Connect with us


Brasil

Turismo sustentável e qualificação em pauta na reta final da COP30

Publicado em

Na noite dessa quinta-feira (20), às margens da Baía do Guajará, em Belém (PA), sede da COP30, o ministro do Turismo, Celso Sabino, conduziu o “Encontro Amazônia Global – Lideranças pelo Futuro do Turismo”. O evento contou com a participação de representantes da ONU Turismo, do Governo do Basil e de gestores municipais paraenses e internacionais e teve como objetivo reafirmar o compromisso do setor com a agenda climática global.

No encontro, foi defendida a consolidação de um modelo turístico sustentável, capaz de combinar preservação ambiental, inclusão social e geração de renda a comunidades amazônicas – especialmente aquelas que vivem sob a copa das árvores. Durante o evento, houve o anúncio de um investimento de R$ 1 milhão na qualificação turística dos municípios, iniciativa que reforça o papel estratégico do ramo como alavanca do desenvolvimento verde no Brasil e no mundo.

“O turismo sustentável é hoje uma das ferramentas mais poderosas para proteger nossas florestas e transformar realidades. Quando fortalecemos iniciativas locais, valorizamos quem cuida do território, geramos empregos e criamos oportunidades sem destruir a natureza”, afirmou o ministro Celso Sabino, que foi reeleito recentemente presidente do Conselho Executivo da ONU Turismo, na Assembleia Geral do órgão em Riad, capital da Arábia Saudita.

Leia mais:  Rota COP30: Renan Filho autoriza novas obras da BR-010/MA e vistoria a reconstrução da Ponte Juscelino Kubitschek

Também presente, a secretária-executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, destacou o apoio direto às prefeituras e detalhou o aporte destinado ao fortalecimento das ações locais. “Estamos destinando R$ 1 milhão para que os gestores municipais possam investir em qualificação do turismo em seus municípios, fortalecendo iniciativas que unem sustentabilidade, desenvolvimento econômico e protagonismo local”, explicou. Segundo Ana Carla, a medida foca na base da transformação do setor. “Essa COP marca um compromisso concreto com um turismo que transforma vidas e coloca as comunidades da Amazônia no centro da estratégia nacional”, completou a secretária.

O diretor da ONU Turismo para as Américas e o Caribe, Heitor Kadri, reiterou a necessidade de soluções alinhadas à transição ecológica global. “O turismo só terá futuro se estiver profundamente conectado a processos sustentáveis e a cadeias produtivas que respeitem o meio ambiente. Nosso papel é ajudar a construir esse ecossistema com responsabilidade e inovação”, apontou Kadri, que comanda o Escritório Regional da entidade no Rio de Janeiro (RJ).

O encontro teve ainda a presença de gestores de turismo de diversos países e representantes do governo brasileiro, além de prefeitos e secretários municipais de Turismo do Pará, que apresentaram experiências e desafios para desenvolver o turismo sustentável em seus territórios, com ênfase na geração de renda e qualificação profissional.

Leia mais:  Dia das Mulheres e Meninas na Ciência: prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher é entregue a pesquisadoras

A iniciativa consolidou a COP30 como um marco para a internacionalização do turismo amazônico e reforçou o papel do Brasil como liderança global em turismo climático e regenerativo.

Por Cléo Soares
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook

Brasil

Campanha Nacional de Multivacinação encerra nesta terça-feira (1º) com mais de 8 milhões de doses aplicadas

Published

on

A Campanha Nacional de Multivacinação termina nesta terça-feira (1º) com mais de 8 milhões de doses aplicadas em todo o país. A mobilização, realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com estados e municípios, ampliou o acesso à vacinação e incentivou pais e responsáveis a verificarem a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos. No Dia D, realizado em 22 de agosto, mais de 1 milhão de doses foram aplicadas.

O encerramento da campanha não significa o fim da oferta dos imunizantes. As vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação permanecem disponíveis regularmente no SUS, nos pontos de vacinação organizados pelos estados e municípios. Somente em 2026, o Ministério da Saúde já distribuiu mais de 198 milhões de doses de vacinas em todo o país.

Pais e responsáveis ainda podem aproveitar o último dia da mobilização para procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para atualização do Calendário Vacinal. A vacinação é feita de acordo com o histórico de cada criança ou adolescente: após a avaliação da caderneta, os profissionais de saúde identificam quais vacinas são necessárias para iniciar, completar ou atualizar o esquema recomendado.

Leia mais:  Conexões MME: último dia de evento foi marcado por rodadas de negócio e ampliação de oportunidades de investimentos no Vale do Aço (MG)

A vacinação protege contra diversas doenças, entre elas formas graves de tuberculose, hepatites A e B, difteria, tétano, coqueluche, poliomielite, rotavírus, pneumonias e meningites causadas por pneumococos e meningococos, influenza, covid-19, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, infecções pelo HPV e dengue.

Pneumo 20 integra campanha pela primeira vez

Uma das novidades desta edição é a vacina pneumocócica 20-valente (Pneumo 20), incorporada neste ano ao Calendário Nacional de Vacinação. O imunizante passa a integrar a estratégia de multivacinação e amplia a proteção contra doenças causadas pelo pneumococo, incluindo pneumonias e meningites. A vacina é indicada para crianças menores de 5 anos, conforme o esquema vacinal.

Reforço contra o sarampo em São Paulo

A vacinação contra o sarampo também foi intensificada nos municípios de São Paulo, Guarulhos e São Bernardo do Campo. Neste ano, o Ministério da Saúde já distribuiu mais de 13 milhões de doses da tríplice viral aos estados e ao Distrito Federal. Desse total, mais de 6,8 milhões foram destinadas ao estado de São Paulo, mais de 3,1 milhões foram aplicadas.

Leia mais:  Edipo Araujo vai a Aracaju debater as políticas públicas para o setor

Em 2025, foram registrados 38 casos de sarampo importados ou relacionados à importação no país. As ocorrências foram controladas com ações de bloqueio vacinal, busca ativa e reforço da vigilância nas regiões afetadas. O Brasil segue livre da circulação endêmica do sarampo.

Vacinas disponíveis

A campanha contempla os imunizantes previstos no Calendário Nacional de Vacinação, aplicados conforme a idade e a situação vacinal de cada pessoa: 

  • BCG;
  • Hepatite B recombinante;
  • Penta (DTP/Hib/HB)
  • Pólio inativada VIP;
  • Rotavírus humano;
  • Pneumo 10-v e 20-v;
  • Meningo C;
  • Influenza;
  • Covid-19;
  • Febre amarela;
  • Meningo ACWY;
  • Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola);
  • Varicela;
  • DTP;
  • Hepatite A;
  • Pneumo 23-v;
  • dT;
  • HPV 4;
  • Dengue tetravalente.

Amanda Milan
Ministério da Saúde

Fonte: Ministério da Saúde

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262