marques

Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook

Brasil

Ministro Luiz Marinho entrega certificação em Inteligência Artificial a jovens aprendizes em Itaguaí (RJ)

Published

on

Ao celebrar com estudantes do ensino público do município de Itaguaí, na região metropolitana do estado do Rio de Janeiro, o Dia Nacional do Jovem Trabalhador, na tarde desta sexta-feira (24), no Clube Militar, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, entregou ao grupo de jovens aprendizes formandos do projeto “Alternativa Jovem Itaguaiense” a certificação da Trilha de Inteligência Artificial para Estudantes, realizada via plataforma Caminho Digital, do programa Escola do Trabalhador 4.0 do MTE. Na oportunidade, os jovens formados pelo projeto em Itaguaí assinaram, com o Centro Integrado Empresa-Escola (CIEE) e a prefeitura local, o Termo de Contrato de Aprendizagem, levantando, na presença do ministro, as Carteiras de Trabalho devidamente assinadas, em um momento simbólico de posse.

“Valorizem o aprendizado. Aqui tem início a vida profissional de vocês. O conhecimento nunca é demais, e a aprendizagem proporcionada durante o processo de estágio será para toda a vida”, ressaltou o ministro durante a abertura do Fórum Fluminense de Secretários e Gestores do Trabalho do Estado do Rio de Janeiro (Fortrab), um espaço de diálogo, construção coletiva e fortalecimento de políticas públicas voltadas à geração de emprego, renda e desenvolvimento sustentável.

Leia mais:  MME prorroga consultas públicas do PDE 2035 e do PNE 2055

O fórum proporcionou, junto com o CIEE, a Superintendência Regional do Trabalho no RJ e a Secretaria Municipal de Trabalho, a inserção dos jovens aprendizes nos cursos e sua certificação pela Escola do Trabalhador 4.0, uma parceria do MTE com a Microsoft para propiciar qualificação profissional e inclusão digital à juventude. “O programa de aprendizagem ficou estagnado durante governos passados, mas agora estamos retomando a política. Celebramos a inclusão de mais de 780 mil aprendizes, sendo 76 mil deles no Rio. Executar política pública não depende só do dever do gestor público; é preciso vontade política e cobrança da sociedade”, salientou o ministro aos estudantes e às entidades públicas e privadas presentes no evento.

A Escola do Trabalhador 4.0 do MTE, destacou o ministro, está disponível para qualquer prefeitura que queira oferecer aos jovens mais de 40 trilhas e 200 cursos na área digital disponíveis na plataforma. “São cursos que vão desde o letramento digital à programação e que vão oferecer aos jovens uma oportunidade única de se profissionalizar e de se preparar para o mercado de trabalho. Em Itaguaí foram 30 aprendizes; se multiplicarmos isso por várias prefeituras, chegaremos a um número considerável de jovens”, afirmou Luiz Marinho.

Leia mais:  SUS recebe doação de 11,5 mil frascos de etanol farmacêutico para reforçar combate a intoxicações por metanol

Subiram ao palco para receber das autoridades o certificado de conclusão do curso de Inteligência Artificial da Escola do Trabalhador 4.0 Layla Pereira de Miranda, Rychard Jacintho de Oliveira, Milena da Silva Ferreira, Isac Passos Fortunato Fernandes e Nathalia Tupinambá Júlio de Matos, que falou em nome do grupo de formandos, agradecendo a todos pela oportunidade de formação e inserção no mercado de trabalho.

Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262