Agro
Quantidade de auditorias realizadas pelo CESB em áreas de soja aumenta 44%
A quantidade de auditorias realizadas pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB) no Desafio de Máxima Produtividade de Soja aumentou 44% na edição 2018/2019, em relação ao volume da edição de 2017/2018. Os técnicos do CESB visitaram 863 propriedades de sojicultores em todo o Brasil na última edição do Desafio, contra 597, na anterior. O Comitê agora caminha para divulgar os campeões do Desafio deste ano, que serão revelados no dia 18 de junho, durante o Fórum Nacional de Máxima Produtividade.
Para a edição de 2018/2019, mais de 4 mil produtores e seus respectivos consultores se inscreveram no Desafio CESB de Máxima produtividade de Soja. As auditorias se iniciaram em janeiro de 2019, finalizando os trabalhos no fim de maio com o maior número de áreas auditadas já alcançado em todas as edições do concurso, mostrando o esforço do CESB na busca pelo entendimento dos fatores das altas produtividades do cultivo lembrando que por exemplo na safra de 2009/2010, foram realizadas 250 auditorias. Ao todo, em dez anos, o CESB realizou mais de três mil auditorias.
O coordenador técnico e de Pesquisa do CESB, João Pascoalino, avalia que esse número reflete o maior alcance que o Desafio de Máxima Produtividade de Soja vem demonstrando ao longo dos anos, com mais sojicultores aceitando se auto desafiar para produzir mais soja em uma mesma área, com sustentabilidade e rentabilidade. “Neste ano conseguimos uma abrangência maior em extensão territorial, atingindo 11,5% de todas as áreas plantadas de soja do Brasil. O CESB busca, por meio do Desafio, estimular o produtor a buscar novas técnicas que o permita alcançar altos níveis de produtividade sempre de forma sustentável, e isso tem sido bem aceito pela comunidade agrícola, com os produtores batendo recordes de produtividade”, destaca.
Autenticidade comprovada
As auditorias são realizadas desde 2015 por técnicos e agrônomos da empresa Somar, que atua na área de monitoria agrícola há mais de dez anos. Segundo o diretor da Somar, Juliano Nunes, todo auditor de campo passa por um treinamento exclusivo do CESB, para poder acompanhar todos os trabalhos que determinarão os campeões do Desafio CESB de Máxima Produtividade de Soja. As aferições são realizadas desde a colheita até o carregamento dos caminhões, para poder certificar que a pesagem está perfeitamente correta.
Nunes salienta que a importância da auditoria se dá por ser um documento que comprova as altas produtividades alcançadas pelos sojicultores, que são transformadas, posteriormente, em cases de sucesso. “Essas informações são difundidas no meio agrícola, de acordo com os princípios do CESB, que é produzir mais sem haver aumento de áreas cultivadas, pensando na sustentabilidade e garantindo a rentabilidade”, afirma.
Campeões
Os campeões da edição de 2018/2019 do Desafio CESB de Máxima Produtividade de Soja serão conhecidos no dia 18 de junho, em Londrina (PR). O anúncio será feito durante o Fórum Nacional de Máxima Produtividade da Soja, que acontece este ano em parceria com a COCAMAR – Cooperativa Agroindustrial e a SRP – Sociedade Rural do Paraná.
Os cases campeões dos vencedores da 11ª edição do Desafio serão expostos pelos consultores, membros e especialistas do CESB durante o Fórum, a fim de compartilhar informações sobre métodos e técnicas utilizados para produzir mais soja em uma mesma área.
Neste ano, o Fórum terá como convidado o palestrante Gustavo Spadotti, da base Territorial da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Em sua palestra, ele abordará técnicas que podem ser aplicadas por sojicultores brasileiros para melhorar a sua produtividade. “O evento será um meio de os produtores e especialistas da área agrícola realizarem um networking, além de promover uma preciosa troca de informações sobre a produção de soja no Brasil”, destaca o presidente do CESB, Leonardo Sologuren.
Ele também lembra do momento difícil enfrentado nessa última safra, com veranicos sucessivos em algumas regiões, que causaram quebras na produção. “Tivemos condições climáticas totalmente diferentes do ano passado. Portanto temos a expectativa de ver o que os produtores fizeram para enfrentar esse momento de clima adverso e mesmo assim alcançar níveis avançados em produtividade”, relata.
Números recordes
O Fórum é realizado anualmente e tem por objetivo revelar os números recordes de alguns dos melhores sojicultores e consultores do Brasil, que ao longo de dez anos de história do Desafio demonstraram crescimentos em produtividade acima da média nacional. A produtividade média dos primeiros colocados das áreas avaliadas nesses dez anos variou de 77,8 a 109,4 sacas por hectare, com taxa de crescimento anual de aproximadamente 4,9%. Enquanto a média nacional, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), apresentou variação de 43,8 a 56 sacas por hectare, crescendo ano a ano aproximadamente 3,5%.
O recorde atual foi conquistado com o produtor Marcos Seitz, de Guarapuava (PR), que alcançou a marca de 149,08 sacas de soja por hectare. Ele foi o campeão da edição de 2016/2017 do Desafio. O campeão da última edição (2017/2018) foi Gabriel Bonato, de Sarandi (RS), que atingiu 127,01 sacas de soja por hectare.
Fonte: Agrolink
Agro
Palmas inaugura moderno espaço para leilões de gado de elite
Inaugurado neste sábado (08.11), o novo pavilhão de leilões de gado do Sindicato Rural de Palmas, capital do Tocantins. A estrutura, que recebeu investimento de mais de R$ 4 milhões, foi projetada para sediar grandes eventos de pecuária e simboliza a crescente profissionalização do setor no Estado.
O evento de inauguração reuniu produtores, lideranças rurais e autoridades, incluindo o governador do Tocantins, Laurez Moreira, que destacou o peso da agropecuária na economia local. Ele lembrou que o Tocantins é hoje o nono maior rebanho bovino do país, com cerca de 11,6 milhões de cabeças, número quase oito vezes superior à população do Estado. “O tatersal é um símbolo da força do produtor tocantinense e de um setor que sustenta a economia do Estado e gera milhares de empregos”, afirmou o governador durante a cerimônia.
O novo espaço foi concebido para abrigar leilões de gado de elite, exposições e eventos técnicos, com foco na valorização genética e na expansão dos negócios agropecuários. Além da pista de vendas, o tatersal conta com áreas para manejo, arquibancadas e estrutura de apoio para compradores e vendedores. A gestão dos leilões ficará a cargo da empresa Terra Próspera, parceira do Sindicato Rural de Palmas, responsável por organizar eventos de alto padrão e garantir transparência e agilidade nas negociações.
Especialistas avaliam que o novo ambiente consolida Palmas como polo regional de comercialização pecuária. A localização estratégica da capital, cortada por rodovias federais e próxima de corredores logísticos de exportação, facilita o escoamento de animais e produtos agropecuários para outros estados e para o mercado externo. O presidente do Sindicato Rural de Palmas, Antônio Jorge Godinho, ressaltou que o espaço “é resultado do esforço conjunto dos produtores e do apoio institucional que o agronegócio tem conquistado no Estado”.
A expectativa é que o espaço impulsione o número de leilões e o volume de negócios realizados na capital. Em eventos de referência nacional, animais de alto padrão genético já alcançaram valores acima de R$ 1 milhão por cabeça, refletindo a valorização crescente da pecuária de elite. Embora o Tocantins ainda não lidere o ranking nacional nesse segmento, especialistas apontam que o Estado tem potencial para se consolidar entre os principais centros de comercialização do país.
Fonte: Pensar Agro
-
Polícial6 dias agoPCPR divulga foto de homem foragido por furto qualificado e associação criminosa em Curitiba
-
Entretenimento6 dias agoVirginia Fonseca curte dia de parque com as filhas em Madri: ‘Minhas princesinhas’
-
Economia7 dias agoSeminário reforça papel estratégico da gestão de riscos na modernização do comércio exterior
-
Brasil6 dias agoSecretaria Nacional de Aquicultura realiza oitiva da cadeia de peixes nativos e visita projeto de piscicultura sustentável em Rondônia
-
Agro6 dias agoMesmo com corte da Petrobras, gasolina sobe em outubro e etanol recua levemente, aponta Edenred Ticket Log
-
Paraná6 dias agoRatinho Junior recebe Troféu Guerreiro do Paraná durante posse de nova diretoria do MPP
-
Entretenimento7 dias agoVirginia Fonseca e Vini Jr. posam agarradinhos: ‘Ele viaja para jogar’
-
Polícial2 dias agoMissão Paraná: Guarapuava encerra ciclo de ações integradas das forças de segurança nos Campos Gerais
