Paraná
Reunião com secretariado de Guarapuava marca etapa do projeto MP em Movimento no Centro-Sul do estado
 
																								
												
												
											
 
      
O procurador-geral de Justiça, Francisco Zanicotti, e os integrantes da Administração Superior do Ministério Público do Paraná participaram nesta quinta-feira, 23 de outubro, de uma reunião com o secretariado da Prefeitura de Guarapuava, como parte das atividades do projeto MP em Movimento. O encontro contou com a presença de promotores de Justiça das comarcas da região e de representantes do Executivo Municipal.
Durante o evento, a Prefeitura de Guarapuava aderiu ao projeto “Municípios pelo Clima”, assinando o termo de cooperação que consolida a parceria entre o Município e o Ministério Público do Paraná em ações voltadas à sustentabilidade e ao desenvolvimento local. A reunião passou por assuntos diversos como segurança, saúde, atuação do Ministério Público e dos promotores da comarca.
O procurador-geral de Justiça ressaltou que o momento representa a união de esforços entre instituições comprometidas com o mesmo propósito: servir à sociedade com eficiência, diálogo e responsabilidade. “O MP em Movimento é uma oportunidade para fortalecer laços e construir soluções conjuntas. Quando somamos as forças do Ministério Público, das administrações municipais e da comunidade, avançamos não apenas na melhoria dos serviços públicos, mas também na construção de um futuro mais sustentável e equilibrado para todos os paranaenses”, afirmou Zanicotti.
A iniciativa integra a programação da etapa do MP em Movimento em Guarapuava, que busca aproximar a Administração Superior do Ministério Público das realidades regionais e fortalecer a atuação institucional junto aos municípios paranaenses.
Presenças
Participaram do encontro os secretários municipais de Planejamento e Urbanismo, Thiago Pfann; de Assistência e Desenvolvimento Social, Helena Francisca Alves; de Cultura, Rossana Campelo; de Meio Ambiente, Heraldo Correia de Lima; de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ana Cláudia Klosouski de Andrade; de Agricultura, Celso Fernando Doliveira; de Saúde, Márcio Brunsfeld; de Educação, Rosana Schwartz; de Políticas Públicas para Mulheres, Laura Maria Iatskiu Vasconcelos; de Turismo e Eventos, Rosângela Virmond; de Comunicação, Rafael Markus; de Obras, Tatiane Nezi; de Administração, Ricardo Facó de Albuquerque; e de Habitação, Gustavo Henrique Pedrosa. A reunião também contou com a presença de jornalistas.
Pelo MPPR, estavam presentes além do procurador-geral, o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Armando Antônio Sobreiro Neto, o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Cláudio Franco Felix; a diretora-secretária da Procuradoria-Geral de Justiça, Nayani Kelly Garcia; o coordenador de Assuntos Institucionais, Ronaldo de Paula Mion; as promotoras de Justiça Dúnia Serpa Rampazzo, Leandra Flores, Lorena de Albuquerque e Vilma Leiko Kato; e os promotores de Justiça, Marcelo Salomão Czelusniak, Bruno Ishimoto, Diego André Barros, Mauro Dobrowolski e Cláudio César Cortesia.
Confira a cobertura completa do MP em Movimento em Guarapuava
Fonte: Ministério Público PR
 
																	
																															Paraná
Estado institui repasse fundo a fundo para fortalecer políticas de inovação nos municípios
 
														O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial, anunciou nesta sexta-feira (31) o novo modelo de repasses fundo a fundo do programa Pacto pela Inovação. A iniciativa simplifica os processos de transferência de recursos, fortalece a autonomia municipal e estimula o desenvolvimento de políticas locais de inovação em todo o Estado.
O modelo de repasse fundo a fundo integra a estratégia do Governo do Paraná de construir uma governança estadual de inovação, fortalecendo a cooperação entre Estado e municípios. A iniciativa regulamenta a aplicação da Lei nº 22.107/2024, que assegura a destinação de parte dos recursos do Fundo Paraná para apoiar projetos de modernização, ciência, tecnologia e inovação nos municípios.
Com o novo formato, os valores serão transferidos diretamente aos fundos municipais de inovação, sem necessidade de convênios, tornando o processo mais ágil e acessível.
O secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, que assinou a resolução do novo modelo de repasse, afirmou que o objetivo é descentralizar os investimentos e ampliar a capacidade dos municípios de desenvolver políticas públicas voltadas à inovação.
“Essa é uma mudança estrutural no modo como o Estado apoia a inovação nos municípios. Agora, as cidades terão mais autonomia e agilidade para investir em infraestrutura tecnológica, formação e projetos locais que impulsionem o desenvolvimento regional. O objetivo é atender o maior número possível de cidades, especialmente aquelas que têm menos condições hoje do que os grandes centros, que já possuem uma estrutura melhor”, destacou.
As transferências fundo a fundo serão destinadas a municípios que aderirem ao Pacto pela Inovação. No total, mais de 150 municípios já aderiram ao projeto. Para estarem habilitados, os municípios precisarão ter uma série de critérios para ter acesso aos recursos, como uma Política Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, um Conselho Municipal de CT&I e um Fundo Municipal de Inovação. A resolução será publicada nos próximos dias no Diário Oficial do Estado e no site da SEIA.
A Prefeitura de Porecatu é um dos municípios que já aderiu ao Pacto da Inovação para iniciar investimentos no setor. “A iniciativa do Governo do Estado de repassar os recursos diretamente para as prefeituras é fundamental. Isso garante que o dinheiro chegue mais rápido, com base nas diretrizes e normas do Estado, e seja utilizado de forma correta e eficiente. Essa é a grande importância do repasse fundo a fundo: permitir a aplicação direta dos recursos em ações concretas de inovação”, afirma o prefeito Agamenon Paduan.
O Pacto pela Inovação é uma iniciativa da SEIA, que tem como objetivo incentivar o desenvolvimento tecnológico e a disseminação da cultura da inovação nos municípios. A adesão possibilita que as cidades avancem em estratégias para transformar suas gestões, fortalecer o ecossistema local de inovação e qualificar jovens em áreas como programação, robótica e informática.
Fonte: Governo PR
- 
																	   Brasil4 dias ago Brasil4 dias agoRenan Filho leva a leilão outro lote de rodovias paranaenses na próxima quinta (30) 
- 
																	   Agro4 dias ago Agro4 dias agoLei do frete mínimo eleva custos de transporte de fertilizantes e mobiliza setor para revisão 
- 
																	   Paraná3 dias ago Paraná3 dias agoFortalecimento da rede nacional do Disque Denúncia é tema de encontro no Paraná 
- 
																	   Paraná4 dias ago Paraná4 dias agoPCPR na Comunidade leva serviços para moradores de Tibagi e Irati nesta semana 
- 
																	   Política Nacional4 dias ago Política Nacional4 dias agoComissão aprova obrigação de hospitais providenciarem acompanhante para pessoa com deficiência 
- 
																	   Entretenimento5 dias ago Entretenimento5 dias agoBenício Huck celebra 18 anos com festa antecipada no Rio: ‘Noite de celebração’ 
- 
																	   Esportes5 dias ago Esportes5 dias agoJoão Fonseca conquista ATP 500 da Basileia e alcança top 30 mundial 
- 
																	   Entretenimento3 dias ago Entretenimento3 dias agoVirginia Fonseca e Vini Jr. surgem juntos pela primeira vez: ‘Acabou o mistério’ 

 
											 
											 
											 
											