Paraná
Plataforma da Celepar chega a 1.100 estabelecimentos de saúde cadastrados no Paraná
Nos primeiros três meses de 2024, o Sistema de Gestão Hospitalar e Ambulatorial do SUS – GSUS, desenvolvido pela Celepar, chegou a 1.100 estabelecimentos de saúde cadastrados. A marca alcançada por essa ações inovadora, que impacta diretamente na qualidade de atendimento à população, é um dos destaques do final de semana em que é celebrado o Dia Mundial da Saúde (7 de abril).
A plataforma é utilizada para a gestão operacional de unidades de assistência de saúde que trabalham segundo as regras do SUS, incluindo hospitais, prontos-socorros, clínicas ambulatoriais, laboratórios, farmácias, centros de diagnóstico e centrais de regulação.
Além dos estabelecimentos de saúde, o sistema também é usado, atualmente, por 398 secretarias municipais, além das 22 Regionais da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
“O GSUS auxilia hospitais e demais instituições da área da saúde a funcionarem de maneira mais eficaz no cotidiano operacional, o que se reflete, por consequência, num atendimento mais eficiente à população”, diz Gustavo Garbosa, diretor-presidente da Celepar.
Ele lembra, ainda, que a plataforma faz parte do Celepar Cid@des, um pacote de serviços tecnológicos oferecido aos municípios. “O GSUS é uma das muitas soluções do Celepar Cid@des que ajudam os municípios a se tornarem mais ágeis, eficientes e conectados”, afirma.
- Com Celepar Cid@des, prefeituras podem acessar ferramentas tecnológicas
- 908 mil matrículas da rede estadual aconteceram de maneira totalmente online
OUTRAS INICIATIVAS – Além do GSUS, desenvolvidas em parceria com a Sesa, a Celepar trabalha com outras tecnologias para a saúde pública.
Uma delas é a Farmácia Digital, que ajuda a garantir o acesso online do cidadão a medicamentos padronizados no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF). Para receber esses medicamentos, é necessário que o paciente realize o cadastro da solicitação e apresente um conjunto de documentos e exames.
O acesso ao sistema é simples. O cidadão informa os dados pessoais, anexa a documentação e laudos necessários para comprovar a enfermidade e solicitar o medicamento. O cadastro é enviado para o sistema Sismedex, no qual os técnicos da farmácia fazem a triagem e verificação. Após avaliação, se o pedido for aprovado, o cidadão é contatado para fazer a retirada do medicamento ou pode receber em sua casa.
Segundo dados mais recentes do Sismedex, foram realizadas 222 mil solicitações de medicamentos por meio do sistema no primeiro trimestre deste ano.
Outra funcionalidade desenvolvida pela Celepar foi o software que coordena as chamadas do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Com interface moderna e segurança aprimorada, ele garante maior agilidade no registro do atendimento e disponibiliza um banco de dados com o armazenamento de todas as chamadas. De janeiro a março deste ano, foram 290 mil chamadas.
A Celepar também criou o sistema que administra as doações de sangue, o NovoSHT – Sistema de Controle Hemoterápico, e o Sievisa — Sistema Estadual de Informação em Vigilância Sanitária, essencial para o mapeamento das informações referentes à situação sanitária de estabelecimentos em funcionamento no Paraná.
Fonte: Governo PR
Paraná
Verão Maior: Murilo Huff e Léo & Raphael abrem fim de semana do sertanejo em Pontal
O penúltimo fim de semana de shows do Verão Maior em Pontal do Paraná, no Litoral, vai ser marcado pelo sertanejo, com shows duplos com grandes nomes do gênero. A sexta-feira (30) já começou animada, com o goiano Murilo Huff e a dupla paranaense Léo e Raphael levando 35 mil pessoas para a arena montada no Centro de Eventos Marisol.
Naturais do Norte do Estado – Léo é de Londrina e Raphael da vizinha Cambé –, os paranaenses estouraram no Brasil com a música “Os menino da pecuária”, de 2021, que tem mais de 165 milhões de visualizações só no Youtube. Mas foi outro hit que abriu a noite em Pontal, “Agro é Top”, que ultrapassa 21 milhões de plays na plataforma de vídeos.
“Nós somos pé vermelho, do Norte do Paraná, e sempre frequentou as praias aqui do Litoral, desde molequinhos sempre vinha passar o verão aqui. A gente tem muito orgulho de ser do Paraná”, contou Léo. “E agora tocar aqui no Verão Maior Paraná, o maior verão do Brasil, que só tem show lotado e uma estrutura incrível, foi a realização de um sonho. Muito obrigado ao Governo do Paraná e a toda a galera responsável”.
“Eu estava ansioso as férias inteiras porque o Verão Maior Paraná é um orgulho para nós paranaenses. Estamos vendo o Paraná estampado no Brasil inteiro, sendo referência em entretenimento”, elogiou Raphael. “Como bons paranaenses, estamos morrendo de orgulho e com vontade de voltar novamente”.
O mais novo sucesso da dupla, “La Plata”, tem parceria com outras atrações presentes nos palcos do Verão Maior: Ana Castela, que levou uma multidão de 228 mil pessoas a Matinhos nesta sexta-feira, e Countrybeat, que abriu a primeira semana de shows em Pontal do Paraná.
Além destas, a versão feminina de “Os menino da pecuária”, que é “As menina da pecuária”, também levantou o público em Pontal, assim como outros sucessos de Léo & Raphael, como “Tchau, brigado”, que a dupla destacou ser uma música “bem paranaense”, e “Taca cachaça”, em que os músicos distribuem garrafinhas da bebida para os fãs. Novos sucessos do gênero, como “Casca de bala”, de Thullio Milionário, também marcaram o repertório do show.
MURILO HUFF – Logo depois da dupla paranaense, quem subiu ao palco foi o cantor e compositor goiano Murilo Huff, um dos mais ouvidos da atualidade. Com sucessos como “Dois Enganados” e “Deixa Eu”, Huff está entre os músicos mais tocados no País, segundo levantamento do Spotify Wrapped, ficando na 21ª posição em 2025 na plataforma. Segundo o próprio Spotify, o cantor tem 12,4 milhões de ouvintes mensais.
No show, que atraiu muita gente que chegou cedo para acompanhar, ele intercalou seus sucessos com grandes clássicos do gênero, como “Evidências”, de Chitãozinho & Xororó, “Pense em Mim”, de Leandro & Leonardo, e “O Grande Amor da Minha Vida (Convite de Casamento)”, sucesso de Gian & Giovani, outra dupla que toca no Verão Maior e sobe no mesmo palco neste sábado (31).
“Estou acompanhando este evento ao longo das últimas semanas e impressionado com a magnitude que o Verão Maior tomou. Estou muito feliz em fazer parte desta festa tão grandiosa, é a minha primeira vez aqui no Litoral paranaense”, disse o cantor. “Eu tenho uma ligação com o Sul, meu pai é gaúcho, tenho família no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná, é uma cultura que eu amo de paixão e é sempre uma honra vir aqui cantar”.
As irmãs curitibanas Carla Simone de Oliveira e Nathaly de Oliveira Alves de Souza esperaram desde às 13h para ver o ídolo de perto. “Trouxemos cadeira, colocamos o guarda-sol, água, comidinha e só diversão. Semana passada já assistimos os três shows de Matinhos, o Gusttavo Lima também bem de pertinho, então vale a pena chegar cedo”, contou Simone.
“Eu acho os shows maravilhosos, primeiro porque são acessíveis para todos, mas também porque a gente encontra água disponível toda hora, é um ambiente protegido, tem segurança, é muito bom”, acrescentou.
“Nós somos irmãs e companheiras de shows, sempre vamos juntas. É muito bom curtir junto com as pessoas que amamos. Nos da semana passada fomos juntas também”, contou Nathaly. “Aqui tem uma estrutura ótima, é muito bom ter essa oportunidade de acompanhar”.
O prefeito de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes, acompanhou os shows e destacou como as atrações semanais estão mantendo os veranistas no Litoral ao longo da temporada.
“Os shows aqui estão concentrando mais pessoas durante todo o mês de janeiro. Teve aquele grande movimento na virada do ano e as praias continuam cheias”, afirmou. “Tem um ciclo de gente chegando, voltando, o que deixa nossas praias cheias, as pousadas e o comércio movimentados. É o maior verão da história do Litoral do Paraná”.
PRÓXIMOS SHOWS – Pontal do Paraná segue com a programação sertaneja neste sábado, com Teodoro & Sampaio abrindo o baile às 20h e Gian & Giovani tocando às 22h, duas das principais duplas do gênero no País.
Em Matinhos, o sábado é embalado pelo reggae e o rock nacional. Os jamaicanos do Inner Circle – a segunda atração internacional do Verão Maior, depois dos franceses do Gipsy Kings by Andre Reyes – sobem ao palco às 20h para tocar os clássicos do ritmo que colocou a Jamaica no cenário musical mundial. Na sequência, às 22h, é a vez dos Paralamas do Sucesso embalarem o público com músicas que fazem parte da trilha sonora nacional.
As atrações do maior festival de verão gratuito do Brasil se encerram no próximo fim de semana, depois de cinco semanas seguidas de espetáculos que movimentaram o Litoral. Os Paralamas retornam para o palco na sexta-feira (6), desta vez em Pontal do Paraná, que também terá a dupla Diego & Arnaldo no mesmo dia. Também na sexta, Matinhos recebe o show de Hugo & Guilherme.
No sábado (7), tem mais show duplo em Pontal, com João de Souza & Bonifácio e Trio Parada Dura. Em Matinhos, a expectativa é pela apresentação de Zezé di Camargo & Luciano, que sempre marcam presença no Verão Maior. ]
No domingo (8) pela manhã, o Padre Reginaldo Manzotti celebra missa e show em Matinhos. A programação termina com a segunda apresentação nesta temporada da dupla Israel & Rodolffo, que agora tocam em Matinhos.
Fonte: Governo PR
-
Esportes5 dias agoVasco goleia Boavista por 3 a 0 com destaque para Puma Rodríguez
-
Entretenimento7 dias agoDiogo Nogueira elogia Paolla Oliveira pelos 20 anos de carreira como atriz: ‘Gigante!!’
-
Agro7 dias agoArroz e feijão começam o ano em caminhos opostos
-
Paraná6 dias agoFábio Jr. celebra o romantismo com show para 144 mil pessoas em Matinhos
-
Agro4 dias agoProdução de algodão no Brasil se mantém estável em janeiro, aponta StoneX
-
Entretenimento6 dias agoFelipe Araújo homenageia Cristiano Araújo no dia em que cantor completaria 40 anos
-
Paraná7 dias agoForças de Segurança promovem ciclo de exposições durante o Verão Maior Paraná
-
Paraná6 dias agoFãs de Gusttavo Lima dormem na praia para garantir melhor lugar no show deste domingo
