Paraná
Polícia Científica do Paraná recebe novo equipamento de análise química de amostras
A Seção de Química Forense da Polícia Científica do Paraná recebeu nesta semana um novo aparelho que permite a determinação de composição química de amostras recolhidas pelos peritos. O Espectrômetro Portátil de Fluorescência de Raios X (XRF) de alto desempenho vai contribuir para a modernização do parque analítico de forma a aprimorar a qualidade dos laudos periciais. O investimento de R$ 465.163,92 é proveniente de recursos do Governo do Estado.
O novo equipamento atende a demanda de análise de amostras contendo substâncias inorgânicas como fertilizantes, ligas metálicas, joias e solos contaminados com esses compostos, por exemplo. “Essa nova técnica permite a ampliação do escopo de análises realizadas pelo laboratório”, afirma a chefe da Seção de Química Forense, Raquel Vilhena.
Para o manuseio dos novos equipamentos, os servidores da Seção de Química estão passando por uma consultoria e treinamento de três dias para o uso dos softwares, manutenções periódicas e troca de consumíveis (luvas, seringas, papeis indicadores de pH, seringas, por exemplo).
A nova máquina faz parte dos investimentos para ampliar a capacidade de análise da seção de química forense, que em dezembro de 2023 recebeu dois equipamentos que permitem a separação e identificação de compostos desconhecidos em uma mistura (cromatografia gasosa acoplados à espectrometria de massas).
- PCPR deflagra operação contra grupo ligado a fraudes de contratos de internet e TV a cabo
-
PCPR na Comunidade levará serviços gratuitos a Paranavaí, General Carneiro e Campo Largo
LABORATÓRIO – A Seção de Química Forense é a responsável pelas perícias feitas em drogas ou objetos apreendidos relacionados ao tráfico de drogas e na identificação de substâncias químicas em crimes envolvendo o uso de explosivos, contaminação de solos, águas e outros crimes ambientais, adulterações e fraudes em insumos agrícolas, combustíveis e outros produtos automotivos.
Também efetua a análise de venenos em casos relacionados a homicídios, suicídios ou tentativas de homicídio, bem como em perícias em alimentos e medicamentos, materiais ácidos em casos envolvendo feminicídio, entre outras substâncias químicas diversas.
Fonte: Governo PR
Paraná
Eduardo Pimentel e os 18 dias na prefeitura
A posse do novo prefeito de Curitiba deu sangue novo no Palácio 29 de Março, o clima entre o funcionalismo mudou da água para o vinho, todas as manhãs quando encontra servidores a primeira coisa que Eduardo Pimentel (PSD) faz é dar o tradicional bom dia, acompanhado de um sorriso.
Até o ano passado o clima na prefeitura era pesado e a chegada de Eduardo Pimentel afastou a aura escura presente no local depois de oito anos.
Nos primeiros 18 dias de Eduardo Pimentel o governo dele sinalizou que será voltado para consolidar a cidade como o quarto maior polo econômico do Brasil, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, trabalho difícil com as concorrências de Salvador e Porto Alegre.
-
Curitiba6 dias ago
Homem é atacado por abelhas em Curitiba; com mais de 100 picadas é encaminhado a hospital
-
Curitiba4 dias ago
Projeto de Lei pode usar radares para evitar roubos
-
Paraná6 dias ago
Prefeitura fixa em 5,34% reajuste do IPTU 2025 em Paranavaí
-
Norte do Estado2 dias ago
Total de vítimas mortas em acidente entre dois carros no Paraná sobe para cinco; apenas criança de 6 anos sobreviveu
-
Paraná6 dias ago
Trabalhador é socorrido em estado grave após cair de telhado de shopping, em Curitiba
-
Polícial6 dias ago
EXCLUSIVO: Com braço quebrado e outras lesões, homem denuncia PMs por suposto excesso
-
Política Paraná4 dias ago
SISMUP se reúne com a prefeita de Antonina para discutir a valorização dos servidores públicos
-
Paraná6 dias ago
Acima da média nacional: indústria paranaense cresceu 4,2% em 2024