Norte do Estado
Presos cavam buraco e tentam fugir em Mandaguari, diz polícia
Duas semanas após ser separada de delegacia, a carceragem de Mandaguari, no norte do Paraná, registrou tentativas de fuga. Nesta sexta-feira (12), foram encontrados com os presos, uma broca e uma serra. Eles tinham cortado parte da grade de uma das celas.
A carceragem abriga 94 presos, sendo que o local foi projetado para 30. Os agentes penitenciários fotografaram o buraco que foi aberto no banheiro de uma das celas da carceragem de Mandaguari.
Atualmente, a administração da carceragem é compartilhada entre o Depen e a Polícia Civil, que garantem que mesmo com a mudança de endereço da delegacia, não houve diminuição na segurança.
A delegacia funciona em um prédio mais amplo, que foi alugado pela Secretaria de Segurança Pública, na Vila Bela, a cerca de três quilômetros da carceragem.
“É uma solicitação antiga nossa, tendo em vista que a delegacia, juntamente com a cadeia pública, tem inviabilizado o trabalho de investigação, que é a atividade da Polícia Civil. Outro problema é o número reduzido de servidores, já que is policiais estão envolvidos na guarda dos presos na sua maior parte do tempo”, explicou o delegado Zoroastro Nery.
O próximo passo da Polícia Civil de Mandaguari é tentar se desvincular totalmente da carceragem da cidade, passando a responsabilidade, exclusivamente, para o Depen.
O que dizem os citados
Por meio de nota, o Depen disse que assumiu integralmente 37 carceragens no estado, com cerca de seis mil presos e que, por enquanto, não há informações disso acontecer em Mandaguari.
Sobre a superlotação, o departamento disse que a transferência ou a retirada dos presos depende de autorização da Justiça, mas que tem pedido ao poder judiciário a revisão e análise dos processos. Ainda segundo o Depen, 13 obras de construção ou ampliação de unidades prisionais devem gerar 6,7 mil vagas.
Em relação à falta de servidores, o Governo anunciou a contratação, por meio de concurso público, de cerca de 1,6 mil, entre policiais civis e agentes de cadeia. A data da contratação ainda não foi anunciada.
Norte do Estado
Total de vítimas mortas em acidente entre dois carros no Paraná sobe para cinco; apenas criança de 6 anos sobreviveu
Automóveis bateram de frente na manhã de sexta-feira (17), em trecho de pista simples e sem acostamento da PR-445. Veículos ficaram totalmente destruídos.
O total de mortos no acidente entre dois carros que aconteceu na manhã de sexta-feira (17) na PR-445 em Bela Vista do Paraíso, no norte do Paraná, subiu para cinco.
Três pessoas morreram na hora e duas chegaram a ser socorridas com vida, mas não resistiram aos ferimentos. Uma delas faleceu durante o dia e a outra durante a noite.
A única sobrevivente do acidente foi uma criança, de seis anos, que na noite de sexta-feira (17) permanecia internada, estável.
De acordo com a Polícia Civil, um dos veículos envolvidos foi um sedan que transportava uma família de Goiás. Nele, estavam cinco ocupantes; três adultos e um adolescente, que morreram, e a criança sobrevivente.
No outro veículo, que tombou, estava apenas o motorista. Ele era morador de Campo Largo, cidade da região metropolitana de Curitiba, e morreu no local.
De acordo com informações apuradas pela RPC, as vítimas são:
- Laisa Fabrini Mendonça Machado, 36 anos (passageira do carro de Goiás);
- Everaldo Luís Miranda, 57 anos (motorista do carro de Goiás e marido de Laisa);
- Sirley Mendonça Cabral, 60 anos (passageira do carro de Goiás e mãe de Laisa);
- Victor Hugo Mendonça Souza, 16 anos (passageiro do carro de Goiás e primo de Laisa);
- Gerson José de Almeida, 42 anos (motorista do carro de Campo Largo).
Ainda segundo a apuração da RPC, a criança que sobreviveu é filha de Laisa e Everaldo.
Segundo informações apuradas pela RPC, chovia no momento do acidente. O trecho em que os automóveis estavam é de pista simples e não possui acostamento.
Com o impacto da batida, os carros ficaram totalmente destruídos. Um deles foi arremessado para fora da pista e o outro tombou.
As causas do acidente estão sendo investigadas.
-
Curitiba6 dias ago
Projeto de Lei pode usar radares para evitar roubos
-
Norte do Estado4 dias ago
Total de vítimas mortas em acidente entre dois carros no Paraná sobe para cinco; apenas criança de 6 anos sobreviveu
-
Curitiba2 dias ago
Adolescente quase é atropelado por biarticulado no momento em que pegava rabeira em Curitiba
-
Política Paraná6 dias ago
Candidatura de Renato Freitas pode atrapalhar Carol Dartora
-
Curitiba2 dias ago
Número de assaltos nos ônibus de Curitiba diminuiu 97%, diz Urbs
-
Política Paraná6 dias ago
SISMUP se reúne com a prefeita de Antonina para discutir a valorização dos servidores públicos
-
Polícial6 dias ago
Adolescente é executado na barbearia
-
Paraná6 dias ago
Setor de serviços cresceu 3,9% até novembro de 2024