conecte-se conosco

Vale do Ivaí

Prefeitura de Ivaiporã permite reabertura do comércio .

Publicado

A prefeitura de Ivaiporã, permitiu a reabertura do comércio . Em um novo decreto publicado no sábado (25), o governo municipal estabeleceu regras para o funcionando das lojas.

A Prefeitura levou em consideração que Ivaiporã é polo regional e oferece bens e serviços específicos nas mais diversas áreas, o que inevitavelmente acarreta a circulação da população dos municípios vizinhos.  A Associação Comercial, Industrial e de Serviços (Acisi) comprometeu-se no auxílio na conscientização das medidas de prevenção e higiene.

O estabelecimentos comerciais poderão funcionar desde que cumpram medidas necessárias, conforme padrões estabelecidos pelo Departamento Municipal de Saúde, dentre eles, disponibilizando álcool 70% em gel para os usuários.

Os estabelecimentos deverão evitar aglomerações de clientes e usuários, gerenciando as filas a distância de 1 metro entre os clientes no exterior e 1,5 no interior. Além disso, os comércios podem funcionar em horário reduzido – desde que sejam de forma setorizada e devidamente autorizados pelo Departamento Municipal de Planejamento e Finanças, e com prévio aviso à população.

Prática esportiva

Fica assegurada a todas as pessoas a prática esportiva, evitado o contato e o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre os praticantes – incluindo direcionadas por personal ou professor. No entanto, fica proibida a realização de partidas de futebol, basquetebol e outras atividades esportivas com contato físico.

Leia mais:  Batida provoca morte na região do Alto Porã na PR-466

Os clubes e associações recreativas poderão funcionar, para fins de prática esportiva, desde que, respeitada a distância mínima de até 1,5 metro entre os participantes.

As academias deverão observar a taxa de ocupação máxima (5m²) por usuário, efetuando, se for o caso, atendimento por agendamento e limitando o tempo de ocupação – além das medidas de higienização.

Bares

Bares poderão funcionar, desde que tomadas as cautelas previstas no Decreto 13.180 que restringe a encerramento do funcionamento às 21h00.

No entanto, fica suspenso, até segunda ordem, o funcionamento dos seguintes estabelecimentos e atividades: casas noturnas, pubs, lounges, boates; demais casas de eventos; áreas comuns, playgrounds, salões de festas, piscinas e academias em condomínios. Os estabelecimentos industriais, comerciais e prestadores de serviços em geral, não incluídos neste rol, poderão funcionar – desde que obedecidas as medidas.
Fica mantida a proibição, até segunda ordem, realização de festas, churrascos e eventos de confraternização que importem em aglomeração de pessoas.

Transporte

Fica mantida a suspensão do transporte de passageiros das linhas realizadas pelo município – ônibus do transporte coletivo gratuito. O Terminal Rodoviário Municipal, e respectivamente, as empresas que prestem serviço de transporte intermunicipal de passageiros, poderão funcionar, desde que observadas as medidas de higiene e limitação de aglomeração previstas no Decreto 13.180.
As diretrizes de funcionamento dos estabelecimentos industriais, comerciais e prestadores de serviços serão reavaliadas na sexta-feira, dia 8 de maio, às 14h00.

Leia mais:  Morre o homem que furtou milho e foi baleado

Comentários Facebook

Vale do Ivaí

Batida provoca morte na região do Alto Porã na PR-466

Publicado

A colisão envolveu Caminhão e um automóvel com placas de Ivaiporã. Com a batida, um ocupante do carro faleceu Foi identificado como José Pedro Barbosa, de 67 anos, morador de Ivaiporã, o homem que faleceu vítima de acidente. Conforme divulgamos, era manhã, deste dia 08 de janeiro, de 2021, quando o Corpo de Bombeiros, de Ivaiporã, o SAMU – Serviço de Atendimento Móvel e a Polícia Rodoviária de Ubá do Sul, em Lidianópolis, foram acionados para atender um acidente no Alto Porã, PR-466, entre Ivaiporã e o acesso a Ariranha do Ivaí, mas precisamente em frente da Fazenda do Dr. Orlando Sanches. No local houve batida entre um Carreta de Carlópolis, vazia, conduzida por Danilo da Silva, de 26 anos, e um carro de passeio (Fiat Siena), sendo o automóvel com placas de Ivaiporã. Com a colisão, o motorista da carreta saiu ileso, mas o José Pedro, que dirigia o Siena teve morte instantânea. A Polícia Civil também esteve no local e um inquérito vai apurar as causas do acidente que, provavelmente, pode ter origem numa imprudência.

SEPULTAMENTO EM JARDIM ALEGRE-

Segundo a Funerária São Pedro, de Jardim Alegre, a família de José Pedro Barbosa decidiu pelo velório na capela Mortuária de Jardim Alegre. O sepultamento foi previsto para às 11 horas da manhã, de sábado (09 de janeiro) no cemitério municipal.

Comentários Facebook
Leia mais:  Morador de Jardim Alegre morre vítima de coronavírus
Continue lendo

Mais Lidas da Semana