Connect with us


Educação

Na Ponta do Lápis recebe planos de ação até 31 de julho

Publicado em

Estados e municípios que aderiram ao programa Na Ponta do Lápis têm até 31 de julho para submeter seus Planos de Ação para o ano letivo de 2026. Instituído pela Portaria MEC nº 502/2025, a iniciativa tem como objetivo promover o letramento financeiro, fiscal, previdenciário e securitário dos estudantes da rede pública de ensino de todo o Brasil. 

A adesão à política abrange 25 estados, o Distrito Federal e 3.726 municípios. As redes de ensino participantes devem enviar seus Planos de Ação para o ano letivo vigente, detalhando as principais medidas estruturantes assumidas para o período. Até o momento, 11 estados e cerca de 1.340 municípios já encaminharam o documento.  

O programa oferece capacitações gratuitas, na modalidade a distância, para docentes e gestores das redes participantes, desenvolvidas em parceria com instituições públicas e órgãos reguladores: 

  • Parceria com o Banco Central (certificação Enap): disponíveis na plataforma Aprender Valor, contam com cursos de 40 horas focados em Educação Financeira Pessoal, Formação para Gestores Escolares e Formação para Professores em efetiva regência, além do curso de Elaboração de Projetos Escolares com Educação Financeira (30 horas). 
  • Parceria com a Comissão de Valores Mobiliários (certificação Sebrae): disponibilizados no portal Educação Financeira na Escola, cobrem do 1º ao 9º ano do ensino fundamental com trilhas de 40 horas que abordam temas do cotidiano, como orçamento, poupança, consumo consciente, sustentabilidade e funcionamento do mercado financeiro.  
Leia mais:  Enem 2026: participantes de Santa Catarina ganham mais tempo para pedir isenção

Mais Professores – Além disso, no Portal Formação do programa Mais Professores para o Brasil, é possível encontrar cursos de formação continuada e qualificação profissional, além de centenas de oportunidades para ampliar os conhecimentos dos docentes em práticas pedagógicas, tecnologias educacionais e diversas outras áreas e etapas da educação. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretária de Educação Básica (SEB) 

Fonte: Ministério da Educação

Comentários Facebook

Educação

Mais de 2,8 mil estudantes participam de Aulão do Enem em Recife

Published

on

O

Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), realizou, na manhã desta terça-feira (15), a segunda edição da série de aulões preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O evento gratuito aconteceu das 9h às 13h, no estacionamento do Campus Recife do IFPE, e reuniu cerca de 2.800 estudantes da instituição, oriundos de diversas regiões do estado.

A iniciativa dá continuidade à agenda nacional de mobilização e suporte aos concluintes na reta final de estudos para o exame, cujas provas serão aplicadas nos dias 8 e 15 de novembro. Na última sexta-feira (11), a primeira edição do projeto ocorreu no município de João Pessoa, no estado da Paraíba. De acordo com o cronograma, outros estados também sediarão os encontros preparatórios, como Bahia (Salvador), Ceará (Fortaleza), Rio Grande do Sul (Porto Alegre), Minas Gerais (Belo Horizonte) e São Paulo (São Bernardo do Campo). 

Programação e interdisciplinaridade – No início do aulão, das 8h às 9h, houve a recepção e o credenciamento dos alunos. A abertura oficial, às 9h, contou com pronunciamentos do secretário de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (Sase) do MEC, Gregório Durlo Grisa, do reitor do IFPE, José Carlos, e do diretor-geral do Campus Recife, Fábio Nicácio. 

Leia mais:  Resolução regulamenta apoio financeiro do Toda Matemática

A programação pedagógica dividiu os conteúdos em quatro módulos temáticos, intercalados por intervenções culturais da região:  

  • 9h15 – Módulo 1 (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias): aulas conduzidas pelos professores Adriano Moura e Karla Daniele.  
  • 9h55 – Momento Cultural: apresentação de Maracatu de Nação.  
  • 10h10 – Módulo 2 (Ciências Humanas e suas Tecnologias): exposição técnica com os docentes Gustavo Barbosa, Dawson Monteiro e Axel Bezerra.  
  • 10h50 – Momento Cultural: apresentação de Brega Funk com o cantor Jamal da Capital.  
  • 11h20 – Módulo 3 (Ciências da Natureza e suas Tecnologias): orientação ministrada pelos professores Fernando Kim, José Edson, Beraldo Neto e Bruno Verissimo.  
  • 12h – Módulo 4 (Matemática e suas Tecnologias): resolução de questões e dicas com o professor José Alvino.  
  • 12h40 – Encerramento: considerações finais do reitor, seguidas de apresentação da Orquestra de Frevo até as 13h20.  

Durante o evento, Gregório Durlo Grisa, destacou o novo papel estratégico que a avaliação assumiu no panorama nacional. Além de porta de entrada para o ensino superior, o exame agora avalia a oferta do ensino médio nas redes estaduais, passando a integrar o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e a compor o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) – fatores que fortalecem o exame como instrumento de inclusão. 

Apoio à preparação – A estudante Maria Eduarda Silva, do curso técnico em Edificações do IFPE, celebrou a oportunidade de revisão presencial para reforçar o aprendizado na reta final rumo ao curso superior de engenharia. 

Leia mais:  Fies 2026 disponibiliza 2,5 mil vagas no Rio Grande do Sul

O estudante Ítalo Gabriel Silva, que busca uma vaga em publicidade e propaganda, ressaltou que a combinação de iniciativas públicas em sua rotina de estudos tem potencializado seus resultados. Aluno de um cursinho comunitário próximo de onde mora, ele não hesitou em participar do aulão promovido pelo MEC em parceria com o IFPE para acelerar sua preparação para o Enem. 

O Ministério da Educação disponibiliza, além das revisões presenciais, um ecossistema gratuito de soluções digitais de apoio diário aos estudos. Por meio do aplicativo MEC Enem, os estudantes têm acesso a simulados interativos, banco de exercícios, videoaulas e orientações exclusivas para a prova de redação, além de ferramentas de organização da rotina de estudos. A preparação pode ser reforçada também pela plataforma MEC Idiomas, que oferece cursos gratuitos de inglês e espanhol em diferentes níveis de proficiência, e pelo MEC Livros, biblioteca digital do Brasil que reúne obras pedagógicas e de referência para leitura e download. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (SASE) e do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE)  

Fonte: Ministério da Educação

Comentários Facebook
Continuar lendo

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2019 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262