Connect with us


Brasil

Região Sul supera 18 milhões de passageiros em 2025 e fortalece aviação regional

Publicado em

A aviação civil na Região Sul do Brasil registrou desempenho expressivo em 2025, consolidando a retomada do setor e ampliando a conectividade regional. Nos aeroportos das capitais, Porto Alegre (RS), Curitiba (PR) e Florianópolis (SC) foram movimentados mais de 18 milhões de passageiros ao longo do ano. Os dados são da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e foram compilados pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor).

O Aeroporto de Porto Alegre (RS) alcançou 7,2 milhões de passageiros em 2025, e se manteve como 9º mais movimentado do país. Curitiba, no Paraná, registrou 6 milhões de passageiros, enquanto Florianópolis (SC) atingiu a marca de 5 milhões de viajantes.

Entre os destaques do período está o desempenho do Aeroporto Internacional de Florianópolis, que apresentou o maior crescimento percentual dos últimos três anos na região, com aumento de 52,6% no número de passageiros em comparação com 2022. No mesmo intervalo, Curitiba registrou crescimento de 24,8%, enquanto Porto Alegre avançou 12,2%.

A malha aérea da Região Sul também se fortaleceu em rotas estratégicas. A ligação São Paulo/Porto Alegre movimentou 2.024.233 passageiros em 2025, configurando-se como a quarta rota mais movimentada do mercado doméstico brasileiro.

Leia mais:  Boletim destaca boas práticas em negociações coletivas no combate à violência contra as mulheres

Além das capitais, aeroportos do interior desempenharam papel relevante na integração regional. Navegantes (SC) e Foz do Iguaçu (PR) registraram mais de 2 milhões de passageiros cada. Maringá (PR) movimentou cerca de 855 mil viajantes; Londrina (PR), 693 mil; e Chapecó (SC), 636 mil passageiros em 2025.

Ao todo, 25 terminais da Região Sul operaram voos comerciais no período, consolidando uma rede estratégica de conexões aéreas que impulsiona o turismo, os negócios e o escoamento da produção regional.

Investimentos fortalecem infraestrutura

O crescimento da demanda é acompanhado por investimentos estruturantes. O Ministério de Portos e Aeroportos anunciou a destinação de R$ 389 milhões para obras e melhorias na infraestrutura aeroportuária da Região Sul, reforçando o compromisso do Governo Federal com a ampliação da capacidade operacional, o aumento da segurança e a modernização dos terminais.

Os recursos contemplam obras de infraestrutura, melhorias em pistas e pátios, além da implantação e modernização de equipamentos e sistemas operacionais. Estão entre os aeroportos beneficiados o de Chapecó (SC), Guarapuava (PR), Toledo (PR), Blumenau (SC), Francisco Beltrão (PR) e Cascavel (PR), ampliando as condições para a atração de novas rotas e o fortalecimento da aviação regional.

Leia mais:  Ministra do MCTI acompanha presidente Lula em visita às obras de macrodrenagem em Belém

Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos

Fonte: Portos e Aeroportos

Comentários Facebook

Brasil

Costa do Descobrimento: Patrimônio Mundial protege um dos trechos mais ricos da Mata Atlântica

Published

on

Entre o sul da Bahia e o norte do Espírito Santo, oito áreas protegidas formam as Reservas de Mata Atlântica da Costa do Descobrimento. São cerca de 112 mil hectares de florestas e restingas, que preservam alguns dos últimos grandes remanescentes do bioma nessa região do país.

Reconhecido como Patrimônio Mundial pela Unesco em 1999, o conjunto reúne três parques nacionais: Descobrimento, Monte Pascoal e Pau Brasil; duas reservas biológicas federais: Sooretama e Una; e outras três reservas: Veracruz, Pau Brasil/Ceplac e Linhares.

A região chama atenção pela variedade de espécies e pelo alto nível de endemismo, ou seja, pela presença de plantas e animais encontrados apenas em determinadas áreas. Para o turismo, o patrimônio está inserido em uma região que permite combinar natureza, praias, trilhas e experiências ligadas à história e à cultura do litoral brasileiro.

Reconhecimento

A Unesco reconheceu as Reservas de Mata Atlântica da Costa do Descobrimento por abrigarem uma das regiões de floresta tropical mais ricas em biodiversidade do mundo. Em alguns trechos, já foram identificadas mais de 450 espécies de árvores em uma área equivalente a um campo de futebol.

A riqueza também está na fauna. A região abriga 261 espécies de mamíferos, 620 de aves, 280 de anfíbios e 200 de répteis. Além da diversidade, muitas dessas espécies são endêmicas ou estão ameaçadas de extinção.

As reservas também ajudam a contar a própria evolução da Mata Atlântica. Estudos apontam antigas conexões entre o bioma e a Amazônia, hoje interrompidas, que contribuíram para formar uma flora com grande número de espécies raras e exclusivas da região.

Leia mais:  Ministério da Saúde e Harvard lançam edital de incentivo a projetos de inovação em saúde

O que fazer

Como o patrimônio reúne diferentes unidades de conservação entre Bahia e Espírito Santo, as experiências variam de acordo com a área escolhida. Entre os destaques estão:

  • Parque Nacional do Pau Brasil (BA): localizado em Porto Seguro, protege importantes áreas de Mata Atlântica e oferece atividades de contato com a natureza.

  • Parque Nacional do Monte Pascoal (BA): reúne Mata Atlântica e o Monte Pascoal, marco da paisagem do extremo sul baiano, além de estar ligado à presença e à cultura do povo pataxó.

  • Parque Nacional do Descobrimento (BA): localizado em Prado, preserva uma importante área conservada de Mata Atlântica do extremo sul da Bahia.

  • Reserva Biológica de Una (BA): protege florestas importantes para a conservação da biodiversidade regional. Por se tratar de uma reserva biológica, a visitação pública é restrita e segue regras específicas.

  • Reserva Biológica de Sooretama (ES): uma das principais áreas protegidas de Mata Atlântica no Espírito Santo, voltada principalmente à conservação e à pesquisa científica. A visitação também é restrita.

  • Litoral da Bahia e do Espírito Santo: a localização das reservas permite combinar a viagem com praias e outros atrativos naturais dos municípios próximos às áreas protegidas.

Quando visitar

As Reservas de Mata Atlântica da Costa do Descobrimento podem ser conhecidas durante todo o ano, mas as condições variam conforme o destino e a atividade escolhida.

  • Outono e inverno: temperaturas mais amenas podem favorecer trilhas e outras atividades ao ar livre.

  • Primavera e verão: período de temperaturas mais altas, indicado para quem pretende combinar as áreas naturais com as praias dos litorais baiano e capixaba.

  • Unidades de conservação: antes da viagem, é importante consultar as regras de cada área, já que algumas permitem atividades turísticas e outras têm acesso restrito à pesquisa e à conservação.

Leia mais:  Ministro substituto da Pesca e Aquicultura visita projetos aquícolas no interior de Pernambuco

Como o patrimônio é formado por oito áreas separadas, vale definir previamente quais unidades farão parte do roteiro.

Como chegar

Na Bahia, Porto Seguro é uma das principais portas de entrada para a região e possui aeroporto com voos de diferentes cidades brasileiras. A partir da cidade, é possível seguir por rodovias para municípios próximos às áreas protegidas, como Santa Cruz Cabrália, Prado e outros destinos do extremo sul baiano.

No Espírito Santo, Vitória é a principal porta de entrada aérea para quem vem de outras regiões do país. O acesso ao norte do estado pode ser feito por rodovias, principalmente pela BR-101.

Antes da viagem, é recomendável consultar as condições de acesso, horários e regras de visitação da unidade de conservação escolhida.

Patrimônio Mundial

A Lista do Patrimônio Mundial reúne locais reconhecidos pela Unesco por sua importância cultural, natural ou histórica para a humanidade. Os bens inscritos são considerados de Valor Universal Excepcional e passam a integrar uma relação internacional de patrimônios cuja preservação é de interesse mundial.

O Brasil possui atualmente 26 bens inscritos na lista, distribuídos entre as categorias Cultural, Natural e Mista.

Por Natália Moraes
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

 

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262