Connect with us


Paraná

Programa Rede Elétrica Inteligente da Copel motiva visita de técnicos da Aneel

Publicado em

O diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Fernando Luiz Mosna, e o assessor Matheus Cruz estiveram no Paraná para conhecer iniciativas da Copel na implantação da Rede Elétrica Inteligente. O programa é um dos maiores da América Latina em volume de instalação de medidores inteligentes. Até o momento, já foram implantados 530 mil equipamentos em 77 municípios do Sudoeste e Centro-Sul do Paraná, além da Região Metropolitana de Curitiba.

Para o diretor da Copel Distribuição, Maximiliano Orfali, o programa se destaca pela abrangência e capilaridade na implantação. “É um momento interessante pela magnitude e pelo significado do projeto, a Copel é a empresa hoje no Brasil que tem o maior programa de smart grid, estamos saindo na frente, tanto que recebemos a visita do nosso órgão regulador”, comentou.

As atividades dos representantes da Aneel no Paraná começaram em Araucária, onde o programa Rede Elétrica Inteligente já instalou medidores inteligentes em 75% das 66 mil unidades consumidoras do município. O grupo conheceu todas as instalações da Rede Elétrica Inteligente, começando por antenas e equipamentos repetidores conectados na Subestação Tomaz Coelho, de 69 kV. Na sequência, foram verificados os equipamentos especiais de rede automatizados e comunicado via rede Smart Grid em uma praça do município. Foram realizados os procedimentos de corte e religamento de energia em uma unidade consumidora residencial.

Leia mais:  Centro especializado consolida Paraná como destaque em cirurgias de reconstrução facial

O diretor da Aneel, Fernando Luiz Mosna, aproveitou para tirar dúvidas sobre diversos pontos técnicos da rede de distribuição da Copel, como sobre o compartilhamento do sistema de telecomunicações da Rede Elétrica Inteligente e o avanço das instalações de medidores nos próximos anos, que devem chegar a 20% de todas as unidades consumidoras do Paraná até 2025.

A visita se estendeu até Curitiba e o diretor da Aneel conheceu um protótipo para organização de cabos de rede de telecomunicações em postes e também o sistema de carregamento de veículos elétricos no eletroposto do polo da Copel no bairro Mossunguê.

Participaram da visita o diretor comercial de Regulação e de Gestão da Copel Distribuição (DIS), Hemerson Pedroso; o superintendente de Smart Grid e Projetos Especiais, Julio Omori; o superintendente de Regulação e Finanças da DIS, Fernando Gruppelli; o gerente do Departamento de Projetos Especiais da DIS, Sergio Milani; o gerente da divisão de Projetos Especiais da DIS, Tiago Santana; o gerente do projeto REI Fase 2, Francisco Avila; o engenheiro de Planejamento da Copel Distribuição, Rodrigo Braun dos Santos; e o CEO da Eleng, Ednilson Hausen.

Leia mais:  Professoras da rede estadual transformam experiências de vida em livros infantis

REDE INTELIGENTE –  Iniciado em 2021, o programa já está em 73 municípios das regiões Sudoeste e Centro-Sul do Paraná, onde existem 462 mil medidores em contato com a central de operações da Copel. Agora o programa avança para mais 28 cidades da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), Campos Gerais e Ilha do Mel. Na RMC já foram instalados 66 mil medidores inteligentes. O investimento total da Copel em todas as fases do programa é de R$ 820 milhões.

Fonte: Governo PR

Comentários Facebook

Paraná

Caminhonete com família de MT capota e jovem de 18 anos morre em rodovia no Paraná

Published

on

Com o impacto, Ludmylla Moreno morreu no local.

O acidente aconteceu na madrugada de terça-feira (04), entre o Distrito de Warta e Bela Vista do Paraíso (PR).

 

A jovem mato-grossense Ludmylla Moreno Taramelli, de 18 anos, morreu na madrugada de terça-feira (04), após a caminhonete S10 em que estava capotar na PR-445, entre o Distrito de Warta e Bela Vista do Paraíso (PR). Os pais dela e os irmãos de 16 e 2 anos, ficaram feridos.

A caminhonete era conduzida pelo pai de Ludmylla, Alex Sandro Alberto Moreno Taramelli, de 41 anos. A família, moradora de Rondonópolis (212 m de Cuiabá), estava a caminho de uma praia em Santa Catarina quando aconteceu o acidente.

No trajeto, o pai da jovem perdeu o controle da direção devido ao desnível entre o acostamento e a pista de rolamento, e o carro capotou por cerca de 30 metros. O veículo parou com as quatro rodas para cima.

Com o impacto, Ludmylla morreu no local. Já o pai dela, a mãe Valéria Antônio Moreno Alberto, de 39 anos, e os outros dois filhos do casal, ficaram gravemente feridos.

Leia mais:  82% das praias monitoradas no Paraná estão aptas para banho, aponta boletim do IAT

Os irmãos mais novos foram socorridos por um casal que passava pelo local no momento do acidente e levados para o Hospital da Zona Norte, em Londrina (PR).

Pouco tempo depois, já com a chegada das equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o casal também foi encaminhado para a unidade hospitalar.

O atual estado de saúde dos feridos não foram divulgados. O corpo de Ludmylla foi encaminhado à Polícia Científica para perícia.

A Polícia Civil investiha o caso.

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262