Paraná
Programação do Verão Maior Paraná é exibida em pontos turísticos do Brasil
O anúncio dos grandes shows do Verão Maior Paraná, realizado na noite da última terça-feira (21), em Curitiba, ultrapassou as divisas do Estado e ganhou projeção nacional. Pela primeira vez, a programação foi apresentada simultaneamente nas redes sociais do Governo do Paraná e em pontos turísticos de diferentes cidades do Brasil, reforçando a grandiosidade do evento.
No Rio de Janeiro, o line-up foi revelado com projeções nos Arcos da Lapa, um dos cartões-postais mais icônicos do Brasil e palco tradicional da vida noturna carioca. Em São Paulo, a projeção aconteceu na Avenida Paulista, na altura do Parque do Ciclista, local de grande circulação de pessoas. Já em Santa Catarina a projeção da programação foi em Florianópolis, na Beira Mar Norte, o principal corredor urbano da ilha.
Em Curitiba, o Palácio Iguaçu, sede do governo, no coração do Centro Cívico, também serviu como telão para a projeção dos nomes das atrações.
Com uma programação que cresce a cada edição, o Verão Maior Paraná vem se firmando no circuito nacional de grandes festivais de verão. A temporada 2025/2026 contará com artistas consagrados da música brasileira e, pela primeira vez, com atrações internacionais: a banda de reggae jamaicana Inner Circle e a francesa Gipsy Kings.
Todos os shows são gratuitos e integram a programação promovida pelo Governo do Estado, que transforma o Litoral em um grande palco de lazer, turismo e cultura.
LINE-UP – Ao todo serão cinco finais de semana de show, de 9 de janeiro a 8 de fevereiro, em Matinhos e Pontal do Paraná. Entre os destaques estão Alok, Ana Castela, Gustavo Mioto, Jeito Moleque e Zé Neto e Cristiano, que prometem atrair multidões às praias paranaenses. Na última edição, o Verão Maior reuniu mais de 2 milhões de pessoas nos shows gratuitos.
Entre os artistas confirmados, o Governo do Paraná anunciou a apresentação de duas atrações surpresas no dia 25 de janeiro. O suspense também fez parte da edição do ano passado, quando Luan Santana foi o cantor misterioso anunciado pelo festival semanas depois da revelação do line-up do evento. O show do sertanejo, inclusive, bateu o recorde de público da temporada 24/25: 164 mil pessoas.
Além dos shows nos palcos principais, o Verão Maior Paraná vai contar mais uma vez com os palcos Sunset montados em Caiobá, Guaratuba e Shangri-lá (Litoral), e nas cidades de Porto Rico e Porto São José (em São Pedro do Paraná), no noroeste. Os espaços receberão apresentações de mais de 50 artistas paranaenses, que serão escolhidos por meio de chamamento público.
GRANDES NOMES – Desde a primeira edição, o Verão Maior Paraná tem reunido alguns dos principais artistas do País. Em 2025, além de Luan Santana, Titãs, Jota Quest, Sorriso Maroto, Péricles, Alexandre Pires, Rio Negro & Solimões, Michel Teló, Matheus & Kauan, Guilherme & Santiago, João Bosco & Vinícius, Fernando & Sorocaba, César Menotti & Fabiano, Eduardo Costa e Felipe Araújo embalaram o público no Litoral.
Em 2024, o festival contou com Roupa Nova, É o Tchan, Jorge & Mateus, Zezé Di Camargo & Luciano, Dudu Nobre, Chiclete Com Banana, Raça Negra, Guilherme & Benuto, Hugo & Guilherme, Rick & Renner, Clayton & Romário, Yasmin Santos, George Henrique & Rodrigo, Pixote, Simone Mendes, Amado Batista, Trio Parada Dura, Matogrosso & Mathias, Zé Felipe e Henrique & Diego.
Já em 2023, se apresentaram Ara Ketu, Leonardo, Eduardo Costa, Sambô, César Menotti & Fabiano, Fernando & Sorocaba, Maria Cecília & Rodolfo, Jeann & Julio, Antony & Gabriel, Edson & Hudson, João Bosco & Vinícius, Bruno & Barretto e George Henrique & Rodrigo. A primeira edição, no verão de 2020, teve shows de Alexandre Pires, Edson & Hudson, Eduardo Costa e Jerry Smith.
Fonte: Governo PR
Paraná
MP em Movimento discute sistema prisional, segurança na fronteira e demandas regionais no Sudoeste
A agenda do MP em Movimento no Sudoeste do Paraná incluiu, nesta terça-feira (15/9), três reuniões sobre demandas regionais nas áreas de sistema prisional, segurança pública, educação e meio ambiente.
Os encontros foram conduzidos pelo Coordenador de Assuntos Institucionais do Ministério Público do Paraná, Ronaldo de Paula Mion, e pelo Promotor de Justiça Daniel Pedro Lourenço. Participaram membros do MPPR, representantes do poder público e profissionais que atuam nas respectivas áreas.
Sistema prisional
A situação do sistema prisional na região foi um dos assuntos tratados durante a agenda. Entre os pontos discutidos destacam-se a falta de vagas e a situação das unidades da região. Em Francisco Beltrão, a construção de novas unidades prisionais já foi aprovada. A discussão deverá ser levada à Câmara Municipal, com o objetivo de ampliar o diálogo sobre a obra e buscar condições para sua execução pelo Estado.
Ao final da reunião, ficou definida a interlocução do MPPR com o Governo do Paraná para analisar o formato e os procedimentos para a construção de novas unidades prisionais.
Segurança na fronteira
A segurança na fronteira tripartite também esteve entre as pautas. A reunião contou com a participação dos Promotores de Justiça Victor Emanuel da Silva Lisboa, de Barracão, além de Maria Fernanda Belentani, Tiago Vacari e Daniel Pedro Lourenço.
Foram apresentadas preocupações relacionadas ao aumento de ocorrências de criminalidade transfronteiriça na região de Barracão, Dionísio Cerqueira (SC) e Bernardo de Irigoyen, na Argentina.
A discussão também envolveu ocorrências relacionadas a tráfico de drogas e a roubo e furto de veículos com destino ao país vizinho.
Como encaminhamento, o MPPR fará interlocução para analisar possibilidades de ampliação das ações de segurança pública na região de fronteira entre Brasil e Argentina.
Educação
Com o Município de Pato Branco, foi discutida a apresentação e o cumprimento de um plano na área educacional, em especial o fim da fila de vagas em creches. Ficou definida a manutenção da interlocução entre o Ministério Público, o Município e os responsáveis pela execução das medidas.
Meio ambiente
A terceira reunião manteve o diálogo entre a Promotoria de Justiça de Francisco Beltrão e o MPPR sobre questões ambientais, com a participação do Promotor de Justiça Fabrício Trevizan de Almeida.
Fonte: Ministério Público PR
-
Política Nacional6 dias agoEleições 2026: quem fica, quem sai e quem concorre ao Senado
-
Esportes7 dias agoGabigol dá duas assistências, Santos vence Atlético-MG e larga na frente nas quartas
-
Paraná7 dias agoMinistério Público do Paraná denuncia por corrupção passiva ex-secretário Municipal de Governo e presidente da Câmara de Vereadores de Ortigueira
-
Brasil7 dias agoForça Nacional do SUS recebe base no Rio de Janeiro para enfrentar emergências climáticas
-
Educação5 dias agoPrazo para escolha dos livros didáticos do PNLD termina nesta sexta (11)
-
Brasil6 dias agoMinistro da Saúde visita ampliação da fábrica da Novamed, do Grupo EMS, em Manaus (AM)
-
Brasil5 dias agoSUS fortalece assistência especializada e atenção primária em Montes Claros (MG)
-
Educação5 dias agoMEC Livros organiza acervo com best-sellers e 26 categorias
