Brasil
Presidente Lula e ministro George Santoro inauguram primeira etapa da nova Serra das Araras, no Rio de Janeiro
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro dos Transportes, George Santoro, entregam, nesta terça-feira (23), a primeira etapa das obras da nova Serra das Araras, na Rodovia Presidente Dutra, no Rio de Janeiro. Estarão liberados quatro quilômetros da pista de subida iluminada em trecho no sentido São Paulo, com oito viadutos, quatro faixas de rolamento com acostamento e 14 estruturas de contenção para ampliar a segurança dos motoristas que trafegam pela BR-116/RJ/SP.
O projeto contará com investimento total de R$1,5 bilhão e prevê oito faixas de rolamento, quatro em cada sentido, acostamentos, 24 novos viadutos e duas rampas de escape em um dos corredores logísticos mais importantes do país. A obra é conduzida pela RioSP, empresa da concessionária Motiva. Com 70% de execução, a modernização do trecho projetado na década de 1940 garante mais fluidez ao tráfego em uma região que recebe cerca de 390 mil veículos por mês, dos quais 36% são de carga.
A expectativa é que as intervenções dobrem a velocidade operacional da Serra, de 40 km/h para até 80 km/h, e reduzam em 25% o tempo de percurso no sentido São Paulo e em até 50% no Rio de Janeiro, com ganhos expressivos para o escoamento da produção nacional, o turismo e a mobilidade da população.
Ao todo, são administrados pela RioSP, 626 quilômetros das BRs-116/101/RJ/SP. A concessão recebe aporte de R$10,7 bilhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), como fomentador de projetos estratégicos de infraestrutura e logística nacional.
Cobertura de imprensa
A solicitação de credenciamento de imprensa deverá ser efetuada até as 19h do dia 22 de junho de 2026 (horário de Brasília), por meio do Sistema de Credenciamento de Imprensa do Palácio do Planalto. Os profissionais com credenciamento anual também deverão solicitar participação específica no evento. O link para credenciamento está disponível abaixo.
CREDENCIAMENTO
A retirada das credenciais aprovadas deverá ser feita no local do evento, das 8h30 às 9h30.
Serviço
Inauguração da primeira etapa da nova Serra das Araras da Rodovia Presidente Dutra (BR-116), no Rio de Janeiro
Data: terça-feira, 23 de junho
Horário: 10h
Local: Rodovia Presidente Dutra (BR- 116), km 225, sentido São Paulo, pista de subida da Serra das Araras, na região de Paracambi (RJ).
Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes
Fonte: Ministério dos Transportes
Brasil
Brasil destaca integração elétrica regional como caminho para fortalecer segurança energética na América Latina e no Caribe
O Ministério de Minas e Energia (MME) participou, nos dias 17 e 18 de junho, do Diálogo Regional sobre Integração Energética, Interconexão Elétrica e Convergência Regulatória e da VIII Reunião Ministerial de Energia da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), em Montevidéu, no Uruguai.
Um dos principais temas debatidos foi o Plano Indicativo Regional de Interconexão Elétrica, com horizonte até 2040. O estudo identifica corredores estratégicos e projetos considerados prioritários para orientar o planejamento, os investimentos e a cooperação entre os países da região. De acordo com a Organização Latino-Americana e Caribenha de Energia (OLACDE), o plano prevê 16 projetos de infraestrutura, com investimentos estimados em US$ 3,5 bilhões até 2040 e potencial para alcançar cerca de 5.000 MW de capacidade ótima de interconexão regional.
O encontro, realizado no âmbito da Presidência Pro Tempore do Uruguai na CELAC, foi organizado em conjunto com a OLACDE, com apoio da União Europeia, por meio do programa Euroclima e teve implementação da GIZ.
Representando o MME, o diretor do Departamento de Planejamento e Outorgas de Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Interligações Internacionais, Guilherme Zanetti, destacou que a integração elétrica regional na América Latina e no Caribe é uma oportunidade para aumentar a eficiência energética, reduzir custos e reforçar a segurança do suprimento, devendo ocorrer de forma gradual, flexível e com respeito à soberania dos países, por meio de cooperação regulatória, preservando a diversidade dos marcos regulatórios nacionais.
“Quanto maior a disponibilidade de recursos energéticos para o operador, maior tende a ser a eficiência operacional, o que pode contribuir para a redução de custos ao consumidor. Nesse contexto, dois pilares essenciais são o respeito à soberania e a segurança energética, de modo que qualquer avanço deve preservar a autonomia decisória dos Estados e garantir sua capacidade de assegurar o abastecimento de suas populações”, afirmou Zanetti.
As discussões também destacaram ganhos econômicos e operacionais decorrentes do intercâmbio de energia, como o melhor aproveitamento das fontes renováveis, a redução da necessidade de investimentos em geração de reserva e o aumento da resiliência dos sistemas elétricos diante de eventos climáticos extremos e outras situações de risco.
Para o Brasil, essa agenda está alinhada à experiência acumulada na operação de um sistema elétrico de dimensões continentais, marcado pela complementaridade entre diferentes fontes e regiões. A convivência entre a sazonalidade da geração hidrelétrica e a variabilidade das fontes solar e eólica demonstra a importância do planejamento integrado e da coordenação operacional para garantir eficiência e segurança no suprimento.
Os participantes discutiram ainda alternativas para ampliar a compatibilidade entre os sistemas elétricos e aprofundar a convergência regulatória, incluindo a possibilidade de criação de um instrumento regional voltado à integração energética. O debate abordou aspectos institucionais, regulatórios, comerciais e operacionais necessários para viabilizar intercâmbios mais estruturados entre os países.
O Brasil manifestou apoio à continuidade do diálogo regional e ao uso dos estudos técnicos como subsídio para decisões nacionais, acordos bilaterais e iniciativas de cooperação. O país reiterou que eventuais avanços deverão respeitar os marcos legais internos, os processos decisórios nacionais e os requisitos de segurança energética.
O encontro reuniu ministros, autoridades governamentais, representantes de organismos internacionais, instituições financeiras e parceiros de cooperação. Ao final, os participantes reforçaram a importância da colaboração entre os países da América Latina e do Caribe para construir sistemas energéticos mais integrados, resilientes e sustentáveis, capazes de apoiar a transição energética com segurança e custos acessíveis para os consumidores.
Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | Email: [email protected]
Instagram ● Twitter ● Facebook ● YouTube ● Flickr ● LinkedIn
-
Entretenimento7 dias agoAndréa Sorvetão investe em estética após perder 20 quilos e mudar estilo de vida
-
Paraná5 dias agoMPPR empossa dois Procuradores de Justiça nesta sexta-feira (19)
-
Agro7 dias agoBrasil, Guiana e IICA fortalecem cooperação regional no Caribe
-
Esportes7 dias agoEspanha decepciona em estreia e para no goleiro de Cabo Verde
-
Agro6 dias agoBrasil amplia promoção do agronegócio durante a África Food Show 2026
-
Paraná7 dias agoEstado firma acordo e novo Viaduto do Orleans será construído pela Ecorodovias
-
Economia7 dias agoMDIC divulga seleção do InovAtiva de Impacto 2026
-
Esportes6 dias agoIrã e Nova Zelândia fazem jogo movimentado e empatam por 2 a 2
