Connect with us


Paraná

Voo de balão encerra atividade no Verão Maior Paraná com mais de mil participantes

Publicado em

O passeio de balão promovido pelo Governo do Estado no Litoral encerrou as atividades neste domingo (28) com o atendimento de mais de mil pessoas, entre adultos e crianças. Foram três fins de semana de ações na Arena Caiobá, em Matinhos, atingindo 24 horas de voo.

“Maravilhoso. Quando eu cheguei na praia e vi que tinha essa atividade disponível e gratuita, logo pensei: eu tenho que fazer isso. Era um sonho que eu tinha, porque amo tudo que é relacionado ao ar, como helicóptero e avião, mas nunca tinha tido a oportunidade de passear de balão. É uma experiência incrível, que eu adorei”, disse Regina Paixão, moradora de Curitiba.

O voo disponibilizado aos veranistas era de caráter cativo, ou seja, com o balão preso por cordas fixas ao chão, com uma subida de até 30 metros de altura. A duração foi de aproximadamente cinco minutos por voo, para que os turistas pudessem contemplar e tirar fotos da vista.

ANIMAÇÃO – Nathalia Pedroso de Oliveira tem 17 anos e foi de Carambeí, nos Campos Gerais, ao Litoral para, além de aproveitar o mar paranaense, usufruir da estrutura montada pelo Governo nas praias. Quando desceu do passeio de balão não escondia a animação.

Leia mais:  Com valorização de professores, Paraná bate metas do Plano Estadual de Educação

“Foi diferente de tudo que já vivi. Senti um pouquinho de medo, mas foi muito legal. Eu nunca imaginei que voaria de balão na vida e ter essa experiência foi demais”, contou Nathalia. Sobre a arena esportiva na praia, a jovem destacou as atividades que mais gosta. “Eu sou suspeita para falar porque amo as aulas de dança. Todo ano que a gente vem para a praia, eu tenho que participar dessas aulas”, reforçou.

De Ponta Grossa, também nos Campos Gerais, Melanin Schmne, de 17 anos, apontou o voo de balão como uma das experiências mais divertidas do Litoral. “A paisagem é muito bonita, dá para sentir o vento mais forte no rosto, muito interessante mesmo”, ressaltou.

SUCESSO – O diretor de Inovação e Desenvolvimento do Esporte da Secretaria do Esporte, Tiago Campos, comemorou o sucesso da iniciativa. “O balão é mais uma ação do Governo do Estado do Paraná, que chamou muito a atenção da população, com um visual bem legal. O pessoal se interessou bastante porque é uma parte de entretenimento que mexe com os sentimentos de todos. Muita gente tem vontade de voar de balão, então tentamos atender os veranistas para que pudessem ter essa experiência dentro das ações do Verão Maior Paraná”.

Leia mais:  Bandas do Paraná fazem shows em três palcos do Litoral a partir desta terça-feira

Algumas atividades esportivas e culturais do Verão Maior Paraná precisaram ser canceladas ou adiadas devido às fortes chuvas que ocorreram no Litoral durante a última semana. Mas, com o retorno do sol, as arenas e tendas nas praias voltaram a funcionar neste sábado.

VERÃO MAIOR PARANÁ – As atividades disponibilizadas pela Secretaria de Estado do Esporte na programação do Verão Maior Paraná contam com aulas de ginástica, dança, recreação infantil, ações educativas de trânsito, saúde e muito mais. As ações são ofertadas de terça a domingo, das 8h às 12h e das 15h às 19h.  Mais informações constam no site www.verao.pr.gov.br.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

1º Simpósio de Internacional de Migração do Paraná destaca ações do Estado

Published

on

O 1º Simpósio Internacional de Migração do Paraná, iniciativa do Governo do Estado que buscou ampliar o diálogo sobre mobilidade humana, integração e políticas públicas voltadas à população migrante reuniu mais de 500 pessoas. O evento contou com representantes da sociedade civil, gestores públicos municipais e estaduais, comunidade acadêmica, organismos internacionais, setor produtivo, conselhos de direitos, lideranças migrantes e demais interessados na temática.

Realizado pela Secretaria da Justiça e Cidadania (Seju), por meio da Superintendência-Geral de Governança Migratória (SGGM), o evento ocorreu na quinta e na sexta-feira (12 e 13), em Curitiba.

No simpósio foram apresentados dados sobre os atendimentos à população migrante, destacando a Governança Migratória do Estado do Paraná como um modelo inovador de balcão único para atendimento e acolhimento.

De acordo com o superintendente-geral de Governança Migratória, Gil Souza, antes da criação da SGGM, em abril de 2025, eram realizados, em média, 525 atendimentos mensais pelo Centro Estadual de Informação para Migrantes, Refugiados e Apátridas do Paraná (CEIM). Com a implantação da Agência do Migrante, em novembro do mesmo ano, esse número saltou para 1.809 atendimentos por mês, em média, atingindo o pico em maio deste ano, com 2.694 registros.

“O Governo do Paraná tem um compromisso muito grande com a política pública migratória e isso é tratado com muita metodologia e governança. O que a gente observou é que a metodologia empregada na agência do migrante tem contribuído, de fato, com o aumento do número de atendimentos e da população que tem buscado esses serviços”, disse Souza.

Leia mais:  Grandes projetos: engenheiro se aposenta após 55 anos de dedicação na Portos do Paraná

“Registramos quase 2,7 mil atendimentos no mês passado, um aumento expressivo que mostra que a população absorveu essa nova metodologia, essa nova governança, e que estamos contribuindo para acolher e atender às necessidades desse público da melhor forma possível”, ressaltou Gil Souza. “Curitiba tem sido um polo desse desenvolvimento, mas a gente quer atingir todo o Estado com essas boas práticas”, acrescentou.

O simpósio foi realizado em parceria com a Organização Internacional para as Migrações (OIM), a Fundação Pan-Americana para o Desenvolvimento (PADF), o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), o Sistema Fiep, a Sanepar, a Escola de Gestão do Paraná, Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (SEIC), Cerma e o Observatório das Migrações Internacionais (Obmigra), vinculado à Universidade de Brasília.

MODELO DE INOVAÇÃO – Mais do que ampliar atendimentos, o Paraná passou a chamar a atenção internacional ao estruturar um modelo inovador de governança migratória. O estudo intitulado “Políticas Migratórias e Governança Multinível no Estado do Paraná”, de Marco Zupi, presente no relatório internacional Focus Migrazioni 2026, apresenta o Paraná como referência em inovação institucional e integração migratória.

Leia mais:  A pedido do MPPR, Judiciário afasta das funções professor de Mauá da Serra investigado por possível crime de assédio sexual contra uma adolescente

Entre os principais pontos citados no documento está a criação da Superintendência-Geral de Governança Migratória (SGGM), apontada como um marco na consolidação de uma política pública permanente para a pauta migratória no Estado. Segundo o estudo, “a criação da SGGM marcou a transição da gestão emergencial para uma verdadeira política de Estado”.

Outro grande destaque é a Agência do Migrante, em Curitiba, descrita no relatório como “a primeira instituição pública no Brasil concebida como um balcão único para serviços ao migrante”.

O documento também ressalta que a Agência do Migrante atua na redução da burocracia, facilita o acesso à documentação, promove integração econômica e fortalece políticas públicas baseadas em dados e evidências. Além disso, destaca o papel do Paraná na construção de uma governança migratória multinível, envolvendo municípios, setor produtivo, sociedade civil e organismos internacionais.

A experiência paranaense é apresentada como um modelo capaz de inspirar outras regiões do Brasil e também contextos internacionais, especialmente pela capacidade de transformar acolhimento em desenvolvimento territorial, inclusão e dignidade.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262