Paraná
Tecpar completa 83 anos a serviço da sociedade e projeta futuro com inovações e novos produtos
O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) completa nesta terça-feira, 6 de junho, 83 anos. Ao longo da história, manteve-se a serviço da sociedade, com produtos e serviços clássicos, como a vacina antirrábica veterinária, desenvolvida e patenteada em nome do instituto, ou a certificação de orgânicos, no qual foi pioneiro no País.
A celebração do aniversário marca o olhar do instituto ao futuro, com a atenção dedicada às necessidades do Paraná e do Brasil.
Para apontar novas direções, o Governo do Estado definiu, em seu Plano de Governo, para o período de 2023 a 2026, ações para serem colocadas em prática pelo instituto.
“Historicamente o Tecpar atende demandas governamentais nas esferas municipal, estadual e federal. Entretanto, os desafios contemporâneos da sociedade paranaense e brasileira também estão na pauta do Tecpar, um instituto que se reinventa e se orienta pelas necessidades do país”, destacou Celso Kloss, diretor-presidente do Tecpar.
Na área da saúde, o Tecpar tem como desafio implementar o Centro de Saúde Pública de Precisão, iniciativa que foi lançada em 2022 em parceria entre Tecpar, Fundação Carlos Chagas (Fiocruz) e Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP). A unidade fará estudos genéticos que possam trazer respostas mais precisas no diagnóstico e tratamento de doenças, focando na necessidade de cada indivíduo.
Com a implantação do centro, especialistas das três instituições farão estudos da população com doenças raras e câncer, por meio de sequenciamento genético de nova geração e pesquisa genômica.
Com foco nas coberturas vacinais, o Tecpar tem como meta uma planta multivacinas para atender o Programa Nacional de Imunizações (PNI), com a produção da vacina pentavalente, que protege pessoas contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e pneumonia/meningite.
Outra ação relevante é a elaboração do Centro Científico e Tecnológico de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) em células-tronco, direcionado a ações de desenvolvimento técnico e científico da saúde, envolvendo o uso de células-tronco mesenquimais. O objetivo é propor novas soluções a problemas de saúde em ossos e cartilagens, por exemplo.
SOROLOGIA ANTIRRÁBICA – Na área de sorologia antirrábica, o Tecpar vai atuar em duas frentes. Uma delas é a ampliação de exames sorológicos veterinários, que começaram em 2021. O Tecpar é o primeiro laboratório do Sul do Brasil credenciado nos Estados Unidos e na União Europeia para emitir laudos que comprovem que a vacina antirrábica gerou resposta imunológica aos animais em trânsito. Hoje o laudo é aceito em 36 países e o instituto estuda ampliar sua presença, como para o Japão, por exemplo.
Atendendo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Tecpar irá implantar ainda o Teste de Sorologia Antirrábica em indivíduos expostos a situações de risco. Quando o serviço estiver em operação, o instituto fará exames para identificar a existência do agente patogênico em pesquisadores, profissionais de laboratório que manipulam o vírus, veterinários e outros cidadãos em risco de exposição.
DIAGNÓSTICOS VETERINÁRIOS – Uma das metas também é fornecer insumos veterinários para apoiar a cadeia do agronegócio brasileiro. Para isso, o Tecpar iniciou este ano a obra do novo Laboratório de Pesquisa e Produção de Insumos para Diagnósticos Veterinários, que fabricará insumos para o diagnóstico da brucelose, tuberculose e leucose bovina.
O investimento para a construção da planta, feito pelo Governo do Estado, é de R$ 41,5 milhões, via Fundo Paraná. A nova unidade está sendo construída no câmpus CIC do Tecpar, em Curitiba, e tem previsão de 18 meses para ser concluída. A área total do novo laboratório será de cerca de três mil metros quadrados e a projeção é que, quando pronta, a unidade tenha capacidade produtiva de 40 milhões de doses ao ano.
CANNABIS – O Tecpar acompanha as evoluções do debate sobre o uso de medicamentos e produtos à base de Cannabis para fins medicinais de uso humano para oferecer, como laboratório público oficial, soluções ao Sistema Único de Saúde (SUS). Uma das metas do Plano de Governo é ofertar, por meio de seu complexo laboratorial, ensaios para controle de qualidade do produto acabado, inicialmente para determinação do teor de Canabidiol (CBD) e Tetrahidrocanabinol (THC), com previsão de inclusão desse serviço em seu portfólio comercial.
SUSTENTABILIDADE – Em parceria com outras instituições, o Tecpar ainda irá operacionalizar um novo programa de certificação, com foco na redução de emissão de gases de efeito estufa. Serão certificadas áreas que promovam a remoção de carbono das florestas nativas e cultivadas outras que possibilitem a redução de carbono por meio de boas práticas de plantio.
Fonte: Governo PR
Paraná
Estado participa de encontro em Francisco Beltrão e fortalece políticas públicas para os idosos
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), participou nesta terça-feira (23) do Encontro Regional – Municípios que Cuidam, em Francisco Beltrão. O evento reuniu gestores, equipes técnicas e representantes de cidades do Sudoeste do Paraná para fortalecer as políticas públicas voltadas à pessoa idosa e ampliar a adesão ao Programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa (Papi).
O evento reuniu municípios que estão em processo de adesão ao programa, em fase de certificação ou que desejam conhecer e integrar a política estadual voltada à pessoa idosa. A programação incluiu orientações técnicas, compartilhamento de experiências bem-sucedidas, formalização de compromissos e debates sobre os desafios do envelhecimento populacional.
Durante a abertura, a secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Mariana Neris, destacou a importância da atuação conjunta entre Estado e municípios para preparar as cidades para as mudanças demográficas em curso.
“O Paraná tem trabalhado para fortalecer políticas públicas que garantam qualidade de vida, autonomia e participação social às pessoas idosas. O Programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa é uma ferramenta importante para apoiar os municípios na construção de ambientes mais inclusivos, acessíveis e preparados para o envelhecimento da população”, afirmou.
Ao longo da manhã, os participantes acompanharam a assinatura de termos de adesão e compromisso, além de um painel sobre os três pilares do programa e os dez passos necessários para a certificação dos municípios, mediado por representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Também foram apresentadas boas práticas desenvolvidas por administrações municipais da região.
O prefeito de Francisco Beltrão, Antonio Pedron, destacou o trabalho que o município desenvolvendo em prol das pessoas idosas.
“Quando Francisco Beltrão se torna uma cidade amiga da pessoa idosa, isso é o reconhecimento de um trabalho construído diariamente por muitas mãos. Temos investido em ações que promovem qualidade de vida, inclusão, convivência e proteção para a nossa população idosa. Receber um encontro como este também é uma oportunidade de trocar experiências com outros municípios e fortalecer ainda mais as políticas públicas voltadas ao envelhecimento ativo e saudável”, afirmou.
O evento ocorre em um momento de fortalecimento da política estadual da pessoa idosa e de consolidação do Programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa. A iniciativa busca ampliar a capacidade técnica dos municípios, fortalecer a governança local e incentivar a implementação de ações intersetoriais voltadas ao envelhecimento ativo e saudável.
MUNICÍPIO – Francisco Beltrão foi escolhido para sediar o encontro por sua atuação em políticas públicas e iniciativas voltadas ao cuidado da população. Neste mês, promove ações do Junho Violeta, campanha de conscientização e enfrentamento à violência contra a pessoa idosa, tema que segue entre os principais desafios para a rede de proteção social, juntamente com todo o Estado.
No período da tarde, a primeira-dama de Francisco Beltrão, Rose Pedron, coordenou as visitas técnicas a equipamentos públicos, espaços de convivência e iniciativas locais voltadas à população idosa, permitindo conhecer na prática como esses programas estão sendo aplicados no dia a dia.
MUNICÍPIO PRESENTES – Além de Francisco Beltrão, participaram representantes de Marmeleiro, Pato Branco, Clevelândia, Mangueirinha, Nova Prata do Iguaçu, Sulina, Salto do Lontra, Realeza, Salgado Filho, Manfrinópolis, Chopinzinho, Boa Esperança do Iguaçu, São Pedro do Ivaí, Coronel Vivida, São Jorge D’Oeste, Planalto, Nova Esperança do Sudoeste, Itapejara D’Oeste, Coronel Domingos Soares, Palmas, Capanema, Enéas Marques, Saudade do Iguaçu, Palmas, Capanema, Bela Vista da Caroba, Santo Antônio do Sudoeste e Dois Vizinhos.
Fonte: Governo PR
-
Paraná6 dias agoMPPR empossa dois Procuradores de Justiça nesta sexta-feira (19)
-
Política Nacional7 dias agoAprovado projeto que impede bloqueio de gastos de agências reguladoras
-
Política Nacional7 dias agoCâmara aprova projeto que garante atestado para funcionário que acompanhar criança doente
-
Paraná4 dias agoCerimônia marca a posse de Simone Maria Tavarnaro Pereira e Roberto Ouriques como Procuradores de Justiça
-
Agro6 dias agoPreço da maçã segue em queda no Brasil com estoques elevados e mercado saturado
-
Esportes7 dias agoLionel Messi brilha com hat-trick e Argentina vence a Argélia por 3 a 0
-
Esportes6 dias agoGana vence Panamá na estreia e assume vice-liderança do Grupo L
-
Esportes6 dias agoColômbia vence Uzbequistão e assume a ponta do Grupo K na Copa do Mundo
