Connect with us


Paraná

Vestibular 2024 da UEL tem 16 mil inscritos; Medicina é o curso mais disputado

Publicado em

O Vestibular da UEL tem 16.049 estudantes inscritos. Os números foram totalizados pela Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops), após o final do processo de compensação bancária. As inscrições terminaram no último dia 12. No próximo domingo (24), será realizada a Prova de Habilidade Específica para cerca de 60 candidatos ao curso de Música. A primeira fase será nos dias 29 de outubro e a segunda, em 26, 27 e 28 de novembro. São ofertadas 3.130 vagas, sendo 2.541 por meio do vestibular e outras 589 via Sistema de Seleção Unificado (Sisu).

Nas próximas semanas a Cops divulgará a relação candidato/vaga dos 52 cursos de graduação, que depende do resultado final da PHE de Música. Os cursos que registraram maior volume de candidatos são os mesmos que apresentaram alta concorrência no vestibular deste ano. Medicina segue na frente com 5.049 inscritos, seguido por Psicologia (904), Direito Matutino (672), Medicina Veterinária (619) e Ciência da Computação (581).

Leia mais:  Ministério Público do Paraná abre inscrições, até 16 de outubro, para concurso público para ingresso na carreira da instituição

Nesta segunda (24), a Cops divulga o Cartão Informativo para a Prova de Habilidade ao curso de Música, que será realizada no Campus da UEL. Cerca de 60 candidatos estão inscritos. O cartão pode ser acessado no portal da Cops e indica horário, local e material necessário para a prova.

Na 1ª fase (29 de outubro), os candidatos fazem a prova de Conhecimentos Gerais, com 60 questões de Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia. Já a 2ª fase do processo seletivo tem início no dia 26 de novembro com as provas de Língua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Redação. No dia 27 de novembro, os candidatos farão a prova discursiva de Conhecimentos Específicos, e, no dia 28, será aplicada a prova de Habilidades Específicas para os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design de Moda e Design Gráfico. A 1ª convocação será divulgada em 16 de janeiro de 2024.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Estado institui repasse fundo a fundo para fortalecer políticas de inovação nos municípios

Published

on

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial, anunciou nesta sexta-feira (31) o novo modelo de repasses fundo a fundo do programa Pacto pela Inovação. A iniciativa simplifica os processos de transferência de recursos, fortalece a autonomia municipal e estimula o desenvolvimento de políticas locais de inovação em todo o Estado.

O modelo de repasse fundo a fundo integra a estratégia do Governo do Paraná de construir uma governança estadual de inovação, fortalecendo a cooperação entre Estado e municípios. A iniciativa regulamenta a aplicação da Lei nº 22.107/2024, que assegura a destinação de parte dos recursos do Fundo Paraná para apoiar projetos de modernização, ciência, tecnologia e inovação nos municípios.

Com o novo formato, os valores serão transferidos diretamente aos fundos municipais de inovação, sem necessidade de convênios, tornando o processo mais ágil e acessível.

O secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, que assinou a resolução do novo modelo de repasse, afirmou que o objetivo é descentralizar os investimentos e ampliar a capacidade dos municípios de desenvolver políticas públicas voltadas à inovação.

Leia mais:  Após parecer técnico, IAT reabre Gruta dos Jesuítas para visitantes

“Essa é uma mudança estrutural no modo como o Estado apoia a inovação nos municípios. Agora, as cidades terão mais autonomia e agilidade para investir em infraestrutura tecnológica, formação e projetos locais que impulsionem o desenvolvimento regional. O objetivo é atender o maior número possível de cidades, especialmente aquelas que têm menos condições hoje do que os grandes centros, que já possuem uma estrutura melhor”, destacou.

As transferências fundo a fundo serão destinadas a municípios que aderirem ao Pacto pela Inovação. No total, mais de 150 municípios já aderiram ao projeto. Para estarem habilitados, os municípios precisarão ter uma série de critérios para ter acesso aos recursos, como uma Política Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, um Conselho Municipal de CT&I e um Fundo Municipal de Inovação. A resolução será publicada nos próximos dias no Diário Oficial do Estado e no site da SEIA. 

A Prefeitura de Porecatu é um dos municípios que já aderiu ao Pacto da Inovação para iniciar investimentos no setor. “A iniciativa do Governo do Estado de repassar os recursos diretamente para as prefeituras é fundamental. Isso garante que o dinheiro chegue mais rápido, com base nas diretrizes e normas do Estado, e seja utilizado de forma correta e eficiente. Essa é a grande importância do repasse fundo a fundo: permitir a aplicação direta dos recursos em ações concretas de inovação”, afirma o prefeito Agamenon Paduan. 

Leia mais:  Ministério Público do Paraná abre inscrições, até 16 de outubro, para concurso público para ingresso na carreira da instituição

O Pacto pela Inovação é uma iniciativa da SEIA, que tem como objetivo incentivar o desenvolvimento tecnológico e a disseminação da cultura da inovação nos municípios. A adesão possibilita que as cidades avancem em estratégias para transformar suas gestões, fortalecer o ecossistema local de inovação e qualificar jovens em áreas como programação, robótica e informática.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262