Connect with us


Paraná

Turismo do Paraná foi o que mais cresceu em março e teve 2º maior avanço no trimestre no Brasil

Publicado em

As atividades turísticas estão em expansão no Paraná. O Estado teve o maior avanço do setor no mês de março no Brasil, com crescimento de 2,6% em relação a fevereiro. O resultado foi positivo também no trimestre, com aumento de 17,6% nas atividades nos três primeiros meses do ano, o segundo melhor número do País no período, atrás apenas de Minas Gerais (24,3%).

Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta terça-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e que também inclui as atividades turísticas.

O desempenho do Estado no mês foi essencial para que o País fechasse março no positivo. O crescimento nacional, porém, foi de apenas 0,1%, já que entre os 12 estados avaliados pelo IBGE apenas quatro tiveram bons resultados em março. Além do Paraná, quem avançou no setor foram Minas Gerais (2,2%), Bahia (1,8%) e São Paulo (0,4%).

O crescimento nas atividades turísticas foi observado em todos os recortes no Estado.

Leia mais:  Em cinco dias, Operação Sinergia III já apreendeu quase 12 toneladas de drogas

O setor avançou 17,4% em relação a março de 2022, também o segundo melhor resultado do período e muito superior à média nacional, de 6,6%. No acumulado de 12 meses, entre abril de 2022 e março de 2023, o aumento do Paraná foi de 24,4%, contra 22,2% da média brasileira.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou que um dos principais atrativos nacionais, as Cataratas do Iguaçu bateram recorde de visitação em abril, recebendo cerca de 150 mil turistas.

E o movimento do setor pôde ser observado em todas as regiões. As visitas nas unidades de conservação do Estado quase dobraram entre janeiro e abril em relação aos mesmos meses do ano passado, recebendo 209.812 visitantes no período.

“O turismo paranaense cresce constantemente, beneficiando diversos empreendimentos e trabalhadores que dependem de atividades como hotelaria, transporte, serviços de guia e alimentação. Isso nos dá muita alegria, porque é a forma mais barata de gerar empregos para a população”, disse Ratinho Junior.

Leia mais:  Codesul: governadores defendem criação do Fundo Sul e inclusão do Mato Grosso do Sul no BRDE

“Acabamos de anunciar uma nova rota internacional saindo do Paraná, com voos diretos da Azul entre Curitiba e Montevidéu, no Uruguai. A ampliação das conexões com outros países também demonstra que as companhias aéreas estão confiantes no avanço do setor no Estado”, ressaltou o governador. “Estamos cada vez mais preparados para receber bem os turistas do Brasil e do mundo inteiro”.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

A partir de ação ajuizada pelo MPPR, Judiciário determina que prefeito de Nova Londrina deixa de usar suas redes sociais para promoção pessoal

Published

on

A partir de ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Paraná, o Judiciário determinou liminarmente que o prefeito de Nova Londrina, no Noroeste do estado, deixe de publicar em suas redes sociais vídeos, fotos ou quaisquer outros conteúdos com finalidade de promoção pessoal e com evidente caráter eleitoral. Apuração da Promotoria de Justiça da Comarca demonstrou que o atual chefe do Executivo tem utilizado meios e recursos custeados pelo erário para sua autopromoção, em evidente desvio de finalidade administrativa e em afronta ao princípio constitucional da impessoalidade.

Áudio da promotora de Justiça Marina Campos Corrêa

Análise feita pela Promotoria de Justiça identificou nos perfis em redes sociais do gestor público centenas de publicações em que ele realiza promoção pessoal com conteúdos relacionados a diversas benfeitorias recebidas pelo Município, como ambulância para o Samu, agasalhos para a rede de ensino, recursos para a saúde e até mesmo a inauguração de nova sede do Batalhão da Polícia Militar no município. Em todas as publicações, o prefeito utiliza sua marca d´água e slogan de campanha nas mensagens e vincula sua imagem a obras, entregas e ações da Administração Municipal.

Leia mais:  Paraná assina acordo com estado alemão para produção de energia renovável

No mérito da ação civil, o MPPR requer que o agente público seja condenado às sanções previstas da Lei de Improbidade Administrativa, entre elas a proibição de contratar com o poder público e o pagamento de multa.

Processo 0002576-96.2025.8.16.0121

Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4264

Fonte: Ministério Público PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262