Brasil
Webinar “Embarque ao AdaptaCidades” reúne mais de 370 gestores e inicia ciclo formativo do programa
Mais de 370 participantes de todos os estados brasileiros participaram, na última quinta-feira (16/4), do webinar “Embarque ao AdaptaCidades”, que marcou o início do ciclo de encontros formativos do programa com a chegada dos gestores municipais. O evento reuniu representantes de governos locais e especialistas para apresentar instrumentos e estratégias voltados ao fortalecimento das políticas públicas de adaptação à mudança do clima nos territórios.
A abertura foi conduzida pela diretora do Departamento de Políticas para Adaptação e Resiliência à Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Inamara Mélo, que destacou os impactos da crise climática já presentes no cotidiano das cidades, com a ocorrência crescente de eventos extremos, como chuvas intensas, secas prolongadas, ondas de calor e insegurança hídrica. “Esses riscos não são abstratos. Eles afetam pessoas, serviços públicos, infraestrutura e economias locais”, afirmou.
Na oportunidade, o coordenador-geral do programa no MMA, Lincoln Alves, ressaltou a importância de incorporar a adaptação à gestão pública. “A adaptação à mudança do clima precisa sair do campo abstrato e se tornar cada vez mais parte da prática da gestão pública. É no município que os impactos são sentidos de forma mais direta e é também no território que a adaptação ganha forma concreta. Por isso, o federalismo climático é tão importante: ele significa cooperação, coordenação e corresponsabilidade entre União, estados e municípios”, destacou.
Durante o encontro, a equipe técnica apresentou a metodologia do AdaptaCidades, que prevê uma trilha estruturada de aprendizagem para apoiar estados e municípios na elaboração de planos de adaptação. As ferramentas propostas orientam a atuação da gestão pública frente aos impactos climáticos crescentes nos territórios.
Também foi anunciada a ampliação da comunidade do AdaptaCidades na plataforma ReDUS, que passa a funcionar como uma rede de aprendizagem aberta ao público interessado. O ambiente digital reúne conteúdos, materiais metodológicos e informações sobre o andamento da adesão dos municípios, ampliando o acesso ao conhecimento e fortalecendo a troca de experiências.
O encontro apresentou ainda o processo de adesão à iniciativa e os próximos passos do programa, que incluem a disponibilização de páginas específicas na plataforma para o desenvolvimento da jornada formativa dos gestores. O AdaptaCidades prevê ainda suporte técnico contínuo, com acompanhamento por tutores organizados por grupos de municípios.
O próximo encontro do ciclo está previsto para o dia 29 de abril, às 14h (horário de Brasília), com o tema “Como estabelecer uma governança eficaz para o plano de adaptação local”, com transmissão online. Confira aqui
Acesse aqui a gravação do encontro inaugural e os materiais
Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA
[email protected]
(61) 2028-1227/1051
Acesse o Flickr do MMA
Brasil
Ministro do Turismo participa do Governo do Brasil na Rua, em João Pessoa (PB)
O ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, participa nesta quinta-feira (23), em João Pessoa (PB), da feira de cidadania Governo do Brasil na Rua — uma iniciativa do Governo Federal que leva serviços públicos gratuitos à população e amplia o acesso a diversas políticas públicas.
O evento será realizado na ECIT Mestre Sivuca, no bairro Mangabeira, das 9h às 17h.
A abertura oficial está marcada para as 9h30 e contará com a presença do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos, do governador Lucas Ribeiro, do prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra, além de autoridades convidadas. Em seguida haverá atendimento à imprensa.
Durante a feira, a população terá acesso a diversos serviços públicos gratuitos, sem necessidade de agendamento, com a possibilidade de sair do local com demandas resolvidas.
Entre os atendimentos disponíveis estão perícias do INSS, vacinação para todas as idades, microchipagem de cães e gatos e serviços de saúde, entrega de carteira para o artesão, ID Jovem, entre outros serviços.
Esta é a 13ª edição do Governo do Brasil na Rua, ação interministerial coordenada pela Secretaria-Geral da Presidência da República, que reúne órgãos federais e parceiros locais para ampliar o acesso da população a políticas públicas.
Serviço
– Evento: Governo do Brasil na Rua – João Pessoa (PB)
– Data: 23 de abril (quinta-feira)
– Abertura institucional: 9h30
– Atendimento à imprensa: após a cerimônia de abertura
– Local: ECIT Mestre Sivuca – Mangabeira
– Horário: 9h às 17h
Fonte: Ministério do Turismo
-
Esportes6 dias agoCorinthians vence Santa Fe e domina Grupo E da Libertadores
-
Esportes6 dias agoFluminense perde de virada para Independiente Rivadavia e se complica na Libertadores
-
Paraná6 dias agoNova atualização do Monitor de Secas aponta para continuidade da estiagem no Paraná
-
Política Nacional7 dias agoAprovada indicação para Embaixada do Brasil na Polônia
-
Paraná7 dias agoNa Espanha, Fundação Araucária lança programa de cooperação em CT&I Paraná-Catalunha
-
Polícial6 dias agoPMPR reforça busca por inovação e atuação estratégica em segurança pública durante a LAAD Security & Milipol Brazil 2026
-
Política Nacional7 dias agoHugo Motta mantém cronograma de votação da PEC sobre fim da escala 6×1
-
Política Nacional7 dias agoComissão aprova limite menor de chumbo em tintas e revestimentos de superfícies
