Connect with us


Educação

MEC debate ampliação de cooperação educacional com Alemanha

Publicado em

O Ministério da Educação (MEC) recebeu a visita do presidente do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), Joybrato Mukherjee, na sexta-feira, 29 de maio, para debater possibilidades de ampliação da cooperação com o país. Representando a pasta, o assessor especial de Assuntos Internacionais, Felipe Heimburger, pontuou o interesse do MEC em ampliar a oferta de ensino de alemão no Brasil, e, por outro lado, o ensino da cultura, literatura e língua brasileiras na Alemanha. 

Joybrato destacou a importância do Brasil na ordem internacional, afirmando que “o país pode servir de ponte entre o Norte e o Sul global”, e sugeriu ações de cooperação triangular Brasil-África-Alemanha. 

Brasil e Alemanha já colaboram em iniciativas voltadas às energias renováveis e à transição verde, conduzidas pelo MEC em parceria com a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ). Dentre as ações está o programa EnergIFE, responsável pela formulação de 25 currículos orientativos em instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica sobre o desenvolvimento de energias renováveis e da eficiência energética, de modo a alinhar essas duas frentes às demandas do setor produtivo. 

Em paralelo, os resultados do projeto Profissionais do Futuro evidenciam o impacto direto dessa cooperação na ponta. A iniciativa tem o objetivo de aumentar as perspectivas de inserção profissional de egressos da educação profissional em setores de sustentabilidade da economia brasileira. O projeto já preparou mais de dois mil docentes e contribuiu para a diplomação de 14 mil alunos, prontos para ingressar em um mercado de trabalho cada vez mais sustentável. 

Leia mais:  Autorizada nomeação de 99 aprovados no concurso do ITA

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Assessoria de Assuntos Internacionais (AI) 

Fonte: Ministério da Educação

Comentários Facebook

Educação

Resolução regulamenta bolsas e atividades de residentes

Published

on

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu) e da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS), regulamentou a participação de residentes de programas de saúde em cursos de pós-graduação e o recebimento de bolsas adicionais. A medida consta na Resolução CNRMS nº 2, de 11 de agosto de 2026, publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 12 de agosto.

A resolução estabelece regras para o regime de dedicação exclusiva dos Programas de Residência em Área Profissional da Saúde (PRAPS). O texto estabelece que o cumprimento da carga horária de dedicação exclusiva não impede a participação do residente em ofertas educacionais, aperfeiçoamentos ou programas de pós-graduação lato sensu e stricto sensu, desde que haja compatibilidade de horários e com o projeto pedagógico do programa.

A norma também estabelece critérios para o recebimento cumulativo de bolsas de ensino, pesquisa e extensão ou auxílios de apoio financeiro, permitindo o acúmulo de rendimentos quando vinculados a projetos de desenvolvimento acadêmico, científico ou tecnológico na área da saúde. A participação deve ser previamente acompanhada pela Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu) de cada instituição credenciada.

Leia mais:  MEC divulga lista de redes elegíveis à Medalha Paulo Freire

Segundo o regramento institucional, as regras visam assegurar o desenvolvimento integral das competências profissionais, a qualificação do atendimento prestado ao Sistema Único de Saúde (SUS) e o fortalecimento do ensino integrado à prática assistencial nas unidades de saúde do país.

É importante ressaltar que, mesmo com as alterações promovidas pela nova regra, os estudantes seguem impedidos de acumular empregos ou atividades que inviabilizem a carga horária da residência. Além disso, a participação em cursos e projetos externos deve ser sempre compatível com os objetivos pedagógicos do PRAPS. O descumprimento das regras pode acarretar sanções administrativas e perda de benefícios.

Pró-Residência — O Programa Nacional de Bolsas para Residências em Área Profissional da Saúde (Pró-Residência) é uma iniciativa desenvolvida em parceria entre o MEC e o Ministério da Saúde. O programa tem como objetivo incentivar a formação de especialistas em modalidades multiprofissionais e uniprofissionais, prioritariamente em regiões e especialidades estratégicas para o atendimento público de saúde, mediante a concessão de bolsas de estudo e apoio às instituições de ensino e saúde do país.

Leia mais:  MEC participa das comemorações do 7 de setembro

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Sesu

Fonte: Ministério da Educação

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262