Connect with us


Brasil

500 Ultrassons Portáteis fortalecem atendimento nas Unidades Básicas de Saúde

Publicado em

O Ministério da Saúde recebeu nesta quarta, 2/9, representantes da Alfa Med Sistemas Médicos e da MVI Médica para registrar ata de preços para aquisição futura de ultrassons portáteis de bolso. A ata prevê aquisição de 500 unidades com investimento total de R$ 12,58 milhões para ações da Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AgSUS) em Unidades Básicas de Saúde (UBS).

“Esse aparelho cabe até no bolso do médico, da enfermeira, que consegue fazer todos os exames fundamentais de ultrassom, desde ver a situação do bebê dentro da barriga da mãe, ver problema de vesícula, fazer ultrassom abdominal, ver como é que está a situação das veias, ver problemas de gânglios, de cistos, de abscessos. E isso lá na própria UBS. Ou seja, aquilo que às vezes a pessoa é encaminhada para fazer um agendamento em um hospital, um centro laboratorial, vai poder ser resolvido na própria Unidade Básica de Saúde”, afirmou o ministro Alexandre Padilha.

Leia mais:  Secretaria Nacional de Pesca Industrial, Amadora e Esportiva comemora ampliação das exportações de pescado

“Esse é um reforço importante das ações do Ministério da Saúde junto com os municípios, para chegar às equipes do Programa Mais Médicos, que hoje são 27 mil médicos espalhados por todo o país, e para o fortalecimento da Atenção Primária em Saúde“, completou Padilha.

Os estados beneficiados são Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Ceará, São Paulo, Bahia, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Distrito Federal.

Com os aparelhos, o atendimento da população pelo SUS ganha velocidade e qualidade, uma vez que a praticidade dos equipamentos portáteis e resultados instantâneos reduzem tempo de espera.

Os ultrassons de bolso são utilizados para exames abdominais, obstétricos e pré-natais; avaliações renais e apoio a bloqueios; identificação de lesões e sangramentos internos; avaliação de derrame pleural e lesões musculares, apoio a punções e procedimentos guiados por imagem e tem aplicações em adultos e crianças, inclusive em contextos externos.

Leia mais:  Luciana Santos oficializa transferência simbólica do MCTI para Belém durante a COP30

As 500 unidades de ultrassons serão entregues entre 60 e 150 dias, em três etapas, a partir da data de assinatura do contrato. Cada UBS terá 15 dias para realizar a verificação técnica do equipamento e emissão do termo recebimento definitivo antes do pagamento. 

Ministério da Saúde

Fonte: Ministério da Saúde

Comentários Facebook

Brasil

Conama aprova nova resolução para licenciamento ambiental da aquicultura

Published

on

O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) aprovou, nesta quarta-feira (2), a nova resolução que estabelece regras para o licenciamento ambiental da atividade de aquicultura. A norma substituirá a Resolução Conama nº 413/2009 e atualiza os critérios de enquadramento dos empreendimentos, adequando o licenciamento às características atuais do setor.

Entre os principais avanços da nova resolução está a definição do porte dos empreendimentos com base na produção. A modalidade de licenciamento também passa a considerar o porte da atividade: empreendimentos de pequeno porte poderão ser enquadrados na Licença por Adesão e Compromisso (LAC); os de médio porte, na Licença Ambiental Única (LAU); e os de grande porte estarão sujeitos ao licenciamento ordinário, conforme o enquadramento.

A nova regra também estabelece que o cultivo de espécies exóticas não altera, por si só, a modalidade de licenciamento. Além disso, o monitoramento ambiental deverá ser adequado ao porte do empreendimento, permitindo maior proporcionalidade entre as exigências ambientais e a escala da atividade.

A resolução incorpora ainda conceitos relacionados à realidade atual da aquicultura, como boas práticas aquícolas, adensamento, escapes em massa, espécies ornamentais, sistemas de cultivo integrado ou consorciado e sistemas de produção fechados.

Leia mais:  Mais de 7 mil entidades têm registro sindical cancelado por falta de atualização desde 2005

Construção da nova resolução

A revisão da Resolução Conama nº 413/2009 foi conduzida por um Grupo de Trabalho coordenado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e contou com a participação de diferentes órgãos públicos, instituições de pesquisa, representantes do setor produtivo, entidades estaduais e municipais de meio ambiente, especialistas e sociedade civil.

O grupo realizou reuniões ordinárias e extraordinárias entre dezembro de 2024 e novembro de 2025, período em que foram discutidas e construídas as propostas de atualização da regulamentação.

Entre os temas analisados esteve a atualização dos conceitos utilizados na regulamentação, buscando incorporar a evolução dos sistemas e das práticas de produção aquícola. Também foi discutido um novo modelo de enquadramento dos empreendimentos, considerando porte e sistema de produção.

A proposta também retirou o chamado grau de severidade da espécie como critério. Para o cultivo de espécies exóticas, alóctones ou híbridas, permanecem previstas medidas específicas de prevenção e mitigação de potenciais impactos ambientais, incluindo ações para evitar escapes e mecanismos de biossegurança.

Com a aprovação da nova resolução pelo Conama, a Aquicultura ganha muito com critérios mais justos e respeito a cadeia.

Leia mais:  MMA apoia criação de RPPNs e amplia conservação da biodiversidade em áreas privadas

ASCOM
Ministério da Pesca e Aquicultura
[email protected]

Fonte: Ministério da Pesca e Aquicultura

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262