Connect with us


Paraná

Programa RenovaPR completa dois anos com inauguração de usina de biogás, em Toledo

Publicado em

Em comemoração aos dois anos do Programa Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR), o IDR-Paraná organiza na próxima sexta-feira (15), em Toledo, no Oeste, um evento para apresentar os principais resultados alcançados.

Na mesma ocasião, haverá a inauguração de uma unidade de geração de energia através da produção de biogás e biometano numa propriedade rural do município. O sistema de produção foi construído pelo casal Maria e Emílio Angst, proprietários de um sítio de três hectares e que há 20 anos trabalha na criação de suínos e na atividade leiteira.

“Com o investimento de R$ 1,4 milhão, recursos do Plano Safra, crédito rural obtido através do Banco do Brasil, e a instalação do biodigestor, a família, além de gerar a própria energia, resolve um passivo ambiental, provocado pela produção de dejetos animais não tratados e obtém nova autorização do Instituto Água e Terra para ampliar a produção”, explica Herlon Goelzer de Almeida, coordenador estadual do RenovaPR.

De acordo com ele, com esta tecnologia de biodigestores, a propriedade fica preparada para criar 19,2 mil suínos por ano, quase três vezes mais que a produção atual de 4,18 mil suínos/ano. O rebanho de vacas leiteiras deve passar de 28 para 100 animais. “Além disso, vão poder introduzir a piscicultura, com previsão de oferecer ao mercado cerca de 48 toneladas de peixes por ano”, reforça.

Leia mais:  Homem que matou duas pessoas em Cafezal do Sul após eleições de 2022 é condenado pelo Tribunal do Júri a 51 anos de prisão

O Programa Renova Paraná é desenvolvido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Agricultura e IDR-Paraná. O objetivo é apoiar as famílias de agricultores que buscam a instalação de um sistema próprio para geração de energia, seja por meio de placas solares (energia elétrica) ou processamento de biomassas (biogás e biometano), com financiamentos do Banco do Agricultor ou de agentes externos.

O evento tem apoio da Associação dos Municípios do Oeste do Estado e da Prefeitura de Toledo.

Serviço:

Aniversário de dois anos do RenovaPR

Data: 15 de setembro, sexta-feira

Horário: 10 horas

Local: Clube Caça e Pesca de Toledo – Estrada da Usina, km 5, na zona Rural de Toledo

Os profissionais da imprensa interessados em participar devem confirmar presença pelo telefone (45) 98821-8639 até a quinta-feira.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Maratoninha reúne centenas de crianças em Guaratuba; ponte será fechada às 5h para maratona

Published

on

Como parte da Maratona Internacional do Paraná (MIP), cuja programação vai até domingo (3), a Maratoninha movimentou o centro de Guaratuba, no Litoral do Paraná, na tarde deste sábado (2). O evento reuniu crianças e adolescentes de 4 a 13 anos em percursos que variaram de 100 a 800 metros, conforme a faixa etária. De acordo com  organização da MIP, cerca de 500 crianças participaram da Maratoninha.

Mesmo debaixo de chuva, a meninada deu um show de superação e vontade. Entre os participantes estava Guilherme Tavares, 13 anos, que faz parte de um projeto de triathlon na cidade vizinha, Matinhos. Apesar de praticar ciclismo e natação, sua verdadeira paixão é a corrida. “Treinei muito para essa prova de corrida, que é o que eu mais gosto. Estou muito feliz por participar”, contou orgulhoso.

MARATONA KIDS

Com o objetivo de incentivar o esporte desde cedo, a iniciativa ofereceu uma experiência lúdica e inclusiva: 90% das vagas foram destinadas a alunos das redes públicas de Guaratuba e Matinhos, garantindo o primeiro contato de muitos jovens com o atletismo.

Leia mais:  Queijos paranaenses batem produtos de 50 países e são premiados no Mundial da Suíça

Todas as crianças participantes receberam medalhas e kits de hidratação após a prova, incluindo picolés de frutas. Embora Tereza Saldanha Frazatto, de seis anos, tenha treinado com o pai para a Maratoninha, a parte mais legal para ela foi a recompensa. “Eu gostei muito de participar, fiquei muito feliz. Vou guardar a medalha no meu quarto, em um lugar especial. E o sorvete está muito bom”, detalhou.

A irmã de Tereza, Eloísa Saldanha Frezatto, de apenas três anos, também correu. Ambas são filhas da capitã Júlia Saldanha Frazatto, do Corpo de Bombeiros de Guaratuba. Para ela, a tarde de sábado, mesmo sob chuva, foi emocionante. “Eu era atleta antes de entrar na corporação, então é um sentimento indescritível assistir às duas correndo. Estou muito agradecida pelo evento”, disse.

FUNCIONAMENTO DA PONTE – Antes da Maratoninha, o governador Carlos Massa Ratinho Junior comandou no início da tarde deste sábado o comboio dos primeiros carros que passaram pela Ponte de Guaratuba. Conforme o Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv), agentes de trânsito do DER/PR e organizadores da maratona, os veículos poderão passar pela Ponte de Guaratuba até as 5h de domingo (3), quando a estrutura será fechada novamente para a realização do segundo dia de provas da MIP. O tráfego será liberado definitivamente na ponte às 10h, após a desmobilização da corrida.

Leia mais:  Batata-inglesa, contrafilé e óleo de soja tiveram redução de preço em março, aponta IPR

MARATONA KIDS

MARATONA INTERNACIONAL DO PARANÁ — A Maratoninha integra a programação da Maratona Internacional do Paraná (MIP), que movimenta o Litoral desde as primeiras horas de sábado com as provas de 5 km e 21 km, que encantou os corredores que passaram pela recém-inaugurada Ponte de Guaratuba. O ponto alto acontece neste domingo (3), a partir das 6h, com as largadas das provas de 10 km e dos 42 km (maratona).

O grande diferencial da MIP é justamente o percurso pela Ponte de Guaratuba Principal cartão-postal da corrida, a estrutura faz parte de todos os trajetos das provas adultas, unindo o desafio esportivo a uma paisagem privilegiada. A travessia transforma a prova em uma experiência única, conectando o esporte a um dos projetos de infraestrutura mais emblemáticos do Estado.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262