conecte-se conosco

Norte do Estado

Presos cavam buraco e tentam fugir em Mandaguari, diz polícia

Publicado

G1 PR

Duas semanas após ser separada de delegacia, a carceragem de Mandaguari, no norte do Paraná, registrou tentativas de fuga. Nesta sexta-feira (12), foram encontrados com os presos, uma broca e uma serra. Eles tinham cortado parte da grade de uma das celas.

A carceragem abriga 94 presos, sendo que o local foi projetado para 30. Os agentes penitenciários fotografaram o buraco que foi aberto no banheiro de uma das celas da carceragem de Mandaguari.

Atualmente, a administração da carceragem é compartilhada entre o Depen e a Polícia Civil, que garantem que mesmo com a mudança de endereço da delegacia, não houve diminuição na segurança.

A delegacia funciona em um prédio mais amplo, que foi alugado pela Secretaria de Segurança Pública, na Vila Bela, a cerca de três quilômetros da carceragem.

“É uma solicitação antiga nossa, tendo em vista que a delegacia, juntamente com a cadeia pública, tem inviabilizado o trabalho de investigação, que é a atividade da Polícia Civil. Outro problema é o número reduzido de servidores, já que is policiais estão envolvidos na guarda dos presos na sua maior parte do tempo”, explicou o delegado Zoroastro Nery.

Leia mais:  ArapongasPadre Beffa segue internado em estado grave em Londrina

O próximo passo da Polícia Civil de Mandaguari é tentar se desvincular totalmente da carceragem da cidade, passando a responsabilidade, exclusivamente, para o Depen.

O que dizem os citados

Por meio de nota, o Depen disse que assumiu integralmente 37 carceragens no estado, com cerca de seis mil presos e que, por enquanto, não há informações disso acontecer em Mandaguari.

Sobre a superlotação, o departamento disse que a transferência ou a retirada dos presos depende de autorização da Justiça, mas que tem pedido ao poder judiciário a revisão e análise dos processos. Ainda segundo o Depen, 13 obras de construção ou ampliação de unidades prisionais devem gerar 6,7 mil vagas.

Em relação à falta de servidores, o Governo anunciou a contratação, por meio de concurso público, de cerca de 1,6 mil, entre policiais civis e agentes de cadeia. A data da contratação ainda não foi anunciada.

Comentários Facebook

Norte do Estado

Arapongas:Motociclista perde a vida após acidente na PR-444

Publicado

Um motociclista de 47 anos morreu após um acidente na tarde deste sábado (4) na PR-444 em Arapongas. Socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Samu e da Viapar foram chamados por volta das 16h15, mas o homem não resistiu aos ferimentos.

Conforme testemunhas, a princípio, o motociclista que seria morador de Arapongas estava no Km1 quando teria desviado de um carro, porém atingiu um tambor que estava na rodovia, uma placa de sinalização, depois

caiu na canaleta, batendo a cabeça.

O local do acidente está em obras, tem uma faixa interditada, o tráfego segue em pista simples e foi instalado algumas lombadas pra controlar a velocidade.

As causas do acidente serão apuradas. O nome da vítima ainda não foi revelado.

Comentários Facebook
Leia mais:  MP-PR denuncia pai e avó de Eduarda Shigematsu por homicídio e ocultação de cadáver
Continue lendo

Mais Lidas da Semana