Paraná
Saúde alerta para necessidade de prevenção de acidentes domésticos com idosos
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) alerta para a necessidade de identificação de riscos para acidentes com idosos em suas residências. Esta semana é marcada no Paraná como a “Semana Estadual de Prevenção de Acidentes Domésticos com Idosos”. Durante este período, a Sesa orienta que sejam realizadas capacitações das equipes de saúde dos 399 municípios e recomenda atenção especial durante avaliações e orientações aos idosos.
Diversos tipos de acidentes podem acontecer nos domicílios, como quedas, queimaduras, choques elétricos, acidentes com animais, ferimentos com instrumentos cortantes, intoxicações, etc. Os mais frequentes são as quedas. Cerca de um terço dos idosos cai a cada ano.
“As quedas não são acontecimentos normais no envelhecimento, por esse motivo não se deve omitir sua ocorrência aos profissionais de saúde. Os idosos, suas famílias e cuidadores precisam conhecer os fatores de risco e as formas de prevenção. São ações simples, que podem fazer toda a diferença na vida dessas pessoas”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
Em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Sesa disponibiliza no seu site o Manual de Prevenção de Quedas de Idosos, que apresenta diferentes tipos de risco para quedas e formas de preveni-los. O material pode ser acessado clicando aqui.
Outro alerta pertinente para época de frio é manter os ambientes sempre ventilados e estar com a manutenção dos aquecedores em dia. Evitar o aquecimento de banheiros e outros ambientes fechados com fogão, forno ou churrasqueira é outra dica essencial – o mesmo vale para fogo feito em latas, pois eles podem liberar monóxido de carbono, um gás sem cor e sem cheiro, resultante da queima de combustíveis e madeira que pode levar a intoxicações graves e até a morte.
“A maioria dos acidentes podem ser prevenidos com medidas simples. Manter a atenção e conhecer os riscos são passos fundamentais para envelhecer com segurança e qualidade de vida”, explicou Beto Preto.
- Paraná cumpre metas anuais da saúde pública já no primeiro quadrimestre
- Estado define plano com aumento de cirurgias para auxiliar demanda hospitalar em Curitiba
EXPECTATIVA – De acordo com as projeções populacionais mais recentes do IBGE, o Brasil tem 33.679.986 idosos, o que equivale a 15,57% da população brasileira total. O Paraná é o Estado com a quinta maior população idosa, formada por 2.002.790 indivíduos, correspondendo a 17,4% da população total.
Fonte: Governo PR
Paraná
Ministério Público do Paraná denuncia pelos crimes de tortura, lesão corporal e violência psicológica homem que agrediu esposa em Capitão Leônidas Marques
O Ministério Público do Paraná, por meio da Promotoria de Justiça de Capitão Leônidas Marques, no Oeste do estado, denunciou por tortura, lesão corporal e violência psicológica um homem que praticou atos de violência contra a própria companheira, de 65 anos, em 22 de agosto último. A ação penal já foi recebida pelo Judiciário e tramita sob sigilo para preservação da intimidade da vítima.
Áudio do Promotor de Justiça Renato Sampaio Cavalheiro
Segundo as apurações, na data dos crimes, no interior da residência do casal, no Distrito de Alto Alegre do Iguaçu, em Capitão Leônidas Marques, o autor, um homem de 60 anos, valendo-se da condição de vulnerabilidade da vítima e da relação doméstica que mantinham, agrediu a esposa com socos, tapas e golpes na cabeça e no rosto utilizando um martelo de borracha. As agressões, que foram iniciadas após uma discussão, causaram graves lesões na ofendida.
Ao oferecer a denúncia, o Ministério Público sustentou o uso de meio cruel para a prática criminosa, uma vez que o agressor submeteu a vítima a intenso e continuado sofrimento físico e mental. Além das agressões físicas, o MPPR apontou a prática de violência psicológica reiterada durante toda a noite, com o ofensor limitando o direito de ir e vir da esposa e manipulando-a mediante constrangimentos para que não buscasse auxílio médico ou policial.
Para garantir a proteção imediata da vítima, o Ministério Público requereu a manutenção da prisão preventiva do réu, que já está detido. Além disso, visando à reparação dos danos causados à mulher, pleiteou a fixação de valor mínimo de R$ 20 mil a título de indenização pelos danos causados.
Processo 0002402-36.2026.8.16.0062
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
[email protected]
(41) 3250-4264
Fonte: Ministério Público PR
-
Educação6 dias agoPND 2026: entenda como funciona a prova
-
Esportes6 dias agoCorinthians perde para o Estudiantes e é eliminado da Libertadores
-
Política Nacional6 dias agoEleições 2026: saiba a ordem dos votos na urna eletrônica
-
Esportes6 dias agoPalmeiras supera a LDU nos pênaltis e avança à semifinal da Libertadores
-
Política Nacional5 dias agoSancionada Política Nacional de Minerais Críticos e Estratégicos
-
Paraná5 dias agoMPPR cumpre mandados de prisão contra dez pessoas denunciadas por crimes ligados a loteamentos clandestinos rurais em Campo Magro e Almirante Tamandaré
-
Esportes6 dias agoAtlético-MG elimina Santos nos pênaltis e avança à semifinal da Sul-Americana
-
Política Nacional6 dias agoPolítica nacional de conscientização e orientação sobre LAM agora é lei
