Connect with us


Paraná

Saúde participa de seminário para alinhar e qualificar estratégias de assistência à saúde no Paraná

Publicado em

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) participou nesta quarta-feira (19) da abertura do 15° Seminário da Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná (Femipa). O evento é essencial para alinhar estratégias, trocar experiências e discutir ações para o andamento das políticas de assistência qualificada à saúde para toda a população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS).

O secretário de Estado da Saúde, César Neves, exaltou a parceria do Governo com a Instituição e as Casas de Misericórdia, classificando seu papel como decisivo para uma gestão de equilíbrio, eficiência e transparência. “É muito importante fazer um debate construtivo sobre o financiamento público em saúde das estruturas hospitalares. Temos um desafio enorme no pós-pandemia, que é reestruturar a rede de saúde pública e fazer com que todo o sistema tenha capacidade produtiva para um atendimento cada vez mais qualificado para toda a população”, disse Neves.

Leia mais:  Evento no MPPR resulta em carta com lista de propostas para controle da aplicação de agrotóxicos por pulverização aérea

De acordo com o presidente da Femipa, Charles London, a Sesa tem um papel fundamental no processo de estruturação e melhorias destes hospitais, e mantém um relacionamento estreito e direto com as instituições de saúde. “Isso é fundamental para unirmos forças e seguir em uma mesma direção. Com objetivos em comum, é possível priorizar e oferecer um atendimento de qualidade em tempo adequado para toda a Rede de Atenção à Saúde e aos usuários que necessitam do SUS”, destacou o presidente.

Com foco na relação direta com os hospitais, a pasta apresentou ainda o Plano do Governo Estadual para a Saúde. Para que seja possível manter o resgate e a sustentabilidade das instituições, foram explanados assuntos como a assistência hospitalar, contratualização, processos de auditoria e de implementação da rede.

Dentro das propostas apresentadas, a Sesa planeja o lançamento da segunda etapa do programa Opera Paraná. A estimativa é que pelo menos R$ 400 milhões ao ano possam ser investidos para essa ação.

Leia mais:  Ministério Público do Paraná oferece denúncia por homicídio qualificado contra quatro homens que espancaram e mataram açougueiro em Jaguariaíva

“Estamos reformulando a estratégia do Opera Paraná para que tenhamos uma ampliação da capacidade de atendimento ágil e qualificado para os pacientes. A expectativa é que seja possível melhorar o financiamento para que estes hospitais possam ampliar sua capacidade produtiva”, explicou o diretor de Gestão em Saúde da Sesa, Vinicius Filipak.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Exportações crescem 28,8% nos portos do Paraná e impulsionam movimentação em maio

Published

on

Impulsionada pelo crescimento das exportações, a Portos do Paraná movimentou 6,12 milhões de toneladas em maio, volume 14,3% superior ao registrado no mesmo mês de 2025, quando foram movimentadas 5,35 milhões de toneladas. No acumulado de janeiro a maio, a movimentação total alcançou 28,87 milhões de toneladas, resultado 2,4% maior que mesmo período do ano passado, que somou 28,19 milhões de toneladas.

“Toda essa movimentação demonstra que os portos paranaenses são altamente competitivos e geram bons resultados para os operadores que atuam aqui. Por isso, seguimos investindo em infraestrutura, modernização de sistemas e capacitação de pessoal. Só assim é possível construir uma logística cada vez mais inteligente e eficiente”, enfatiza o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

Nas exportações, a Portos do Paraná alcançou 4,04 milhões de toneladas em maio, cerca de 900 mil toneladas a mais do que no mesmo período de 2025, crescimento de 28,8%. Já as importações somaram 2,07 milhões de toneladas, volume aproximadamente 140 mil toneladas inferior ao registrado no ano anterior.

SOJA LIDERA CRESCIMENTO – O principal produto impulsionador do comércio exterior foi a soja. As 831,8 mil toneladas exportadas em maio de 2025 saltaram para 1,58 milhão de toneladas em maio de 2026, um crescimento de 91%. No acumulado do ano, a commodity registra alta de 29%.

Leia mais:  Evento no MPPR resulta em carta com lista de propostas para controle da aplicação de agrotóxicos por pulverização aérea

O Porto de Paranaguá é responsável pelo embarque de 14,2% de toda a soja exportada pelo Brasil, com destino principalmente aos mercados da Ásia e do Oriente Médio.

O farelo de soja foi o segundo grande destaque do mês. O volume exportado passou de 628,3 mil toneladas em maio de 2025 para 796 mil toneladas em maio deste ano, aumento de 27%.

O Porto de Paranaguá é o segundo maior exportador de farelo de soja do Brasil, com participação de 26,5% nas exportações nacionais registradas nos cinco primeiros meses do ano, de acordo com dados do Comex Stat, sistema do governo federal que reúne informações sobre o comércio exterior, e do Centro de Estatísticas da Portos do Paraná.

CONTÊINERES E PROTEÍNAS ANIMAIS EM ALTA – As cargas exportadas por contêineres registraram aumento de aproximadamente 30 mil toneladas, alcançando 824,3 mil toneladas em maio, crescimento de 4%.

Grande parte desse volume é composto por proteínas animais congeladas. De janeiro até o fim de maio, cerca de 1,5 milhão de toneladas de carnes foram enviadas para mercados como China, África do Sul, Emirados Árabes Unidos, Filipinas e Japão, entre outros países.

Leia mais:  Passagem extra do CastraPet Paraná pela Ilha do Mel beneficia 102 animais

Também houve crescimento nas exportações de óleos vegetais, com alta de 53% em maio e de 40% no acumulado do ano. Já a celulose registrou aumento de 5% no quinto mês de 2026.

IMPORTAÇÕES – As importações por contêineres, segundo principal segmento movimentado nos portos paranaenses, cresceram de 582,1 mil toneladas para 651 mil toneladas em maio, avanço de 12%.

Os fertilizantes, principal produto desembarcado pelos portos paranaenses, somaram 825 mil toneladas em maio. O volume representa uma redução de 14% em comparação ao mesmo mês de 2025.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262