Connect with us


Paraná

Sanepar destina quase R$ 60 milhões para ampliar sistema de esgoto de Maringá

Publicado em

O governador Carlos Massa Ratinho Junior e o diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, autorizaram nesta sexta-feira (24) o início das obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Maringá, no Noroeste do Paraná. São três projetos que recebem investimentos de R$ 59,5 milhões da Companhia, com destaque para a implantação do sistema sanitário no distrito de Iguatemi, que não contava com a coleta e tratamento de esgoto.

Com índice de 98% na coleta e tratamento de esgoto, Maringá figura na 14ª posição entre as cidades com os melhores indicadores de saneamento do País, de acordo com o Ranking de Saneamento 2023, divulgado nesta semana pelo Instituto Trata Brasil. Das 20 cidades brasileiras com os melhores índices, seis são paranaenses.

Do total que será investido na cidade, R$ 27,4 milhões serão aplicados em novas ligações para a coleta e tratamento de esgoto, atendendo os distritos de Iguatemi e Floriano. Os projetos devem gerar 4,4 mil empregos diretos e indiretos, prevê a Sanepar. Serão 36 quilômetros de tubulações e 5.360 pessoas beneficiadas neste primeiro momento. Até o final do projeto, serão cerca de 14 mil.

No distrito de Iguatemi, a Sanepar irá construir um sistema completo de esgotamento sanitário, com implantação de cerca de 25 mil metros de rede coletora, beneficiando imediatamente 31% dos imóveis. A nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Pitanga já será dimensionada para atender 90% do esgoto dos imóveis do distrito.

Para esta primeira etapa, que deve ser entregue até setembro do ano que vem, serão destinados R$ 17,4 milhões, atendendo 4.200 pessoas. O edital para a segunda fase de obras deve ser aberto no segundo semestre deste ano.

Leia mais:  No MIS-PR: Fórum Brasileiro dos Museus da Imagem e do Som fortalece o setor

“Depois de 65 anos, a região de Iguatemi, que é maior que muitos municípios paranaenses, vai receber as ligações de esgoto. É um investimento muito grande, mais alto do que do Trevo Catuaí e de muitas obras do Estado”, afirmou o governador. “Maringá é considerada a melhor cidade para se viver no Brasil e não pode ter um distrito sem saneamento básico. Era um compromisso que tínhamos assumido com os moradores e agora estamos cumprindo”.

Serão 25.363 metros de tubulações na primeira etapa, com rede coletora, interceptores, travessias e emissário e elevatória, além da construção da ETE Pitanga, com três reatores anaeróbios de fluxo ascendente (UASB, da sigla em inglês), responsável pelo tratamento dos efluentes, laboratório, filtro, decantador, 17 leitos de secagem, entre outros equipamentos.

Para o distrito de Floriano, o investimento é de R$ 10,4 milhões na ampliação do sistema de esgotamento sanitário. Serão 1.160 moradores beneficiados, elevando de 24% para 65% o índice de atendimento na região. A previsão é que a obra seja concluída em maio de 2024.

Serão instalados 10.332 metros de tubulações, incluindo a rede coletora, interceptores e emissário. O projeto também inclui a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Patu, que vai contar com um UASB, além de laboratório, filtro, decantador, três leitos de secagem, entre outros equipamentos.

Stabile afirmou que o sistema de esgotamento sanitário mudará a cara dessas localidades. “Vai melhorar a saúde pública e preventiva, a qualidade de vida, trazer mais empregos, vai ser uma avalanche de coisas boas”, disse.

Leia mais:  Paraná lança ferramenta para fortalecer gestão e ampliar resultados na educação

“Um dos indicadores em que Maringá se destaca é na área de saneamento. Mas nossos dois distritos, Iguatemi e Floriano, não tinham sistema de esgoto”, explicou o prefeito Ulisses Maia. “O Governo do Estado cumpre esse compromisso com a população e traz a coleta e tratamento de esgoto a essas regiões, o que vai mudar diretamente o perfil dessas regiões”.

O secretário estadual da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros, destacou a importância das obras para o município. “Cada real gasto em saneamento economiza R$ 4 na saúde. São distritos importantes que recebem essas obras”, salientou.

QUALIDADE DO EFLUENTE – Além disso, as obras da companhia também atendem a melhoria da qualidade do efluente da ETE Alvorada, localizada na região Norte da cidade, no bairro de mesmo nome, o maior do município. O investimento é de R$ 31,7 milhões e a entrega prevista para novembro de 2024.

O projeto prevê a ampliação e readequação desta estação de tratamento de esgoto para melhoria do processo de pós-tratamento, que influencia na qualidade do efluente. Para isso, o filtro biológico será modernizado, sendo substituído por um tanque MBBR (Moving Bed Biofilm Reactors), tecnologia adaptada aos sistemas de lodos ativados com uso de peças plásticas que desenvolvem biofilme, uma espécie de membrana.

Também está prevista a implantação de novos equipamentos e melhorias dos já existentes e que são utilizados para o adensamento, equalização, desidratação e secagem do lodo, além de um queimador de gás, entre outros. A expectativa é gerar cerca de 3,8 mil empregos diretos e indiretos com a obra.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade os secretários estaduais do Planejamento, Guto Silva, e da Justiça e Cidadania, Santin Roveda; os deputados federais Beto Preto e Sargento Fahur; e os deputados estaduais Doutor Batista, Evandro Araújo, Tiago Amaral e Soldado Adriano José.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Excelência ambiental: Aterro da Sanepar mantém selo internacional ISO 14.001

Published

on

Operado pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), o Aterro Sanitário de Resíduos Sólidos de Cianorte alcançou um marco de excelência ao renovar a certificação NBR ISO 14.001:2015, com registro de zero não conformidades em auditoria externa. A ISO 14.001 se refere a uma norma internacional que estabelece diretrizes para sistemas de gestão ambiental.

O diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, destaca o compromisso ambiental como fundamento da sua atuação em todas as áreas da Companhia. “As atividades da Sanepar são pautadas no compromisso com a conservação ambiental. A gestão dos processos é feita com respeito e cumprimento de todas normas que têm o objetivo de promover a sustentabilidade”, diz. 

O Aterro de Cianorte foi o pioneiro do Paraná e o primeiro do Brasil, sob a gestão de uma empresa estatal de saneamento, a obter essa certificação internacional. “Isto significa um resultado perfeito em relação às exigências da certificação. Também demonstra a maturidade e a alta competência da gestão ambiental no local, que mantém a certificação ISO 14.001, alcançada pela primeira vez em 2013 e mantida desde então”, explicou o gerente de Gestão Ambiental da Sanepar, Ronald Gervasoni.

ESTRATÉGIA E GESTÃO DE RISCOS – Para Gervasoni, o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) da Sanepar aplicado no aterro é a chave para a excelência na operação. “O SGA é o framework da Companhia, sendo essencial para a sua sustentabilidade. Sua implementação vai além dos escopos certificados, sendo um alinhamento estratégico que blinda o negócio contra riscos operacionais e fortalece nossa governança ambiental em toda a Sanepar”, detalhou o gerente.

Leia mais:  Dia Mundial do Refugiado: edição traz perguntas sobre esse tema

A metodologia do SGA proporciona a identificação e o gerenciamento de riscos ambientais, além de promover a conscientização dos empregados sobre a preservação ambiental. O resultado reflete diretamente a competência técnica e o empenho da equipe em zelar pela excelência operacional e pelo desenvolvimento responsável das atividades.
O desempenho foi reconhecido pelo Auditor Líder da QMS Certification, Neimar Ricardo. “O resultado de zero não conformidades nesta auditoria é de extrema importância e serve como um poderoso indicador da maturidade do SGA. Isso demonstra também, de forma inequívoca, a eficácia dos controles implementados pela Sanepar, o alto nível de excelência da equipe e a robustez do SGA do Aterro de Cianorte”, comentou Ricardo.
 

ENGAJAMENTO – Para os empregados do aterro, a manutenção da certificação ISO 14001 é garantia de que todos os processos operacionais sejam padronizados e acompanhados por sistemas de controle ambiental, em conformidade com as normas legais, promovendo segurança à população e respeito ao meio ambiente.
“Ela não apenas valida nossos padrões rigorosos de engenharia e controle ambiental, mas também assegura a prevenção contínua de contaminações, refletindo nosso compromisso com a excelência operacional”, afirmou o gerente da Sanepar que integra a alta direção do Comitê do Sistema de Gestão Ambiental do Aterro, Marcos Moretto.
Lutero Eduardo Lucio, químico responsável pela implementação do SGA no Aterro, reforça que a excelente performance na auditoria externa é mérito, em especial, da equipe operacional que trabalha no local e que conta com empregados dedicados como Marcio Benitz, Paulo Cesar Martins, José Jadir Correia Barros, Marcio Santos e Pedro Fortunato. “A excelência na gestão é resultado direto do envolvimento e da dedicação da equipe. Este resultado de zero não conformidades, após 13 anos de certificação, é um testemunho da responsabilidade e da competência”, comentou Lutero.

Leia mais:  Milhares de atletas cruzam a Ponte de Guaratuba na 1ª Maratona Internacional do Paraná

GESTÃO DO LIXO – O aterro de Cianorte é operado pela Sanepar desde 2002, por meio de concessão entre a Companhia e o município de Cianorte. O aterro trata ainda, com contratos específicos, os resíduos sólidos urbanos coletados nos municípios de Terra Boa, São Tomé, Indianópolis e Guaporema.

Além do Aterro de Cianorte, a Sanepar opera mais dois aterros no estado: em Apucarana, no Vale do Ivaí, e em Cornélio Procópio, no Norte Pioneiro, ambos operados com a mesma metodologia de gestão ambiental. Em Cornélio Procópio, assim como em Cianorte, a Sanepar atua também na coleta dos resíduos.

CERTIFICAÇÃO – Neste ano, a auditoria externa foi realizada pela QMS Brasil, na última semana de maio, com a participação de auditores externos, dos empregados do aterro, das áreas de gestão ambiental da Sanepar e do coordenador Industrial, Ismael Vasquez.

A QMS Certification é um organismo de certificação em processos de qualidade que teve origem na Austrália, atualmente com a matriz nos Estados Unidos e forte atuação global com presença em mais de 30 países.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262