Paraná
Com alta de 4,3%, Paraná registra 3ª maior alta industrial do País em 2025, mostra IBGE
A indústria paranaense cresceu 4,3% de janeiro a julho deste ano, na comparação com o mesmo período de 2024. Foi o terceiro melhor resultado do Brasil e muito próximo do Pará (4,9%) e do Espírito Santo (4,8%), que aparecem em primeiro e segundo lugar, respectivamente. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional, divulgada nesta sexta-feira (12) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O resultado paranaense nos primeiros sete meses de 2025 é quatro vezes maior que a média nacional no mesmo recorte, que foi de 1,1%. A indústria local também cresceu mais que a de outros estados com polos industriais robustos, como Santa Catarina (4%), Minas Gerais (1,4%) e São Paulo (-1,9%). Na outra ponta, Rio Grande do Norte (-18,5%), Pernambuco (-8%) e Maranhão (-5,3%) tiveram as maiores quedas no período. Dos 17 locais pesquisados, sete apresentaram variação negativa, segundo o IBGE.
O Paraná também registrou o terceiro melhor resultado do País no acumulado dos últimos 12 meses, com 4,7%, atrás somente do Pará (6,9%) e de Santa Catarina (5,3%). Fechando a região Sul, o Rio Grande do Sul registrou crescimento de 1,3% em sua indústria, aponta a PIM-Regional. A média brasileira no período foi de 1,9%, menos da metade do alcançado pelo Paraná, com cinco estados acumulando índices negativos nos últimos 12 meses.
- Turismo do Paraná tem o maior crescimento do Brasil em julho, mostra pesquisa do IBGE
- Comércio do Paraná cresce 2,3% em julho, melhor desempenho dos estados do Sul e Sudeste
SETORES – A alta paranaense de 4,3% no acumulado de janeiro a julho de 2025 foi puxada principalmente pela fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (como disjuntores, eletroportáteis domésticos e refrigeradores ou congeladores para uso doméstico), com 48,8% de crescimento no período, seguida por produtos químicos (como herbicidas e inseticidas para a agricultura, fertilizantes minerais ou químicos das fórmulas NPK e ureia), com 12,5%, e veículos automotores, reboques e carrocerias (11,1%).
A fabricação de máquinas e equipamentos também contribuiu para o índice positivo do Estado, com 10,8%.
No acumulado dos últimos 12 meses, o destaque continua sendo a fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos, com 46,6%, seguido por veículos automotores, reboques e carrocerias (18%) e máquinas e equipamentos (10,8%). Produtos químicos (9,9%), produtos de metal (9,7%) e móveis (8,5%) completam as maiores altas no acumulado entre agosto de 2024 e julho de 2025.
PESQUISA – A Pesquisa Industrial Mensal Regional produz indicadores de curto prazo relativos ao comportamento do produto real das indústrias extrativas e de transformação. Ela apresenta, mensalmente, índices para 17 unidades da federação cuja participação é de, no mínimo, 0,5% no total do valor da transformação industrial nacional e para a região Nordeste como um todo.
Os resultados detalhados da pesquisa para o Paraná, o Brasil e outros estados podem ser consultados no Sidra, o banco de dados do IBGE. Segundo o Instituto, a próxima divulgação da PIM Regional, relativa a agosto de 2025, está agendada para 10 de outubro.
Fonte: Governo PR
Paraná
Família de paciente que recebeu polilaminina destaca estrutura e agilidade do Estado
Os pais da jovem Ana Beatriz Cruz, que recebeu a aplicação da polilaminina no Hospital do Trabalhador, em Curitiba, entre a noite de terça-feira (16) e a madrugada desta quarta-feira (17), destacaram o apoio recebido do Governo do Estado durante o atendimento da filha na unidade hospitalar que é gerida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e referência no atendimento de traumas.
Ana Beatriz está internada no Hospital do Trabalhador desde o último sábado (13), quando foi atingida por um galho de árvore enquanto passeava com a família em Curitiba. Ela deu entrada na unidade em estado gravíssimo, com risco iminente de morte.
A mãe, Vanessa Stubinski, contou que após o incidente, ficou em choque sem saber o que fazer. No primeiro momento, ligou para o ex-marido, que mora em São Paulo, em busca de apoio e também para ver se o plano de saúde de Ana cobriria o atendimento necessário. Mas não foi necessário, pois a jovem foi encaminhada ao Hospital do Trabalhador, com o atendimento realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). De imediato, Ana Beatriz passou por uma cirurgia.
“No sábado foi aquela sensação de achar que ela não ia conseguir sobreviver. Com fé, sabia que as coisas iriam acontecer. Eu fiquei desesperada e liguei para o pai dela, porque eu achava que não daria conta sozinha e também para ver a questão do plano de saúde. O plano de saúde dela nem atenderia aqui em Curitiba e não teríamos como levar para São Paulo e arcar com o custo que seria altíssimo”, explicou Vanessa. “Quando chegamos aqui, ela já foi encaminhada, atendida e em menos de 12 horas fez a cirurgia. Foi quando comecei a respirar aliviada, mas até que veio a constatação de que ela havia perdido o movimento das pernas”, completou.
Após isso, os médicos do HT comentaram com a família sobre o tratamento com a polilaminina, a unidade, inclusive, realizou a primeira aplicação da proteína em Curitiba no mês de março. Os médicos deram o apoio para que a família fizesse contato com a equipe de pesquisadores e realizasse o trâmite junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que Ana Beatriz pudesse receber o tratamento experimental. A polilaminina é uma terapia experimental desenvolvida por pesquisadores brasileiros para o tratamento de lesões medulares agudas. Ela é desenvolvida a partir da laminina, proteína que já existe no corpo humano e é encontrada em grande quantidade na placenta.
“O médico nos falou da proteína, que já havia sido aplicada aqui e que aqui era o melhor hospital para ela estar naquele momento na situação em que ela se encontrava. Tivemos o apoio do hospital e também o avião do Estado que foi buscar a equipe e a proteína. Achei incrível a prontidão em atender ela, fazer toda essa movimentação, a rapidez e eficiência no tempo hábil para aplicação da proteína. Só tenho a agradecer. Nossa expectativa está alta e a gente é muito grata ao hospital e ao Estado por ter prestado todo esse apoio para gente. Não ficamos desamparados em nenhum momento”, destacou Vanessa.
A mesma opinião tem o pai de Ana Beatriz, Tiago Cruz, que falou de todo atendimento recebido pelo Estado e assistência de todos os profissionais do Hospital do Trabalhador. “Os médicos explicaram certinho todo o procedimento, tivemos toda a assistência do hospital. Fiquei surpreso de forma positiva. Só temos a agradecer todo o apoio e ao próprio governador Ratinho Junior que liberou a aeronave. Fico bem grato por essa agilidade e atendimento”, disse.
POLILAMININA – A polilaminina é uma terapia experimental desenvolvida por pesquisadores brasileiros para o tratamento de lesões medulares agudas. O procedimento integra o Programa de Acesso Expandido (Uso Compassivo), autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), enquanto seguem os estudos clínicos para avaliação da segurança e da eficácia da substância. No Brasil, 87 pacientes já receberam a proteína, sendo 17 no Paraná.
Fonte: Governo PR
-
Política Nacional7 dias agoCAS aprova identificação biométrica de mães e bebês após o parto
-
Política Nacional5 dias agoSenado analisa propostas de agenda legislativa sobre direitos das mulheres
-
Paraná6 dias agoEstado promove encontro de turismo rural e gastronomia regional em Foz do Iguaçu
-
Esportes6 dias agoAlisson iguala marca histórica de Gylmar e Taffarel ao iniciar sua terceira Copa como titular
-
Política Nacional5 dias agoComissão aprova proibição de leilão e penhora de espaços culturais tombados
-
Política Nacional7 dias agoRede de comunicação de MT e federação de fomento comercial serão homenageadas
-
Brasil5 dias agoSeminário destaca avanço da parceria do SUS com hospitais de excelência para ampliar o acesso à saúde
-
Paraná7 dias agoGaeco cumpre mandados em Morretes e Antonina em investigação de possíveis crimes com participação de advogada e servidor terceirizado da Polícia Penal
