conecte-se conosco

Curitiba

Sábado tem recolhimento de lixo eletrônico no Parque Bacacheri

Publicado

SMCS

Quem passar o feriadão de Corpus Christi em Curitiba pode aproveitar para descartar o lixo eletrônico que tenha acumulado em casa. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, em parceria com grupos escoteiros, vai fazer o recebimento destes materiais no próximo sábado (22/6), no Parque General Iberê de Matos (Parque Bacacheri).

O mutirão acontece das 9h às 17h, com a participação da Associação Corbélia, do programa Ecocidadão, da Prefeitura de Curitiba. Podem ser entregues monitores, computadores, notebooks, aparelhos de TV, fax, de telefonia fixa, celulares, entre outros.

O material plástico é devidamente separado e vendido pelas associações. Partes tóxicas são encaminhadas a empresas especializadas para que haja descontaminação e destinação correta.

Atividades ambientais

Ao longo da tarde, das 13h às 16h, cerca de 100 lobinhos, escoteiros, seniores, chefes e pais de apoio participam de atividades de Educação Ambiental. Serão palestras sobre Meio Ambiente e reciclagem, que podem ser assistidas também pelos frequentadores do Parque.

Estarão presentes o Grupo Escoteiro Impisa, do Tingui; o Grupo de Escoteiros do Ar Brigadeiro Eppinghaus, do Bacacheri; e o Grupo Escoteiro Monte Claro, do Santa Cândida.

Leia mais:  Polícia Civil já elucidou 54% dos homicídios ocorridos em Curitiba

Serviço:

Recolhimento de lixo eletrônico no Parque Bacacheri
Horário: das 9h às 17h

Palestras de Educação Ambiental
Horário: 14h10

Data: 22/6 (sábado)
Local: Parque General Iberê de Matos (Parque Bacacheri) – acesso pela Rua Dr. Eurico César de Almeida

Comentários Facebook

Curitiba

Defensoria Pública do Paraná emite recomendação aos postos de combustíveis sobre reajuste abusivo

Publicado

O Núcleo de Defesa do Consumidor (NUDECON) da Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) emitiu, nesta segunda-feira (14), uma Recomendação à entidade que representa os donos de postos de combustíveis do Paraná, o Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis Derivados de Petróleo, Gás Natural, Biocombustíveis e Lojas de Conveniência do Estado do Paraná (Paranapetro).

O objetivo, segundo o Coordenador do Núcleo, Defensor Público Erick Lé Palazzi Ferreira, é coibir o abuso quando a Petrobrás anunciar reajustes. “O que se viu em vários casos na última quinta-feira foi uma prática abusiva, uma elevação injustificada dos preços”, explica o Defensor.

De acordo com ele, a Recomendação pretende barrar a prática de repassar o reajuste com produto comprado por preço velho. “Antes de ter sido repassado o aumento, os postos já estavam aplicando. O que fizeram foi pegar um produto mais barato e colocar o preço exorbitante”.

Segundo a Recomendação, os varejistas de combustíveis devem se abster de aumentar os preços antes da existência real de reajuste das distribuidoras. “Caso haja reclamações e comprovação sobre aumento excessivo de combustíveis pelos postos, o Nudecon adotará as medidas judiciais cabíveis, individuais ou coletivas, para areparação de eventuais danos”, afirma a Recomendação.

Leia mais:  Câmeras de segurança flagram momento em que PM troca tiros com suspeito e é baleado em Curitiba

Na semana passada, a Petrobrás anunciou reajuste dos combustíveis. De acordo com a empresa, o aumento seria de 18,77% para a gasolina, 24,9% para o diesel e 16% para o gás de cozinha.

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana